Lagos de Moreno, Pueblo Mágico.


E eu que achava que já tinha conhecido todos os pueblos por aqui....rs Sempre aparece mais um, esse país deve ter mais Pueblos Mágicos que pessoas! Que sorte a minha , que adoro pueblar.

No domingo avisaram a gente que meu condominio iria ficar o dia todo sem energia elétrica. No meu caso sem água também, porque a bomba nao funciona sem energia. Isso foi a desculpa perfeita pra gente ter que passear , por mais que meu marido estivesse esgotado da semana. Aliás, foi ele mesmo quem sugeriu. (Deixo claro aqui que ir a pueblos, nao é o programa favorito dele nao, mas, ele sabe que tem que me agradar né? rs).

Já comentei que os estados aqui no México sao pertinhos um do outro, e , em 1h30min já estávamos em Jalisco, no Pueblo Mágico de Lagos de Moreno. Eu sempre passava por lá quando ia a Guadalajara, mas confesso que ele nunca me chamou a atenção, aliás, soube dia desses que tratava-se de Pueblos Mágicos (clica aqui pra saber o que são....).






Um pouquinho da história pra vocês....

Em 1563  a cidade doi fundada com  o nome de Villa de Santa Maria de Lagos e era  usada para fornecer abrigo a espanhóis que viajavam da Cidade do México para Zacatecas e Comanja. Antes da colonização, era habitada por índios chichimecas bastante corajosos, por isso é atribuído o apelido de "bravos de Jalisco". Foi necessário construir fazendas e fortes para se protegerem dessas tribos.

A gente nota nos seus edifícios o toque imponente desde que a cidade começou com 73 famílias espanholas "nobres e valiosas". Por 3 vezes  foi a capital do Estado: 1829, 1831 e 1916. O nome atual da cidade, foi em honra de Pedro Moreno.





Eu comecei a gravar uns videozinhos nessa onda de STORIES pro instagram (@viviendoenelmexico, segue lá....), to perdendo a timidez e tentando mostrar pra voces o que vejo nas minhas andanças por aí!  A cidadezinha tava completamente LOTADA quando cheguei , não tinha onde estacionar o carro. Depois de muitas voltas achamos um estacionamento no centro histórico. A catedral tava cheia de gente, acho que chegamos bem na hora da missa mais importante do domingo: mas tinha mariachis, bandas, gente com roupa típica.... Fiquei sem entender muito o que estava acontecendo!

E a cidade? É meu combo mexicano preferido: pracinha, coreto, árvores quadradinhas, minis arcos e mil portas e janelas para serem fotografadas.... Mas Melissa, você não enjoa? Pior que não, quem me conhece sabe que sou uma arquiteta frustrada unida a uma estudante de história da arte.







A cidade tem uma arquitetura em sua maioria neoclássico, que pode ser visto no centro histórico, e tem também  edifícios barrocos e neoclássicos, como a Paróquia da Assunção. A beleza do  Teatro José Rosas Moreno e mais de 60 fazendas, são o orgulho Laguense (sem deixar de citar os Balneários....)


Dicas onde comer:


Fizemos um recorrido pelo centro histórico, e o que tive dificuldade em achar foi um restaurante... Achamos um de esquina , Restaurante LA VIÑA. (estava bem avaliado no TRIP)
Estava as moscas, mas, meu marido estava desmaiando de fome resolvemos apostar. É simples, economico e de cozinha mexicana. Pedi umas enchiladas suizas e estavam bem picantes. Unido ao calor insuportável nao foi a melhor pedida...rs 


Tem muito sorvete e café em volta a pracinha.... Aconselho a pular nos freezers das sorveterias , bem baratas por sinal. (a que a gente foi chamava Bolonia e ficava pertinho da matriz...)


Café do Hotel Paris, na pracinha central.




O que visitar?


* Museo de Arte Sacro: Localizado ao lado da Igreja da Assunção, em um edifício cuja construção data de XVIII, o Museu de Arte Sacra de Lagos de Moreno conta com cinco salas exibindo peças usadas em rituais católicos entre os séculos XVII e XX.

* Parróquia de la Asunción: É o maior edifício de Lagos e uma das melhores amostras de edifícios barrocos na América. Sua construção começou em meados do século XVIII e terminou no final do século. O interior é tão espetacular quanto as suas torres de 72 metros. Além de  que conta com 366 relíquias sagradas e você pode fazer um tour pelas catacumbas.






* Museo Casa Augustín Rivera: Este museu está instalado num edifício do século XVII localizado no Rinconada de las Capuchinas e onde viveu Don Agustín Rivera, historiador, escritor emblemático do século XIX.


* Rinconada de las Capuchinas: Este complexo arquitetônico é composto por três monumentos: o Templo dos Capuchinhos, a Casa de la Cultura e Casa Museo Agustín Rivera.


* Templo del Calvario (Patrimonio Cultural da Humanidade) : DIZEM ser inspirado na arquitetura da Basílica de Sao Pedro em Roma. Cara, eu nao fui averiguar. O calor tava insuportável, e fica em cima de um morro, com milhoes e milhoes de degraus, rs. Sim, fui ¨floja¨. Mas eu corria sério risco de desmaiar. Melhor evitar, vi lá de baixo mesmo.



É um pueblo que se conhece em poucas horas, acredito que uma tarde é suficiente. Eu nao fiquei emocionada como em Tequis, mas é bem organizado, limpo e me rendeu boas fotos.  Ok, conheci, fiquei satisfeita!

ps: É impressionante como é perceptível que estamos em outro estado.  :)

ps2: Nao, nao vi nenhum lago, um seco talvez! Devem estar nas Haciendas né? Fiquei confusa....rs








Saludos!











Share:

5 comentários

  1. tão bom em 1h e meia estar passeando em outra cidade lindinha,em tons de ocre, com esses janelões baixos, igrejas. Só aumenta cada dia minha vontade de conhecer o Mexico !!!!

    ResponderExcluir
  2. Também fiquei muito bem impressionada com a limpeza.
    E com seu marido com tão boa vontade. O meu não passeia por aqui nem seu eu implorar... Acabo indo sozinha com amigas. Mas se tivéssemos pueblos fofos como esse talvez ele topasse mais.
    Ah, também achei muito legal quantidade de atrativos para uma cidade tão pequena. Que legal!
    bj Tati

    ResponderExcluir
  3. Eu não fazia ideia do que eram Pueblos Mágicos ( fui ler o outro post pra entender) e fiquei encantada com o conceito. Adorei suas fotos e achei a cidade muito charmosa! Curiosa para ler sobre outros Pueblos!

    ResponderExcluir
  4. Que coisa mais fofa essa cidade! Rompe totalmente alguns conceitos que eu fazia do México esse seu blog! Nos filmes se fala em México e se vê aquelas ruas lotaaadas de gente e vendedores de tranqueiras e música na rua, tipo rua 25 de março rsrsrs e sei lá mais o que... Daí a gente se depara com uma cidade charmosinha dessa e vê que não sabe nadica desse país lindo!
    Continue mostrando mais maravilhas daí pra gente!!

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez eu fico aqui, sofrendo de vontade de conhecer (de verdade) o México! Eu juro que preciso me programar!

    ResponderExcluir