Descobrindo León, Guanajuato - 1. Parte
Que o estado de Guanajuato é lindo eu já tentei mostrar pra vocês, lembram? Basta lembrar das cidades de San Miguel de Allende e da própria Guanajuato que eu já fui mais de uma vez. Aproveitamos o feriado da Independência pra escolhermos mais um destino. E os encantos de Guanajuato ainda venceram , fomos a León. Quando eu cheguei aqui todos indicaram , não por ser destino turistíco e sim pra comprar calçados , a cidade. Eu não queria comprar nada, mas, optei pela cidade! Então, convenci o marido ( o que sempre é a maior dificuldade por ele estar com intenções sérias de hibernas o fds todo), a cara do gato do Sherek sempre funciona e frisei mil vezes que seria simplesmente cultural a visita. Que ainda não tinha sido conquistada pelos sapatos mexicanos...
Fica relativamente perto de San Luis , demoraríamos umas 2h30 SE, SE, vários obstáculos não tivessem surgidos no caminho como um acidente na serra (morro de medo porque não tem acostamento) e obras! Muitas obras! Todo tipo de obra. Então, demorou bem mais e a cara linda do marido super contente, querendo te matar mentalmente...rs.
Mas chegamos na cidade.
León é bem diferente dos seus vizinhos. Achei moderno, organizado, bem distribuído, um ar mais chique não sei... A primeira impressão foi super boa.
* Momento aula de História!!!
A cidade de León foi fundada em 20 de janeiro de 1576 com o nome de Villa de León, com o propósito de criar uma defesa contra os ataques dos chichimecas (grupo indígena) . Em 1580 foi promovida a categoria de Bairro Acima, separando-se de Guanajuato, e teve uma jurisdição no atual município de León. Já em junho de 1830, foi reconhecida como León de los Aldama, seu nome oficial.
Conhecida como a capital mundial dos sapatos e do couro, é uma cidade dinamica que combina tradição com modernidade e dinamismo. Também é reconhecida por ter a melhor ciclovia do mundo e em 2012, foi chamada de "Cidade campeã da Água", devido aos seus avanços tecnológicos no seu sistema de saneamento e utilização da água como fonte de energia.
Bom, impressionados com a cidade chegamos no centro histórico guiados pelo GPS, e quando avistei o Templo Expiatório fiquei maluca...
PAUSA PRA POLÍCIA DO TRÂNSITO, que colou na nossa "caminhoneta"e fez meu marido encostar. Pronto! Chamei todos os santos de plantão porque ele certamente iria me matar... E nada, nada de entrar no carro...e conversa, platica.... Conclusão, fizemos um retorno proibido e o guarda iria nos multar, se não fosse a simpatia do meu marido.... Não pessoal, não honrou a fama dos policiais corruptos mexicanos. Não tentou tirar grana. Simplesmente nos deu o toque, ponto pra ele!
Depois do último obstaculo estacionamos em um dos diversos estacionamente depois do Arco do Triunfo do Leão...Como ? Arco? Sim....!
Arco de La Calzada de los Heroes
Pausa pra comparação com Madrid. Sim,parece muito.
Um arco , coroado em sua parte alta com um leão de bronze, monumento estilo neoclássico com colunas de ordem Dórica , e considerado o símbolo maximo de León. Ele se encontra na rotatória da Avenida da Calzada de los Heroes e marca a entrada ao centro histórico.
Construído em 1883, pelo Engenheiro Pedro Tejada León, o Arco foi feito em madeira revestido de gesso para comemorar o 83. Aniversário de Independência do México.
Já o Leão de bronze de 3m chegou por lá, em 1958 (em 1943 tinha sido colocado um feito de cimento), através de donativos e incentivos. Custou cerca de 51.000 pesos até ser fincada em cima do arco, depois de dias exposto no Palácio do Governo. Antes dele tinha um de cimento que hoje , está no Zoológico de León.
Vale destacar que a Calzada de los Heroes é a avenida mais famosa de Léon, com quase 500 m. Está rodeado de árvores e esculturas, e , também foi construída em homenagem a 83. aniversário.
Andando um pouquinho mais, chegamos ao óooooooo, mais óoooooooo referente a igrejas ....
Templo Expiatório Del Sagrado Corazon de Jesus
É linda. É de cair o queixo.
Um exemplo de estilo Neogótico e vitrais maravilhosos.
As portas de sua fachada , na entrada principal, são de ferro, forradas com folhas de bronze e retratam diversas passagens da vida e paixão de Cristo.
O piso é de granito original, um granito vermelho e verde da onde? Do Brasil. E o altar é de mármore (branco e verde). Atrás do altar pode-se ver uns vitrais com a imagem de Cristo, Rei do Universo. Há vitrais que representam a cidade de León e a Basílica de San Pedro no Vaticano.
A construção, apesar de ser o símbolo máximo neogótico no país , é relativamente nova: começou em 1921 e terminou em 2012, e graças as doações dos fiéis.
Pra quem admira arquitetura como eu, um presente!
Fica na Plaza Expiatório, super legal, e como fomos domingos, tinha muitas atividades pra criançada. A praça esperou por mais de 20 anos pra ser construída, mas , encaixou perfeitamente com a obra. E tem umas fontes que as crianças adoram e asas, de dois tamanhos pra foto ficar perfeita!
O Papa Bento, foi a León , abençoar a conclusão dessa obra maravilhosa!
A foto mais bacana de todas, com certeza você vai conseguir tirar dentro de uma galeria lindinha, que fica ao lado da igreja, bem em frente a praça. Além de exposições de arte e um café lindinho você consegue o click perfeito. Se seus filhos amarem livros, como a minha, tem uma livraria bem bacana.
Saindo de lá seguimos na rua fofa, com arvores quadradas e vários edifícios e estabelecimentos fofos até a praça principal da cidade...
O centro histórico de Leon é fofo, muito fofo. E estava lotado. As ruas são todas enfeitadas com lamparinhas que eu amo e umas gaiolinhas, com flores. Super bem cuidado, como a cidade toda. Os prédios são de 2 andares, e de uma harmonia ímpar. Aquele estilo Espanha, com arcos e restaurantes com mesas em frente aos estabelecimentos onde os garçons animadamente te convidam para provar as especialidades.
Retrata bem o estilo colonial, como muitos centros históricos do Mexico. Está fechado a circulação de carros, então é muito bacana se perder por lá.
Nessa zona que podemos fazer um tour a pé podemos encontrar o maravilhoso prédio do Palácio Municipal, que estava todo enfeitado pras comemorações do dia do Grito. Dentro do Palácio Municipal você encontra murais fantásticos do pintor local, Jesus Gallardo.
Palácio Municipal de León
Começou a ser construído em 1847 e entre 1861 e 1867 foi utilizada como base do exército militar até a intervenção francesa.
Com 8 metros de altura, em 1869 foi ocupada como sede do governo municipal, até os dias de hoje. Um edifício com 3 pisos, enormes janelas , lindas colunas de cantera e inumeros detalhes que resultaram na combinação perfeita, e a luz do sol, bate atrás....incrivel! Ressalta seu estilo jônico e neoclássico.
A gente deu sorte e em frente ao Palácio havia uma apresentação de Danza Típica de los "Viejitos". A primeira vez que vi foi em Cancun, e minha filha amou. Não foi diferente dessa vez, ficou lá paralisada vendo a dança. Essa dança é típica do estado de Michoacan. São quatro homens com traje tipico da região de purepécha (?). E pro sapateado ser mais forte, usam tamancos de madeira. E todos estão mascarados como velhinhos sorridentes..... Grande caracteristica é o tom humomristico da dança..
A praça tem um coreto bem clássico no meio, e é cheia de arvores quadradinhas, peguei essa imagem na internet , na Wikipédia, aérea, pra vocês terem uma idéia....
Besitos e boa semana pra vocês!
2 comentários
O que aquele Templo? Lindo!As ruas e como se acabacem de serem lavadas ,essa ultima imagem e linda.Mais uma vez ,parabéns.Eliani Vargas.
ResponderExcluirLeón é um exemplo de cidade! Muito bonita e organizada! Já tenho um lugarzinho especial pra ela! :) Obrigada Eliani!
ResponderExcluir