Guia Prático para escolher uma escola no México.


* Texto da Fabi




A melhor época para escolher uma escola é de dezembro a março, período onde tradicionalmente escolas abrem inscrições. Se não for viável nesse período, compreenda que é possível que não haja vagas, e em algumas escolas tradicionais há espera de mais de 2 anos para obter uma vaga, de forma que a melhor coisa a se fazer é ter várias opções. O ciclo escolar se inicia em agosto/setembro e termina em junho/julho, dependendo do calendário escolar. A idade, maturidade e nível acadêmico determinam a séria que a criança vai cursar, havendo uma variação de 1 ano mais ou menos. (Uma criança no primeiro ano primário pode terminar o ciclo escolar com 7 ou 8 anos, o que conta é com quantos anos termina o ciclo, ou seja dependendo do mês de aniversário.) 







Antes de mais nada vou explicar que esse post vem baseado nas minhas experiências buscando escola para meus filhos, sem conhecer nada, com mínimas referencias de amigos e blogs, e pesquisas que realizei para amigos. Não é a única maneira, não são os únicos sites, a qualquer momento você pode complementar esse post com informações uteis. Naturalmente você pode adaptar as informações para buscar faculdades, cursos, etc. 

Pessoalmente minha família decidiu em cada vez que nos mudamos, traçar um raio de 15 km do local de trabalho do meu esposo e dentro desse raio escolhemos uma escola, após eleita a escola decidimos a residência dentro do mesmo raio entre escola e trabalho. O número 15 km é aproximado, e dentro da Ciudad de Mexico e Área Metropolitana pode representar uma grande distância em termos de tempo, se estivermos falando de zonas com transito intenso podemos diminuir esse raio, para esse fim temos o wase e o google maps que nos dão um tempo aproximado de deslocamento. 

Meu primeiro movimento então é buscar quais são as escolas mais próximas de um determinado endereço, no google maps coloca a localização da empresa (se já tiver a residência deve partir daí, se a região for considerada ruim para viver parta de um ponto de referência que já tenha buscado previamente, nesse caso usei o Shopping Santa Fé) e clico na opção “en alrededores” e escrevo: Escuelas Privadas. 





Daí você vai receber uma lista de escolas, selecione da lista, uma a uma, aquelas que estejam dentro do raio desejado e descarte as que não, sugiro fazer isso em um horário equivalente ao horário de ida a escola daqui, considerando o fuso. 




Outra opção que você pode verificar, mas complica se você não conhece nada a respeito da região é buscar listas das principais escolas da região: 

Na Ciudad de México existe o site CHILANGO (clica!), mas não lista todas as escolas. 

Em Guadalajara (2º maior metrópole) TU MEJOR COLEGIO (clica!)
Esse site está muito completo, mas você precisa ter noção da região, ele ajuda inclusive a preencher lacunas que os sites não informam. 

O seguinte passo é conhecer as escolas, entrando no site deles para buscar o máximo de informações possíveis, as informações que não forem encontradas nos sites você pode buscar através de um e-mail para a escola.


Alguns pontos importantes a serem avaliados:





Instalações: Se há espaço, laboratórios, cafeteria (lanchonete) biblioteca, jardins, etc. 

Horário de funcionamento das aulas, se tem after school (pais que trabalham ou querem deixar o filho em outro período). 

Preços: As escolas no México cobram, normalmente: colegiatura (mensalidade) Inscripciones, Material Escolar, Exame de admission, seguro, Utiles (material escolar), Libros, em algumas escolas o transporte é obrigatório, em outras opcional, em algumas as atividades extracurriculares estão incluídas, em outras são pagas a parte. 

Certificações e Convênios: Algumas certificações comuns das boas escolas: Cambridge, Microsoft, Lego, Robotixetc, e algumas são conveniadas com escolas internacionais para fins de intercambio de verão, por semestres ou ciclos escolares. 

Níveis acadêmicos, se a escola é apenas kinder (pre escolar), primaria, secundaria ou preparatória (ensino médio). 

Formação: Tradicional, Construtivistas, Humanista, Religiosa, Laica. 

Gêneromista, feminina, masculina 

Idiomas: Quais idiomas maneja (embora a maioria seja inglês/espanhol, há exceções. Bilíngue, trilíngue. 

Atividades Extracurriculares: Quais são as atividades fora do horário de aulas, quais são os horários, se estão incluídas na mensalidade e qual o custo extra se houver. 

Ranking: O México tem uma prova que todos os alunos são submetidos e com base nos resultados qualificam as escolas em um ranking, essa prova se chama Enlace. Os rankings da escola dão uma boa noção do nível acadêmico dentro do Estado, região onde se encontra a escola. http://escuelas.findthebest.com.mx/, entrando na escola você terá informações a respeito da quantidade de alunos, professor por aluno, quantidade por grupo, etc., só é necessário filtrar as informações, por exemplo na quantidade de alunos por docente no caso abaixo diz 50 alunos por docente, mas nesse caso cada docente trabalha com 2 grupos (professora de espanhol trabalha metade da manhã com o grupo A e a outra metade com o grupo B, e no outro período os alunos tem aula com a professora de inglês) isso quer dizer que cada docente trabalha com 50 alunos, mas são 25 por grupo (meio período cada) em média. Essa escola ocupa o 221º lugar no ranking de 6664 escolas, ou seja, está entre as 3.31% melhores escolas do Estado. 



Com base nisso você terá algumas escolas, pode fazer uma lista daquelas que te interessam, e deve agendar uma visita a escola, onde mostrarão as instalações e darão as informações. Uma sugestão importante é que de preferência esteja presente pai e mãe, ambos com uma apresentação formal (vestimenta, maquiagem,etc) pois vocês serão avaliados também se podem formar parte daquela instituição, e acredite, as aparências contam. 

O passo seguinte é, nas escolas que te interessaram, agendar um exame admissional, é normal, querem ver em que nível seu filho está, de linguagem, domínio das matemáticas, idiomas, acadêmico em geral, algumas escolas fazem avaliações psicológicas e motoras. Algumas escolas cobram pelo exame de admissão. 

Uma vez que os exames estejam realizados, você deverá trazer uma lista de documentação solicitada e inscrever seu filho. 


Documentações normalmente requeridas: 


  • Solicitud de inscripción. (Formato que a escola da, folha de inscricao) 
  • Ficha médica.   
  • Formato para la domiciliación de pagos (com dados bancários, caso queira deixa em debito automático, eu não recomendo).  
  • Certificados de estudios de años anteriores (histórico escolar, certificados de conclusao de curso) 
  • Original y una copia de Acta de nacimiento certificada. (certidão de Nascimento traduzida) 
  • Certificado médico de salud (lo otorga el pediatra o Institución de salud pública)  
  • Copia de la cartilla de vacunación(carteira de vacinação) 
  • Copia de CURP (documento, como um CPF que temos que emitir vivendo aquí) 
  • Copia de comprobante de domicilio.  
  • Copia de identificación oficial de los padres o tutores, (passaporte) 
  • Carta de Buena Conducta (carta de recomendaçao da escola anterior) 

Escrito por:


 Fabiana, 40 anos, mãe, esposa, empreendedora, professora, corretora de imóveis nas horas livres, uma verdadeira mulher Bombril. Moro no México desde 2008, vindo de mala e cuia e muita fé com o maridão. Adoro viajar, conhecer culturas e fazer amizades. 


Share:

10 comentários

  1. Olá Fabiana. Me Chamo Simone, sou bibliotecária no Brasil. Gostei muito do seu post, vou fazer minha primeira viagem ao México em Julho de 2018, e estou pesquisando escolas para enviar meu currículo pois quero morar em definitivo no México. E suas dicas foram ótimas. Você acha que muito difícil eu conseguir uma colocação no México como Bibliotecária?
    Obrigada e mais uma vez parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda um email pra gente que repasso a Fabiana! Saludos! :) viviendoenelmexico@hotmail.com Mel.

      Excluir
  2. Olá Fabiana! Vamos nos mudar para SLP em setembro. Aqui o meu filho está no Maternal, vamos morar próximo a Zona Industrial... Fica próximo da sua residência? A escola que escolheu fica em qual região?
    Não conheço nada, e esse assunto Mr aflige ainda.
    Obrigada pelo post! Acompanho tudo!!!!
    Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Bruna! A Fabiana vive em Guadalajara. Eu, Melissa, vivo em San Luis Potosí ha 4 anos. Se quiser me mandar um email: viviendoenelmexico@hotmail.com Saludos!

      Excluir
  3. Hola Melissa, tudo bem? Estou a duas semanas na Cidade do México, atualmente estou no bairro de Condessa e estamos em busca de departamentos. Vimos um que nos agradou próximo ao museu da Frida. Você tem indicações de escuelas pré primaria e cursos de espanhol para que eu faça? Meu esposo já é fluente mas eu não. Entendo o que hablan mas eu mesmo não sei hablar. meu email michelecpoio@gmail.com
    Abraços e Saludos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola! Manda email pra gente: viviendoenelmexico@hotmail.com
      Saludos!

      Excluir
  4. adorei o blog, irei usar as dicas antes escolher um colegio zona norte sp

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Fabiana, estamos com projeto de ir embora para chuhahua capital, porém não encontro informação sobre escola de lá, e nem sobre o sistema de saúde deles. Vc saberia me informar como obter estas informações
    Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Fabiana nao vive mais no Mexico, pode buscar a Mel no instagram LetsGoMel.

      Excluir
  6. Ola meninas , estamos de mudança para ciudad México gostaria do contato da Fabiana para ter + informações sobre escola ensino médio.

    ResponderExcluir