Dia de Reyes! Não, os mexicanos ainda não encerraram as festividades!



Voltei!!!!

Depois desses diazinhos fora aqui estou eu de novo! Com muito assunto , muitas idéias, muita vontade de continuar. E vocês como passaram de festas?
Essa pergunta não se encaixa ainda aqui no México, porque as festas continuam. Sim, caros leitores. Se você pensa que aqui é igual ao Brasil que toda dieta começa depois do Ano Novo , temos mais essa diferença. 

Conhecida como a maratona Dia de la Virgen - Reyes, a comilança maluca e festejos aqui , se encerram junto com o dia de desarmar a árvore de Natal. Ao contrário do Brasil o Dia de Reis aqui é comemorado e esperado pelas crianças (as aulas inclusive, só retornam depois de Reis, lembrando que não é férias aqui....) . A dieta aqui começa então, no dia 7.



O dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de “alguns magos do Oriente” que foram três Reis Magos*.


Belchior (ou Melchior) representante da raça branca (européia) e descenderia de Jafé;  partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses

Gaspar representaria a raça amarela (asiática) e seria descendente de Sem;   partiu da Índia,  o presente foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade.

Baltasar representaria todos os de raça negra (africana)  e descenderia de Cam. Presenteou  Jesus com  mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos.





No México a tradição é celebrar esta data em vez de trocar presentes no Natal (ou melhor, aqui, você gasta duas vezes.... Fui surpreendida no primeiro ano aqui, quando chega minha filha com a cara do gato do Sherek, me perguntando onde estava o presente de Reis dela.... WTF ???? Mami, se Jesus Cristo ganhou presentes dos Reis, porque eu não vou ganhar????? #caradeperplexidademinha)

Algumas crianças recebem presentes de ambos: Santa Claus e os Reis, mas o Papai Noel é visto como um costume importado, e no dia tradicional para crianças mexicanas para receber presentes é 06 de janeiro.
Nos dias que antecederam o Dia Reis crianças escrevem cartas para os Magos solicitando um brinquedo ou um presente que eles gostariam. Sim gente, são duas cartinhas!

E o mais clássico de todos é o costume comer Rosca de Reyes!!!


Sim, tem a comida típica. Um pão doce em forma de uma coroa de flores, com frutas cristalizadas por cima (essa parte eu passo, detesto coisas cristalizadas e uuvas passas no pão) e uma estatueta de um bebê dentro. Oi?





Sim, a pessoa que encontra a estatueta é esperado para uma festa no Dia de la Candelaria (Candelária), comemorado em 02 de fevereiro, quando tamales são servidos (duas vezes não gosto). Por aqui só se fala (e vende) isso, aonde quer que você vá. E tem de todos os tamanhos. Desde as menores às gigantes. Na empresa do meu marido, por exemplo, o pessoal para o trabalho pra comer a rosca e tomar o atole. E quem sai com a parte que vem o bonequinho,(os que ficam escondidos) fica responsável pra pagar pro pessoal os tamales. Tem até dicas de como se livrar do pedaço que vem o tal boneco .... kkkkk, pessoal foge da obrigação! E memes então, nem preciso dizer. Um mais engraçado que o outro.

Morri de rir!!!! :)

Dizem que a Rosca de Reis, por sua forma circular, simboliza o amor de Deus, porque não tem início nem fim, além disso, é enfeitada com frutas secas e cristalizadas que simulam as jóias incrustadas nas coroas dos Reis Magos, outros dizem que representam as distrações do mundo, que nos impedem de encontrar  Jesus.
O bonequinho do menino Jesus, remete a quando Maria e José esconderam Jesus de Herodes, o qual ordenou matar todas as crianças para evitar ser tirado seu trono..., assim a faca representa o perigo que se encontrava o menino Jesus. Viram como tudo tem sua explicação?




Entenderam porque o regime começa depois do Dia de Reis??? E eu não me aventurei a fazer esse pão porque estou numa dieta ferrada e o motivo mais forte , assumo, é que não gosto das frutas cristalizadas...colocaria chocolate no lugar e não remeteria as jóias.....rs Perdoem-me leitores!!! Please...

Gostaram ???? Quero saber!

Feliz Ano pra todos nós!







Nas roscas do México, escondido na massa do doce, há um pequeno menino Jesus. Aqueles que pedem uma fatia da rosca, devem cortá-la e, quem tiver a sorte de encontrá-lo em sua fatia, torna-se seu padrinho. Entre as obrigações do padrinho, estão vestir o menino Jesus com roupas específicas - que são encontradas nos mercados populares do México - e batizá-lo na igreja no dia 02 de fevereiro, Dia da Candelária. - See more at: http://basilico.uol.com.br/1142-artigos-DIA-DE-REIS#sthash.ZaPRmVv2.dpuf

Nas roscas do México, escondido na massa do doce, há um pequeno menino Jesus. Aqueles que pedem uma fatia da rosca, devem cortá-la e, quem tiver a sorte de encontrá-lo em sua fatia, torna-se seu padrinho. Entre as obrigações do padrinho, estão vestir o menino Jesus com roupas específicas - que são encontradas nos mercados populares do México - e batizá-lo na igreja no dia 02 de fevereiro, Dia da Candelária. - See more at: http://basilico.uol.com.br/1142-artigos-DIA-DE-REIS#sthash.ZaPRmVv2.dpuf





Share:

0 comentários