San Cristobal de las Casas , Chiapas.


Eu vi umas fotos da Carol no Face, e me apaixonei pelo lugar que ela estava. Com a maior cara de pau do mundo , pedi pra que ela contasse um pouquinho pra gente, de como foi essa viagem a San Cristobal de las casas, e, ela super buena onda topou!!!! "Babem" comigo...



Olá para todos! Sou Caroline, brasileira amazônida vivendo no México. Escrevo a pedido de Melissa, e para mim é um grande prazer!

Então, vamos lá! Semana de vacaciones, natalício de Benito Juarez, feriados santos, me dei ao luxo de sair um pouco da minha adorada CDMX e fui até nosso vizinho país, Guatemala. E já que estava para os lados do sul, resolvi parar em Chiapas.

Pausa para meu primeiro pensamento ao chegar em Chiapas, mais precisamente em San Cristobal de las casas:

Chiapas de Corzo



'Ay cabron, que esses mexicanos fizeram para merecer esse lugar? Um dia, Deus vai ter que me explicar isso! Hahahaha”

E eu só lembro de ter me questionado assim em dois lugares: Pão de açúcar no Rio de Janeiro e Cataratas da Garganta del Diablo, na Argentina.

San Cristóbal de las Casas, carinhosamente San Cris, também já foi chamada de 'Ciudad Real' e sua fundação data do ano de 1528, e seu nome atual é em homenagem ao bispo Fray Bartolomé de las Casas, defensor dos indígenas da região, no século XVI. A cidade está localizada no 'Valle de Jovel' a 83 km da capital, Tuxtla Gutiérrez.



É uma das cidades coloniais mais belas do estado de Chiapas e de México, por conservar suas tradicionais igrejas, ruas de pedras, casas e edifícios construídos nos séculos XVI e XVII, mostrando diversos estilos arquitetônicos como o barroco e o neoclássico. Tudo isso a transforma em polo turístico e a classifica como 'Pueblo mágico mas bonito' de México, e especialmente no período próximo à 31 de março, aniversário de sua fundação, se realiza a 'Feria de la primavera y de la Paz', esse ano de 27 de março à 3 de abril.





Com uma programação cultural vasta, exposições, oficinas de arte, teatro, dança, torneios esportivos e claro, muita música, e com isso a pequena cidade se encontra lotada de turistas, nacionais e estrangeiros, moradores locais e de toda região, aproveitando da diversidade de bares, restaurantes e lojas, para todos os gostos e bolsos. E o auge das apresentações musicais ficou por conta de 'Los Angeles Azules”, (de Iztapalapa para el mundoooooo!!! ) dia 2, no parque da feira.





E claro que ao redor de San Cris existem muito mais coisas para se fazer e ver, afinal de contas estamos no México e aqui nada vem aos poucos e sempre tem um 'plus'...
A região é sumamente composta de povos indígenas, fabricantes de maravilhas culinárias, artesanatos e vestuário. Impossível resistir!! Bem próximo a San, encontra-se 'Chiapa de Corzo' uma charmosa cidadezinha as margens de rios como o 'Grijalva- Río Grande de Chiapas' e 'Santo Domingo' e onde a atração principal é um impressionante caniôn, chamado de 'Cañón del sumidero'





Gente, a palavra que define esse canion é 'IMPONÊNCIA"! Juro, para mim, oriunda da Amazônia e que estou acostumada com riquezas naturais exuberantes, fiquei muito impressionada com o lugar. É beleza que contempla todos os sentidos, e mostra a grandeza e a força da natureza e quanto somos pequenos diante dela. Por ser um importante sitio geográfico e ecológico, Cañón del Sumidero foi indicado para ser uma das '7 novas maravilhas naturais do mundo' representando luxuosamente o México, e claro que comento, que minha exótica selva amazônica foi a indicada representação brasileira.







Chiapas é exuberante. É um estado belo, quente, de gente amável, cheio de coisas para ver e sentir. Infelizmente nessa viagem não pude conhecer tudo que gostaria, mas com certeza 'deixei para a próxima' como motivos para voltar. Vale cada centavo viver essa experiência no sul do México (lindo y quiiiiiiirido!)


Chiapas de Corzo


Informações:

  •  Use roupas leves, sapatos confortáveis, chapéu, óculos de sol e protetor solar. O Calor é intenso. Tome muito líquido.
  •  San Cristobal tem uma infinidade de bares, lojas, restaurantes, hotéis. Para todos os gostos e bolsos. Vale a pena pesquisar antes de ir.
  • O passeio no Cañón custa em média 200 pesos por pessoa. Compre seu ticket nos postos autorizados nos embarcadeiros. Importante porque a fiscalização das navegações é intensa para evitar acidentes.
  • Para mais informações sobre San Cris (clica!) e Chiapas (clica!)                                                        




Já escrevi demais (mas é um 'textão' que vale a pena hehe).



Escrito por:

Caroline Campos, 32 anos, brasileira de Belém do Pará. Mercadologa e internacionalista, vive entre Brasil e México desde 2014. Tem paixão por enchiladas verdes mas sente falta do açai!



Share:

3 comentários

  1. Gente, cada dia fico mais encantada com as postagens deste blog. Estou apaixonada pelo México e "degustando" cada aspecto desse país, somente pela forma como cada um dos "prendados" colocam suas impressões neste espaço.
    Parabéns, Melissa!!! Continue nos brindando com esses maravilhosos textos!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu fico impressionada com a infinidade de maravilhas que tem no México!!!
    Quando penso que estou sabida... Hum! Vem mais coisas magnificas!!!
    Por isso que cada dia eu me apaixono mais!

    ResponderExcluir
  3. Querida Caroline adorei tua narração dum lugar tão lindo como San Cristobal de las Casas. Eu ainda não conheço, mas sem dúvida está entre meu próximos destinos. Eu sou um venezuelano que já tem anos morando na cidade do México e no último ano estive morando no Brasil, e me apaixono pelos dois países, suas belezas naturais, comida, pessoas são muito legais. Eu conheci uma vez um holandês que morava no México e seu trabalho era viajar pelo país e eu perguntei para ele qual era seu lugar preferido do México e me disse sem dúvida "San Cristobal de las casas"

    ResponderExcluir