Brasileiros de Sucesso - 4. Parte / FINAL


Hola amigos!!!!






Eu nem vi novembro passar, e já estou aqui encerrando esse especial que fizemos sobre brasileiros de sucesso. É muito relativo o sucesso, pra cada um significa uma coisa. Mas pra mim, sucesso mesmo é ser feliz! (o que convenhamos não é tão simples assim...)
Resolvi encerrar com uma matéria de dois amigos que o blog me deu. Vini, é um querido, conheci um dia em que, assustada com a dimensão que o blog vinha tomando quis me aconselhar com alguém que falasse meu idioma e tivesse uma experiência nisso. Ninguém melhor que ele, que  até  hoje é celebridade por aqui, pra me acender a luz! E ele foi de uma simpatia extrema, me respondeu, ficamos amigos virtuais e hoje ele é um pouco guru! rs
E o outro, foi o Marco! Mexicano, de San Luis Potosí mas que atualmente reside no Brasil. Ele é o oposto, é um "mexicano de sucesso", e faz a vida dele no país, divulgando a linda cultura mexicana. Um dia ele me chamou no blog, e achei muito interessante a história dele... !
Então, espero com todo meu coração que vocês tenham gostado dessas histórias e , passado a acreditar mais nos seus sonhos!

Terminando com chave de ouro....

 



 
Vinícius Covas, jornalista, 23 anos.
 Rio de Janeiro.


Preciso confessar que o México não estava nos meus planos. Entretanto, hoje, posso afirmar categoricamente que eu estava nos planos do México. Em 2013 fui estudar jornalismo na Universidad Anáhuac. Uma universidade de ponta. Tinha em mente que queria deixar a minha marca e não apenas tirar fotos para o facebook. Meti as caras. Viajei bastante pelo país, conheci pessoas maravilhosas, e desfrutei ao máximo as oportunidades que a mim foram concedidas (e foram muitas). Antes de ir ao país, fiz uma rápida pesquisa no Google e me dei conta que existiam mais notícias ruins do que boas sobre o México. Quase desisti de ir, porém decidi optar pelo inverso. Cravei: vou ao México mudar essa impressão sobre o país. Durante meus dias em terras mexicanas sempre tomava notas de impressões sobre determinados assuntos, desde economia a política, vizinhança e costumes. Voltando para o Brasil, ainda no avião, comecei a escrever um artigo "100 impresiones de un estudiante brasileño de periodismo acerca de México". Poucos dias depois, publiquei. Em poucas horas milhares de mexicanos já tinham lido minhas 100 impressões. Em um dia minhas linhas alcançaram milhões de pessoas, não só no México como em todo mundo. O que tinha desejado antes de ir ao país, tinha se concretizado. A busca no Google agora ganhou mais um bom resultado e eu fico contente de poder ter colaborado com um país que me abriu tantas portas. Durante a Copa do Mundo do Brasil me correspondi com a imprensa mexicana, atualizando algumas informações sobre a seleção do México e a festa internacional. Sigo escrevendo uma coluna sobre o Brasil para um jornal mexicano e de vez em quando estou em uma rádio da capital do país, também falando sobre o Brasil. Em 2015 pretendo lançar um livro, sobre as impressões e minhas viagens pelo México, no país, e para o lançamento a proposta é voltar a terras mexicanas e olhar no olho de cada mexicano que me leu e dizer: você é o México. Obrigado!
Sou extremamente grato a esse país, que não estava nos meus planos.







Como achar o Vini?

Facebook clica aqui!

Site clica aqui!

100 impressões, clique aqui!




Marco Antonio Meléndez Cornejo
Cidade do México/ Belo Horizonte



Minha esposa e filha mais velha são belohorizontinas, vivemos no México, nas cidades de San Luis Potosí e Aguascalientes. Decidimos voltar ao Brasil, para viver e experimentar das duas culturas e, em um futuro próximo, decidir em quais das duas nações seríamos permanentes!!!
Antes de voltar para o brasil, durante uma viagem a Zacatecas, andando pela cidade , entramos em uma doceria "Sabores y Tradiciones"; experimentamos todos os doces locais, e observamos que no mesmo lugar, tinham "piñatas"de personagens, um deles, do mais conhecido no Brasil, Chaves. Esse foi o ponto de partida para a idéia de dividir uma, das milhões de tradições mexicanas ( as piñatas...). Uma festa no México sem a tal piñata, não é festa, como no Brasil, uma festa de criança sem brigadeiros também não é...
A poucos dias de chegar em Belo Horizonte, foi o aniversário da nossa filha do meio, decidi então eu meso, fazer a piñata e dividir com os familiares brasileiros, todos se divertiram muito, como crianças.
Um de meus cunhados disse , "Foi uma grata surpresa participar do aniversário de minha sobrinha, e assim, conhecer as tradições mexicanas, e me apaixonar por elas! Foi divertido brincar e entender o significado delas. Vou recomendar a meus conhecidos, eles são super festeiros, e vão adorar por ser legal, bonito e cheio de significados! "



Nossa primeira cliente, foi em Viçosa, MG, por lá começou a procurar por alguém que fizesse, porque faria uma festa temática do Chaves para seus irmãos gêmeos, e só faltava, a famosa "piñata", ficou surpresa em me achar.
Pouco a pouco, mês a mês , recebia pedidos para faze-las, as crianças brasileiras conhecem muito bem, pelas caricaturas, filmes, séries de tv e também por festas de amiguinhos que tem algum laço com a comunidade mexicana em todo Brasil.
Fazendo promoção do artesanato, cheguei a um centro cultural onde apresentei a idéia e me pediram para que redigisse um projeto, caso fosse aprovado, poderiam me ceder um espaço para exposições. E o projeto foi aprovado, para minha surpresa! Seria parte da programação da primeira Virada Cultural de BH, organizada pela Fundação Municipal de Cultura de BH. E assim, surgiram convites para as escolas municipais e  estaduais também.
Passando os meses, chegaram pedidos para festas temáticas e confraternização de empresas, inclusive prestigiadas boates de BH.


A cultura mexicana é bem aceita pelos brasileiros, das pessoas que conheci e tive a oportunidade de conversar (fazendo novas amizades), ficam surpresos ao saber que existe um universo por detrás da palavra MÉXICO e que infelizmente muitas de suas crenças sobre o país, como Chaves, Thalia, novelas ,  comida Tex-Mex,  passaportes falsos, é uma falsa visão.

Uma das grande diferenças que percebo são os hábitos alimentares, como o café da manhã, que aqui no Brasil é super rápido comparado ao mexicano e também, pelo horário do comércio....entre outras. Mas é um processo de adaptação que disfruto no dia a dia!


Quer achar o Marco no face?

Clica aqui pra Fanpage!

Eu sou legal, então vou colocar a versão em espanhol pros amigos do Marco do México, ficarem orgulhosos! :)



"Mi esposa e hija mayor son belohorizontinas, radicamos en México, en las ciudades de San Luis Potosí y Aguascalientes. Decidimos volver a Brasil para vivir y experimentar las dos culturas y en un futuro decidir, en cual de las dos naciones estableceríamos nuestra moradia permanente.

Antes de volver para Brasil, en un viaje por la ciudad de Zacatecas y recorriendo la ciudad, entramos a una dulceria "Sabores y Tradiciones", ahí experimentamos los dulces locales; en este mismo local tenían piñatas de personajes, uno de estos muy conocido en Brasil, "el chavo del 8". Ahí el punto de partida para la idea de compartir una de las muchas tradiciones mexicanas como las piñatas. En México, una fiesta de aniversario sin piñata no es fiesta, tal como una fiesta de niños sin brigadero.
A los poco dias de llegar a Belo Horizonte, aconteció el aniversario de nuestra hija mediana, decidí entonces hacerle una piñata y compartirla con los familiares brasileños, todos se divirtieron y regresaron el tiempo a ser niños.
Uno de mis cuñados externo, "Fue una grata sorpresa de participar del cumpleaños de mi sobrina, donde las tradiciones mexicanas nos fueron enseñadas y nos apasionamos por ellas. El uso de la piñata fue extremamente divertido, además de descubrir su rico significado. Recomendaré a mis conocidos, tan fiesteros por naturaleza, el experimentar este adorno tan bonito y cargado de significados".
Nuestra primer clienta de Viçosa, MG, comenzó a procurar proveedores de piñatas, pues realizaría una fiesta temática del Chavo del 8 para sus hermanos gemelos y el único item que le faltaba era la famosa piñata, para sorpresa de ella fue saber que ya encontraba quien hiciera piñatas en Brasil y en especifico en Belo Horizonte.
Poco a poco y mes a mes, nos contactaban haciendo pedido de piñatas, los niños brasileños las conocen muy bien por caricaturas, películas, series de TV y también por fiestas de amiguitos que tienen algún lazo con la comunidad mexicana radicada en todo Brasil.
Haciendo promoción de este artesanato, llegue a un centro cultural donde presente la idea y me pidieron les presentara un ante-proyecto cultural, caso fuera aprobado, podrían cederme un espacio para una exposición de piñatas, el proyecto fue aprobado y para mi sorpresa, seria parte de la programación de la 1º Virada Cultural de BH organizada por la Fundación Municipal de Cultura de BH.
Y así entre otras invitaciones para Escuelas Publicas Municipales y Estatales. 
Con el pasar de los meses, comenzaron a llegar pedidos para fiestas temáticas mexicanas de cofraternización de empresas, incluso prestigiados antros "boates" de BH también.
La cultura mexicana es bien aceptada por los brasileños, de las personas que he conocido así como oportunidad de conversar y hasta hacer nuevas amistades, se quedan sorprendidos al saber que existe un universo detrás de la palabra MEXICO, y que infelizmente muchas de sus creencias sobre México, como O Chaves, Thalia, Novelas Mexicanas e comida Tex-Mex que viaja con pasaporte falso, son una falsa identidad.
Una de las diferencias culturales que mas he sentido son los hábitos alimenticios, como el desayuno "Cafe de Manha" que en Brasil es ligero con respecto al mexicano y por sus horarios de consumo también, entre otras, más es un proceso de adaptación que estoy disfrutando día a día."

 


Muito obrigada a cada um que me ajudou a contar essas histórias e voltamos com tudo, de gorrinho de Papai Noel e duendes natalinos!

HOHOHO










Share:

5 comentários

  1. Muito obrigado Melissa Lima, para aqueles que moram no Brasil, estamos a dispor em O Chapelão - Autêntica Festa Mexicana e Pinhatas "Las mexicanas" em facebook.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada a você Marco, sempre pronto em ajudar-nos! Mais sucesso pra você! Mel.

      Excluir
  2. A cada comentário positivo sobre esse lindo país (e são muitos), mais aumenta a minha vontade de conhecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você conhecer então Ana, vai se apaixonar! :)
      Beijos, Mel.

      Excluir
  3. Vinícius *-* Mega gente boa ! Quase todos os lugares que falam sobre o México ele está presente.
    Esse artigo realmente ficou muito bom . A ideia do Vinícius em relação ao México é justamente a que eu tenho em mente para América Latina há anos ,mas nunca coloquei em prática (quem sabe no futuro). Na net não se acham boas notícias sobre nós latinos e, de certa forma seria bom contribuir para que as pessoas apreciem esse outro ladocultural e não só lembrar dos nossos problemas. Aguardando o livro 0/
    Marco Antônio sua sacada foi genial ,parabéns pelo bonito trabalho . Vou curtir a página . Se quiser pode vir pro Rio tbm ,aqui necessito de comida e festas mexicanas !hahah Muito sucesso pra você .
    Rumo ao sucesso . Ô,post bom esse Mel =)

    ResponderExcluir