Observações em 10 meses de México!

Voou!







(obrigada google imagens!!)


Aquela frase clichê faz super sentindo!
O tempo voou! Há dez meses eu e oito malas, contendo a vida de nós 3, mudamos pra cá. O ano tá acabando, eu já tô pensando em enfeitar a casa pro Natal, (é minha gente, aqui já está vendendo itens natalinos!!!), minha filha já entrou pro 4. ano e dessa vez eu sabia ler a lista de material escolar!!! Que sensação de liberdade que é entender o que se está lendo ou escutando!
Mas a evolução continua! 
Mudamos muito como pessoas, nos adaptamos a várias novas situações, criamos novos pontos de vistas e conceitos!
Resolvi partilhar alguns deles com vocês!


*MOEDAS

Passei a usar moedas! A ter praticamente um porquinho dentro da minha bolsa. Aqui se compra muita coisa com moedas. E é impressionante a ausência de "cambio" (troco) que os mexicanos tem. Então, procuro sempre levar o dinheiro trocado, por mais pesada que fique a carteira.




*USA

Aprendi também que nem todo mexicano tem como sonho morar nos USA e zoam muito alguns parentes que mudam pra lá e se esquecem das raízes. São tratados como traidores por ao invés de atender por Juanito, passam a se auto apelidar de Jonny. Mas uma coisa é bem certa, TODO, absolutamente TODO mexicano tem algum parente ou conhecido que atravessou a fronteira. E essa história de cruzar a fronteira irregular , é muito mais pra outras nacionalidades que pros mexicanos. Eles vem pro México e se aproveitam dos KM de fronteira. 



*PONTUALIDADE

Sabem qual o oposto da expressão "pontualidade britanica"? Pois bem, é a pontualidade mexicana. Eles são super, master , blaster atrasados. Lembrando da vez na qual fui convidada a uma festa as 14:00hs, o DONO da festa chegou as 15:00 e os convidados começaram a se manifestar as 16:00. Conclusão, nunca comi tanta botana (aperitivinhos...) em toda minha vida.




*USO DE ROUPAS CURTAS 

Aqui em San Luis Potosi, é super difícil encontrar alguma mulher de saias e shorts.... eu, feita no fogo que sou, quando vou pra faculdade sempre me questiono mil vezes, mas , nunca uso shorts. Tenho certeza que todos vão ficar me olhando, ou , vou ter essa impressão. Não entendi o por que ainda, logo que aqui a temperatura permite. Eu continuo usando, mas quando com meu marido. Minha professora me disse que soa desrespeitoso quando estamos sozinhas, e os homens podem ser grosseiros. (acreditam?) Também é difícil ver mulheres com sandálias, só sapatos fechados. Outro mistério.



*PAGAMENTO DE CONTAS

Essa eu acho engraçado. Tem uma rede de lojinhas 24 horas em postos, OXXO, que domina o México. Lá você pode encontrar de tudo que precisar, inusitados, rotineiros, tudo ! O mais impressionante é que eles aceitam o pagamento de todo tipo de contas e boletos. Então, você pode pagar suas contas nos postos de gasolina (onde sempre tem!). Então, é normal falar: vou ali no posto, pagar uma conta!!! E os caixas eletrônicos aqui, ficam fora da agencia e grudados uns nos outros. Na rua, você para e faz suas operações, com o vizinho ali, de olho em tudo!!!! Não me sinto confortavel com isso!



*CAFE E AFINS

Tomam, muito mas muito café. Mas o café é ruim! (gente, antes das pedras, no MEU gosto) O café é bem fraco, quase um chá. O chocolate , é ruim também.... Porque eles apreciam o cacau mesmo, então, fica amargo e eu não gosto de chocolate amargo. E desisti da minha busca a batata palha, passei a triturar ruffles. Outra coisa, adoçante líquido aqui, não existe. Nunca vi.




*SALSA & CINE

Essa quase desmaiei quando vi....! Quando você vai no cinema comprar alguma comida, saindo tem um super gigante pote de pimentaaaaa!!!! Tipo, catchup, mostarda e PIMENTA! E é o mais disputado. A paixão picante deles chega a esse nível sim.




*COMIDAS NAS RUAS

Procurei mas não tem uma informação cientifica pra isso. Todo quarteirão tem DOIS ou mais carrinhos de comida. Se não for carrinho é uma portinha com uma mesa e vende-se frango laranja, tacos, tortillas, gorditas, sucos... Nunca vi nada parecido. Deve ser o país que mais comida de rua tem. Vou me informar sobre isso e fazer um post. E os mexicanos apreciam muito. Adoram os carrinhos e janelinhas de comida. Até michelada tem uma janelinha que vende.



*DIFERENÇAS ETNICAS

É muito, muito difícil, deparar com loiros, asiaticos e principalmente negros. Não tem. E quando aparece algum, vira atração turística e com certeza acham que é gringo. 




*PRIMEIRA COMUNHÃO

Por ser uma país super católico, é uma tradição daqui fazer uma grande festa na primeira comunhão dos filhos, mas grande festa entenda-se casamento! Convites, trajes chiques e os convidados levam presentes pra criança!!! Tem padrinho, madrinha tudo!!!! 



*CHAVES

Passa mais Chaves no SBT do que na tv daqui. Sério, eu procurei. Portando o fã n. 1 do El Chavo del 8 com certeza é o Sr. Silvio Santos.



*CARTA

Já citei o processo de tirar licença pra dirigir daqui, o que vou acrescentar , é, que , pasmem, existe ofertas e descontos pra carta! Pro documento mesmo! Semanas atrás, estava pela metade do preço (governo que fez....)


Bom, continuamos descobrindo muitas coisas e vou anotando pra num proximo post contar a vocês!!!

E que venham mais muitos meses, afinal, tenho muito o que conhecer ainda!

Besitos.

Share:

7 comentários

  1. O Chaves em tv aberta só em desenho ta passando de seg.a sex. ao meio dia no Canal 5, ja Chapolin sab. e dom. as 6 no Canal de las estrellas e Chespirito todo domingo as 10 no mesmo canal.Ja na tv acabo passa em uns dois canais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wow!!!! :) E viva El Chavo del 8! Eu adoro, dou risadas ainda. Bj, Mel.

      Excluir
  2. hola.pense que vivias en DF , yo vivo en DF. aquí casi nunca hace calor, es siempre un clima templado, no me gusta, porque no hay un verano de verdad, nunca se puede llevar shorts y tirantes, y a mi me gusta, verano verano , invierno invierno.... con aire acondicionado y calefacción claro.....cuanto tiempo te quedas más por aquí? yo como 2 años .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No, vivo en San Luis Potosi, cerca de 3 horas de México. Aqui hace mucho frio en deciembre, pero me gusta! :) No se cuanto tiempo, mi esposo trabaja aqui ahora. Pero encuanto vivir aqui, estoy disfrutando de todo! Besitos, Mel.

      Excluir
  3. Acho impressionante a fé do povo Mexicano,aqui no Sul também costumamos fazer Primeira Eucaristia e Crisma com direito a padrinhos e festa também mas nada se compara com as daí.Fiquei intrigada com o fato de as mulheres não usarem shorts e calçado aberto,mas cada povo com seus costumes né?Parabéns fico feliz cando leio um post seu.Eliani Vargas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Primeira Comunhao aqui é muito importante Eliani! Um casamento praticamente. Uma festa muito bonita! Já sobre os shorts, quando eu descobrir, com certeza conto!
      Feliz fico eu, com uma leitora super fofa e fiel! Muchisimas gracias! :)

      Excluir
  4. Olá tido bem eu sou casada com mexicano aqui no Brasil ele vive aqui comigo a cerca de 13 anos quero ir morar no México em especial veracruz mas tenho uma filha de 8 anos e uma irmã sob minha guarda judicial na faculdade elas não falam espanhol você acha que elas conseguiram estudar aí.
    Principalmente a pequena que está aqui no terceiro ano primário. Me ajuda aí.

    ResponderExcluir