Custo de Vida 2017 - Algumas informações básicas.

Estamos já entrando na reta final de 2017 e eu ainda estava devendo um POST sobre o assunto mais perguntado de todos, no mundo mundial: CUSTO DE VIDA.

Eu sempre gosto de começar esse tema lembrando que é um texto sugestivo, onde cada pessoa vive de uma maneira e tem suas prioridades. Escolhem como quer viver e ninguém tem nada a ver com isso. Então, antes de acharem que é um absurdo , que ¨ai eu gasto bem menos....¨ ou ¨bem mais¨ , eu estou só rabiscando algumas informações que podem ser úteis a quem anda desnorteado, com uma proposta de mudança de vida.







Pontos a considerar:


- Moro em San Luís Potosí, um parâmetro bem diferente pra quem mora na Cidade do México ou Monterrey. Um custo de vida mais baixo.

- Não sou expatriada,  meu marido é contratado como mexicano.

- O REAL hoje (01/09) está valendo 5.65 PESOS.







ALUGUEL:

Tem gente me mandando email onde a empresa jura pra eles que com 6 mil pesos eles moram bem.
Eu não concordo. Já que vai mudar de país, abdicar de muita coisa, o mínimo que buscamos é segurança e um pouco de conforto pra família.

Pode considerar entre 13.000 pesos ( uma casa afastada , em condomínios pequenos e porte médio) a 35 mil pesos (em bairros bonitos, próximos a shoppings e a centros comerciais). Esse preço não inclui o mantenimiento, que seria o condomínio ( de 500 pesos a 7000 pesos!) . Geralmente as casas mais caras tem os condomínios proporcionais, e te dão direito a disfrutar do clube , quadras, academias e campos de golf .



ENERGIA ELÉTRICA:


Pago uma média de 250 pesos a cada dois meses. É importante falar que se voce atinge um valor de uso, sua conta quintuplica. É bom estar atento e sempre se posicionar na faixa mínima de uso de energia. Ar condicionado aqui é um super problema também!







ÁGUA:

Pago uma média de 300, 400 pesos por dois meses.



DIÁRIA DE UMA FAXINEIRA:

Contratei uma empresa especializada em servicos domésticos e me cobraram o valor de 280 pesos de uma diária, de 7 horas. (uma casa média)
Quando a faxineira limpa e passa , geralmente o preco fica entre 300 a 350 pesos.



LAVANDERIA:

Na lavanderia que sou cliente,  estou pagando o equivalente a 80 pesos para passar a dúzia de roupas. O preco do KG de roupa para lavar,  é de 16 pesos/kg. Um edredon KING está em 80 pesos.



TV A CABO:

Pago 850 pesos por TV a cabo e internet pra Cablecom. Vale ressaltar que a internet é de péssima qualidade, mas onde eu moro nao tenho outro provedor. Passo muita raiva.



ESCOLAS:

Há uma infinidade de opcoes, mas giram em torno de 4 a 8 mil pesos (primária/secundária). A preparatória pode chegar a 12 mil pesos se voce optar pelas escolas  conceituadas (Tec de Monterrey por exemplo)


BERCARIOS:

Um bercario bom, custa em média 3, 4 mil pesos. Aqui se chamam guarderías.



CONSULTA MÉDICA ESPECIALIZADA:

Aqui temos consultas com ótimos profissionais , variando de 600 a 800 pesos.
Sempre tem a opcao das farmácias que contam com clínicos gerais, e sem custo (algumas cobram 50 pesos) . Mas só utilizo quando é algo bem simples, como uma gripe por exemplo.



SUPERMERCADOS:

Esse item é bem polemico e tem vários fatores que influenciam : eu chutaria pra uma família de 3 pessoas (entre carnes, frutas , verduras e tudo mais....) mínimo de 1500 pesos por semana.
Se voce frequenta o Costco, fica mais caro: cada item em média pode chutar 250 pesos, paga-se por qualidade.



CELULAR:

Pago 699 pesos por um plano intermediário , a operadora é AT&T (5 gigas de internet).


UBER:

Uma corrida de 20 min, de mais ou menos 13 KM, custa 65 pesos.


COMBUSTÍVEL:

Aqui só tem gasolina. O premium está em 17.45 pesos o litro, o normal em 16.70 pesos/litro.


JARDINEIRO:

O meu jardim é médio e pago o equivalente a 130 pesos para podar e aparar a grama.


CLUBE:



Uma família de 4 pessoas, em média 4/5 mil pesos (acho caríssimo!)


ESTACIONAMENTO:

É muito relativo. Aqui no shopping custa 10 pesos a hora, e no centro histórico 20 pesos. Consideraria entre 10-20 pesos.


LAVADORA DE AUTOS:

Um carro médio porte está em 100 pesos mais propina (lavagem completa).


CINEPÓLIS (cinemas):

A entrada normal está em 71 pesos (niños 47 pesos) , e VIP  127 pesos (niños 110 pesos).


PIZZA:

Voce compra uma pizza de peperoni grande com borda recheada no Dominos por 150 pesos.


BIG MAC:

49 pesos um Big Mac (2.75 dolares), enquanto no Brasil que ocupa o 5. lugar mais caro do mundo segundo o Índice Big Mac, está em 5.10 dólares.



CERVEJA:

Uma caixa de 24 long necks da marca CORONA, é vendida por aproximadamente 280 pesos no Costco.
Cada unidade sai por 11,60 pesos.


PICANHA:

O kg da picanha no Walmart está em 189 pesos.



PAO FRANCES:

Um pao frances (unidade)  custa no Walmart 1.80 pesos.


COCA COLA:

6 latas de coca cola custam 66 pesos, 11 pesos por lata de 355 ml (Walmart).



E gente, TEM QUE CONSIDERAR PROPINA (para quem nao sabe, trata-se da gorjeta), gasta-se muito, de moedinha em moedinha:


CLICA AQUI pra saber!



Tenho mais esse post aqui, onde voce pode encontrar os produtos que quiser e seus valores por aqui:








Espero com esses dados ter ajudado um pouco quem está pensando em vir morar em terras mexicanas.
A matemática é clara, e só quem recebeu a proposta saberá se vale ou nao a pena financeiramente.
Vir como expatriado, é outra coisa, tem vários privilégios e dá pra contar com uma margem maior de sobra no orcamento.
Eu particularmente nao acho mais ¨tao barato¨, mas perdi totalmente a referencia do Brasil e nao sou expatriada.

Desculpas pelo texto sem acentos, mas meu teclado está revoltado.


Qualquer dúvida que eu possa ajudar, aqui estoy!


SALUDOS!























Share:

4 comentários

  1. Gosto de ler suas matérias;
    Achei os preços bem parecidos com os nossos;
    Tenho uma curiosidade sobre comprar um imóvel.
    E também pode me explicar o que é exppatriado?
    Obrigada.
    Fique com Deus.
    umabraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Muito obrigada :) Expatriado é um funcionpario que muda temporariamente de país e tem grande parte de suas despesas (aluguel, escola, carro) pagos pela empresa! Geralmente chegam com a data de volta e nao sao desligados da empresa do Brasil. Tenho um post de como é pra comprar um imóvel: http://viviendoenelmexicomagico.blogspot.mx/2016/10/como-comprar-uma-casa-no-mexico.html Saludos!!!!

      Excluir
  2. Gostei muito do seu posto, seu marido trabalha em indústria? Tem algum post falando sobre isso?

    ResponderExcluir
  3. Daria para morar no Mexico em Saltillo, com salario de 36.000 pesos MXC, numa situação que compraria um carro a vista e moraria de aluguel! Tks!

    ResponderExcluir