Roteiro de Puebla - Parte 1






Eu adoro Puebla, vou tentar escrever esse post deixando o meu amor de lado e adotando uma maneira mais narrativa da coisa! Tá, quem eu quero enganar? Aceitemos nossos limites....rs




Chegamos em Puebla bem a noite, depois de um leve stress no qual o WAZE quis me tirar de um congestionamento na saída do DF e me jogou numa colonia ¨onde o filho chora e a mae nao ouve¨...rs Momentos de super tensao! A gente nem se mexia dentro do carro. Nao fazia a menor idéia onde estávamos e tive que confiar no aplicativo. No final deu tudo certo! Thanks God!

Já quando cheguei e encontrei as ruas do centro histórico iluminadas, me lembrei o porque do meu amor.

Devidamente instalados, desmaiamos, porque a minha intencao era sair cedinho (....e sozinha!) pra fotografar a cidade. E assim o fiz. Deixei todo mundo roncando no Hotel Palacio San Leonardo , peguei minha camera e saí pro mundo!





Caminhar pelas ruas do Centro Histórico de Puebla já é um passeio a parte,  sendo um dos pontos do México que mais me impressiona pela sua estrutura, suas ruas e a perfeita conservação de seus grandes edifícios e igrejas (que datam do século XVI) . Lembrem-se que sou arquiteta frustrada..rs!
Principalmente influenciado pelo barroco, o centro faz jus em cada esquina a sua nomeação como Patrimônio Mundial da Humanidade, desde 1987.





Olha que dado curioso: Puebla foi fundada em 1531, com o objetivo de ser uma vila exclusivamente para os espanhóis na estrada,  entre a capital e Veracruz. E pasmem , o centro histórico de Puebla contém 2.619 monumentos históricos, por 391 quarteiroes! (entre eles escritórios, residencias, imóveis...)

Sua arquitetura é característica européia e pode ser notada em cada uma das fachadas das mansões que englobam a primeira praça da cidade, onde a gente fica de queixo caído com a harmonia entre sacadas, relevos, fachadas, coisa linda de ver! 
Quanto às grandes obras arquitetônicas que se encontram pelo Centro Histórico, a mais característica é a Catedral, considerada uma das mais maravilhosas do continente americano. 

O que pude visitar no meu tour a pé ( que se estendeu pra tarde depois que passei buscar o resto da família no hotel!):

  • Zócalo: O Zócalo está localizado no coração do centro histórico da cidade de Puebla, rodeado de lojas, restaurantes, a Catedral da cidade, a Câmara Municipal, cafés, etc. Antes de ser chamada de Zócalo, a área era conhecida como a Plaza de Armas, porque se,  durante uma batalha,  o inimigo a dominasse, poderia controlar o resto da cidade. Aí além dos restaurantes, voce pode encontrar o letreiro colorido de Puebla e tirar a típica foto mexicana e escondido por aí, a ¨Pasaje Ignacio Zaragoza¨, que fica bem atrás do letreiro: um corredor cheio de lojinhas, bandeiras de países diversos e um vitral lindo de morrer. Aí me senti real na Europa.





  • Catedral A Catedral de Puebla é considerada o monumento mais representativo da cidade. No início da "Cidade dos Anjos", a construção de uma catedral não foi possível, porque a sede da diocese era em Tlaxcala. Em 1535 quando o então bispo, Fray Julián Garcés, decidiu mudar a sede para Puebla, iniciou-se a construção da primeira catedral, que foi concluída em 1649. O projeto foi solicitado a um dos arquitetos mais importantes da época, o espanhol Francisco Becerra.  A construção das famosas torres demorou quase dois séculos. A torre norte, iniciada no início do século XVII, foi concluída em 1678 e a torre sul foi concluída 90 anos depois, em 1768. Essas torres são a mais alta das catedrais latino-americanas, com mais de 70 metros.




  • Barrio de los Artistas : É um lugarzinho super charmoso, com uma fonte barroca e esculturas enfeitando o lugar, onde você pode passear e checar os atelies de pintores e artistas que trabalham por lá , assim, em público. Fiquei morrendo de vontade de fazer um curso de pintura de talavera que vi por lá :(
    Este bairro super boêmio de Puebla é perfeito para um passeio agradável ou visitar um café para olhar a atmosfera colorida e alegre da rua.
     Aí voce encontrará  monumentos de bronze de José Márquez Figueroa e dos autores da música "Qué chula es Puebla", Rafael Hernández e Bernardo San Cristóbal (personalidades locais). E também as famosas asas de bronze, que rendem muitas fotos bacanas!












  • Callejón de los Sapos: De longe o lugar que mais amo em Puebla. As portas mais bonitas da cidade :) ¨O callejón de los sapos¨ esta cercado por típicas casas coloniais onde eu enlouqueco com as portas, portões, detalhes, azulejos, varandas, fachadas, galerias de arte....enfim. E coloridinho ! Amor puro.
    Atualmente estas construções são ocupadas por lojinhas, cafés, restaurantes e bares.
    Aos sábados e domingos a partir das 10h há uma feirinha que se tornou um passeio tradicional, onde você pode encontrar muitas antiguidades, artesanato, objetos de arte... Eu adorei ter ido na semana porque estava vazia de tudo e eu me matei de tirar fotos....rs Fiquei apaixonada por um café que está bem na esquina: Santo Patrono. Poderia ficar sentada por lá observando o movimento e tirando fotos por toda tarde!














  • Museo Amparo: Fundado em 1991,  o museu tem como compromisso a difusão integral da arte mexicana pré-hispânica, ¨virreinal¨, moderna e contemporânea. Tem uma coleção de mais de 1.700 peças de arte pré-hispânica e é considerada a coleção mais importante que abriga um museu privado no México. Também protege mais de 1.300 obras de arte colonial e dos séculos XIX e XX.  É lindo, organizado e prende muita a atencao! Minha filha adorou! A parte ¨virreinal¨ é de longe a que mais gosto, e muito interessante também é uma linha do tempo gigantesca que está bem no início do museu. A cereja do bolo é subir pra um café na terraza , no último andar e se deparar com uma vista de tirar o folego da cidade, com suas cúpulas majestuosas! E entrada é baratinha, 35 pesos, e de segunda gratuita.  













  • Biblioteca Palafoxiana: Em 5 de setembro de 1646, o Bispo Palafox y Mendoza doou sua biblioteca pessoal, composta de cinco mil volumes, aos seminaristas das faculdades tridentinas, ordenando que pudesse ser consultada por qualquer um que quisesse ler ou estudar, por isso a bibliotec é considerada a primeira biblioteca pública das Américas. 
    Nomeada em 1981, Monumento Histórico do México por sua arquitetura barroca  e em 2005, incluída pela UNESCO como parte do programa Memória do Mundo por sua coleção bibliográfica de coleções antigas a Biblioteca Palafoxiana é hoje um museu de livros  e a primeira impressao é impactante! Resolvi visitar a biblioteca depois que vi no Museu Amparo uma exposicao de fotos de Puebla, e fiquei alucinada pela foto da entrada da mesma, estava pertinho, óbvio que fui. Mas paga pra entrar e fotografar: 40 pesos e nas tercas, gratuita.











  • Herencia 811: Esse ponto turístico nao é dos mais famosos mas conto pra voces que enlouqueci com umas fotos que uma das contas que sigo subir referentes a esse lugar que encasquetei que tinha que conhcer! (Porque cada portinha de Puebla pode ser uma grande surpresa!) Trata-se de um espaco gastronómico e cultural (exposicoes, obras de arte....), cheio de pinturas artísticas pelas paredes  e mil possibilidades de fotos incríveis! Pra voces terem uma idéia a parede em frente ao banheiro é uma das Fridas mais legais que já vi. Aproveitamos e comemos por lá: precos excelentes e varias opcoes de comida. Fica no centro histórico e é de fácilimo acesso, estava pertinho do nosso hotel!

E depois eu conto mais porque o post está virando um livro...








Share:

1 comentários

  1. Esta é para min a cidade com um dos centros mais lindos das Américas,competindo com o da Cidade do México.Isaac Carneiro Victal.

    ResponderExcluir