Já?!? UM ANOOOO?

Um ano!



De micos, descobertas, choros, saudades, felicidade, amigos novos, cumplicidade , coragem...
Parece que foi ontem que fizemos uma festa de última hora, tomei tequila como se não houvesse amanhã, chorei com meus amigos e minha família no Brasil!
E, cheguei aqui, com minha vida enfiada em 8 malas de 32 kgs, sem saber saludar as pessoas em espanhol, sem conhecer ninguém.








Sobrevivi!
Me apaixonei!
Quebrei meu medo de dirigir!
Fiz amigos queridos (Diana, Flor, Zamira, Vick, Alejandra, Talita, Julieta, Alba, Claudia, Rita, Rodrigo.... e tantos outros!)






Fiz amigos virtuais ( Dane-se quem fala que é patético viver na internet, mude de país, e junto, seu conceito!)
Viajei!

...Fiz um blog! ...



E resolvi, junto com minha filha querida e linda (9 anos), escrever alguns pontinhos em comemoração...Espero que curtam! E levem em consideração o ponto de vista (sem cortes) de uma niña mex/brasileira.


POR MIM...



 


1- Não tem só Cancun como referencia de praias paradisíacas.

Tratando-se de praias, quando mudei pra cá, imaginei que só Cancun seria lindo, que eu iria todas as férias de verão pra lá, cumprimentaria as pessoas, demarcaria território...Não acharia ruim ir (sério, é o céu...), mas com a variedade de praias paradisíacas que há nesse país eu posso eleger uma a cada férias: Playa del Carmen, Tulum, Puerto Vallarta, Nuevo Vallarta, Acapulco, Riviera Nayarit, Punta Mita... Enfim, pra todos os gostos e bolsos. 
Conclusão: Existem mais praias lindas e que merece sua visita no México, dê uma chance a elas.


2 - Não somos dominados pelos cartéis.

Existe violência? Sim existe. Como em todo país do mundo. O país está nas manchetes mundiais devido ao episódio de enorme abrangência  que foi o sumiço dos 43 estudantes no estado de Guerrero. Mas você não precisa mudar pra cá com uma equipe de guarda costas, não precisa ter toque de recolher. Estou há um ano aqui , em San Luis Potosí e nunca vi nenhum episódio de violência a luz do dia e nem decapitam pessoas. Há a polícia corrupta e a confiável. Mas longe de você estar andando e deparar com corpos em valas, talvez na fronteira, não sei. Já viajei bastante por aqui e nunca me senti ameaçada. (aos militantes de plantão, por favor, entendam que é a minha opinião...)
Conclusão: Não existem bandos fincando cabeças em praça publica, como fizeram em Guanajuato na época da independência!


3 - Não vivemos todos no deserto.

Tem cactus no México inteiro? Tem. Infinitas variedades. Mas além de cactus, o país é de uma diversidade incrível de paisagens: montanhas, vulcões, cachoeiras, picos, minas, ilhas.... E tudo muito próximo um do outro. Pelo país ter uma extensão territorial relativamente pequena , você pode mudar de paisagem como se estivesse num programa photoshop. Até neve por aqui você pode encontrar! Pertinho da piramide!
Conclusão: Acho o máximo o cactus ser ligado ao país, mas está longe de resumir sua flora....

4 - Tequila.

Tem tequila pra burro aqui, mas não domina os pedidos dos mexicanos em bares... Eu pensava que eles acordavam virando shots de tequila pra fazer buchecho ( hipérbole...) . Mas não, vejo muito mais eles tomando Mezcal,  micheladas, chelas (cervejas...), e quando tomam uma tequila... Nada de virar! Por favor! Aqui soa grosseiro guey!!!! Tem que saborear, tomar golinho por golinho.... kkkkkk. (in off, não consigo.... e vou ficar sem tomar tequila um ano, porque exagerei feio na última "pachanga"em casa...*)
*vale ressaltar que eles tem umas receitas magnificas pra ressaca, na falta do engov nosso de cada dia. Meu vizinho Sr. Polkas muito me ajudou com sabedoria dia desses (Menudo, comida típica, dizem que é tiro e queda)
Conclusão : Não chegue aqui pronto pra tomar Jose Cuervo no canudinho....rs


5 - Desenvolvimento urbano.

Você aí que imagina burrinhos andando calmamente , ou charros em cada esquina com sua roupa típica.....também tem razão... mas junto a isso existem cidades super modernas, desenvolvidas , com toda tecnologia , comércio e afins que você encontra logo ali na gringolandia (USA). Guadalajara, Monterrey, DF, SLP, entre outras....são cidades mega modernas. Mas se você por primeira no carro (ou nao, porque todo mundo aqui tem carro automatico...hihihihi Thanks Lupita!) você cai num pueblito mágico parado no tempo.
Conclusão: Todo mundo convive bem junto! Arranha ceus e abarrotes.

6 - Mulher mexicana não tem bigodes e não usam cabelos frisados (como nas novelas...)
(pelo menos a grande maioria)

 Elas são muito, muito vaidosas. Sempre arrumadas, penteadas, maquiadas impecavelmente. Seja que classe social for, elas adoram se arrumar. Então se você acha que vai achar aqui uma legião de adeptas ao bigode e as sobrancelhas da musa Frida Kahlo, pode esquecer. Nada fora do comum.
Conclusão: Se cuide....rs

7 - Duas semaninhas e você vai falar fluente....háaaaaaa.

Convivo com mexicanos só (não tem muitos brasileiros aqui...), frequento aulas na Universidade , e mesmo há um ano aqui, não domino totalmente o idioma. É difícil, é cheio de poréns e sim, eu acho o inglês muito, muito mais fácil. Mas hei de um dia, perder o acento e falar sem pensar em qual seria a conjugação verbal correta a utilizar... Sem falar como índio. Portunhol todo mundo fala, mas o espanhol mesmo, é muito difícil.
Conclusão: Se quer pagar menos micos com seu portunhol, é bom começar a estudar um pouquinhos antes de vir....O seu portunhol pode te colocar numa situaçao constrangedora.


8 - Pode guardar sua mini saia e suas havaianas, não temos calor pra isso!

Eu vim pra cá achando que fosse usar biquini em casa... Muito me surpreendi em pouco usar bermudas. Não tem calor pra isso! Não tem casa com piscina! Não tem periguete na rua (brincadeiras, tem poucas....rs) . O calor aqui é bem suportável, ninguém passou mal aqui em casa, não tive que comprar ar condicionado e nem ventilador... Pra alguns pode ser péssimo, pra mim maravilhoso! Passei calor uma vez no ano, num dia em Cancun... mas só porque estava no sol...rs
Conclusão: Nada de closet Rio 40 graus.

9 - Todo mundo foge pro México nos filmes porque aqui é um país sem lei!

Pode esquecer. Se não comprou bebida suficiente pra sua festa, depois das 10 da noite não adianta ir no posto e chorar. Não vende! Esquece! Nem tente convencer o Chavo do Oxxo.
Só se pode beber no México depois dos 18 anos e tecnicamente, proibido em vias públicas.
A respeito das drogas, são ilegais e pronto, pode ser cocaína ou maconha, é o mesmo enquadramento e vai preso. Evite a policia , já que aqui... “Será usted culpable, hasta que demuestre que es inocente”. E escrevam aí que nem todo policial aceita a tal "mordida" (dinheirinho pro policial),  jeito mexicano de contornar as coisas....principalmente se forem os policiais federais.

10 -  Nem todo mexicano é mestiço e nem todo mexicano quer cruzar a fronteira pros USA.


No México , não há só mestiços (de indigenas com europeu, principalmente...).
Segundo especialistas do Instituto de Investigación en Genética Molecular del Centro Universitario de la Ciénega (CU Ciénega en Guadalajara, Jalisco) os mestiços representam  93% da população.
Existem brancos principalmente no norte do país, e em menor proporção indígenas puros.
É super raro com descendencia africana, muito mesmo.
E mais raro ainda é você achar algum mexicano querendo abandonar seu país, mesmo com todos os atuais problemas. A maioria que tenta atravessar a fronteira pros USA são dos pobres estados do sul, em busca de uma melhor qualidade de vida.



POR ELA...




ESCOLA: A minha escola é super legal, não que a minha escola do Brasil não era, mais essa tem professoras e professores super buena onda , que vocês já devem saber o que é. Uma coisa que eu adorei é que na minha escola tem um inglês muito completo de 4 horas diárias. Aqui todas as  ultimas sextas do mês não tem aula!!!!!
Eu estou aprendendo muito com minhas aulas de porras, cheerleader, não se confundam! Como fala minha mãe, antes eu nem fazia estrelas, fazia cometas! Mas agora eu faço super bem e vou ao campeonato nacional e internacional.



AMIGOS: A primeira e melhor amiga que eu tive foi a Valeria ,  ela foi apresentada quando a "profe" do terceiro ano falou pra ela me apresentar a escola, mas eu também tenho muitas outras, como Andrea  que a é a amiga com a que eu faço músicas, tem a Ximena,  outra Andrea,Sara,outra Valeria, Kemmy, Rebecca etc.. E aqui no meu condomínio a Jaque.
Sinto muita falta dos meus amigos do Brasil, principalmente da Isabela e do Pietro, porque eles eram muito meus amigos.


FAMÍLIA:Eu sinto muita falta da minha família porque toda a minha família está no Brasil .Mas agora eu estou me acostumando porque eles estão vindo nos visitar .


COMIDA:Aqui quase tudo é picante:Fruta,Cheetos,carne etc...Mas já me acostumei.Eu principalmente gosto de quesadillas.


LUGARES PRA PASSEAR: Gosto muito de ir na Plaza San Luis, aqui em SLP. A cidade que eu mais gostei , na verdade , foi aqui, San Luis Potosí. Gostei muito de Cancun, porque é quente, e o mar é muito bonito.


TELEVISÃO: Aqui eu não vejo muita televisão, a primeira razão é que eu agora tenho muito o que fazer. Outra coisa, eu não gosto muito das vozes mexicanas. Não me interesso muito pela TV, prefiro meu IPAD ou, brincar com minhas amigas.



IDIOMA: O espanhol, eu conheci no Brasil. É um idioma fácil , eu aprendi rápido. Uma ajuda muito importante foi a do José meu professor no Brasil. E aqui no México, do meu pai e da minha amiga Valéria.


Eu gosto muito do Brasil, mas ainda assim, é muito legal viver aqui. 
Dica: Se as crianças mudarem pra cá, primeiro vai ter saudades, mas não fiquem nervosos, você vão se acostumar e gostar.
Agradeço muito a esse país, que tão bem nos acolheu. E que venham muitos anos mais!




Share:

9 comentários

  1. Eu mesma sempre digo pra quem vai vir morar aqui: venda suas roupas de inverno! Rsrs parabéns por este ano tão grandioso e cheio de conquistas, adorei o relato. Também gostei do escreveu a Helo. Que venham muito outros anos felizes e ótimas histórias para compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo relato sucesso a vcs sempre.

    ResponderExcluir
  3. Felicidades en su primer año de experiencias y aventuras!!!

    ResponderExcluir
  4. Que demais este post! Muito legal saber as opnioes de pontos de vista diferentes!!! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post... principalmente sobre o desenvolvimento e violência! Obrigada! Parabéns. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Excelente. Adorei. E convencer o chavo do Oxxo é realmente impossível! hahahahaha

    ResponderExcluir
  7. es que aquí no hablan español , hablan Castellano de México, y yo comparto esto, porque Madrid y Mexico, son dos idiomas muy, pero muyyyy distintos....

    ResponderExcluir
  8. Parabéns ! Que venham muitos outros anos de México \0/
    Mega feliz por vocês terem adquirido tanto amor e respeito por esse país .
    Melhor parte é : '' ...não temos calor pra isso '' Jura? Estamos no inverno e aqui no Rio já chegou aos 39 graus .Imagina no verão ? Gzuis ! hahahahaha
    Excelente Mel .

    ResponderExcluir