6 coisas pra se fazer em San Miguel de Allende!

Eu passei a fazer muitas coisas aqui no México que não fazia quando morava no Brasil: falar espanhol, estudar, dirigir e..... viajar com as amigas! (mesmo que seja de um dia pro outro). Sou grudada com meu marido e nunca tinha acontecido isso.  Mas o motivo foi nobre: seria uma viagenzinha de um dia , com duas ótimas amigas (uma mexicana Flor, que vocês já devem ter ouvido falar no blog e , minha amiga Marília, brasileira), e.... pra San Miguel de Allende. Allende é uma paixão pra mim: arquiteta e decoradora frustrada.

Allende é uma cidadezinha pequena, fofa, cool, paraíso dos aposentados americanos (com grana) e jovens de todo o mundo, que resolvem visitar a cidade por ser pitoresca e despontar em uma das 10 cidades mais bonitas do mundo de acordo com várias revistas de turismo. Merece.







Conto um pouco do meu primeiro contato com Allende nesse post lindo, CLICA AQUI!.

Como já contei várias coisas, pra não ser repetitiva e não fazer meus queridos leitores perderem a vontade de ler, vou dar algumas dicas  do que fazer em Allende.


1 – Lojinhas

No centro histórico de Allende tem milhões de lojinhas. E não são barraquinhas não! São lojinhas lindas, cheias de itens do melhor das artesanias mexicanas. Além de comprar, você tem o prazer de ver todas aquelas cores enchendo os olhos, decorações de super bom gosto, cantinhos únicos. São portinhas que depois que você entra na loja, certamente cairá seu queixo. Rebozos, chales, bolsas, itens decorativos! Prepare o bolso (não são tão baratos aqui) e deixe o marido em casa ou em um dos..... (item 2)










2 – Cafés

Um mais lindinho que o outro. E como a cidade gira  em torno do turismo, tem pra todos os gostos. Desde mexicanos a franceses. Todos muito enfeitados e com coisas gostosíssimas! Vale muito a pena comer alface durante a semana toda e dar-se o direito de enfiar o pé na jaca no final de semana.
O que eu super indico é um que chama Cumpanio, clica!










3 – Apreciar as portas, janelas e flores da cidade.

De boneca. Coisa mais linda do mundo! Eu tirei 600 fotos em menos de um dia. Cada janelinha revela um angulo ótimo da cidade. Agora , abril, estava cheia de flores, bandeirinhas de papel picado. Detalhezinhos, casas com terrazas maravilhosas, tudo contrapondo com a cor terracota das casas (caracteristicas de Pueblos Mágicos...tem no site que linkei acima.) Eu deveria ter estudado arquitetura (e feito especialização em barroco e neoclássico...).  Caminhando pela cidade , reparando  no estilo colonial, você vai entender porque que Allende é considerada uma das cidades mais bonitas do México.










4 – Parroquia San Miguel de Arcangel.

Mil fotos de diferentes ângulos. É o símbolo master da cidade, do final do século XVII. A fachada e seu estilo neogótico (Ceferino Gutierrez), fica linda ao amanhecer e a noite, quando está toda iluminada e conta com mariachis na frente, encantando os turistas. Tire foto de todos os ângulos da praça.







5 – Aproveite a vida em algum “Hotel Boutique”

Mas....o que é?
Boutique hotel é muito semelhante ao conceito de Hotel de charme, mas com uma ênfase maior nos elementos de arte, individualidade e interatividade.Um boutique hotel deve ter poucos apartamentos, normalmente entre 5 e 50, mas uma completa infra-estrutura de lazer e serviços que só um hotel maior poderia oferecer, e ter grande individualidade.É a infra-estrutura que diferencia um Bed&Breakfast (Café&Cama) e uma pousada de um boutique hotel. As pousadas e B&B não necessariamente oferecem instalações luxuosas e infra-estrutura de lazer, elementos que são mandatórios para que uma propriedade seja um verdadeiro boutique hotel. A idéia é que o hóspede de um boutique hotel - como o consumidor de uma loja boutique - tenha direito a usar toda uma infra-estrutura que um hóspede de um hotel normal teria, com o bônus da exclusividade por tratar-se de um estabelecimento para poucos.Também é imprescindível que um boutique hotel tenha instalações consideradas charmosas, com um projeto arquitetônico diferenciado ou instalado em um prédio histórico. Deve haver um elemento criativo e individual a respeito da propriedade e dos serviços oferecidos. Padrões não servem para este tipo de propriedade: ele tem que oferecer o diferente, o individual e, em alguns casos, o temático. (Wikipédia)

Mas aí você não tá cheia de dinheiro, tá indo só pra passear mesmo (eu, eu!!!) O que fazer? Não perder o glamour! Vá bem vestida, com cara de rica (kkkkk) entre no maravilhoso Hotel Rosewood, dirija-se a terraza e vá aproveitar a vista e tomar alguns drinks. De nunca mais querer sair de lá e tirar mil fotos! (Dica, cada Stella longneck custa 25 pesos, soooo, economize pra chela!)
Dois hotéis ótimos são: Rosewood e Matilda. Vale o investimento.

Soooo.... FAZ CARA DE RICA!










6 – Restaurantes

Esqueça o gelo e o alface e disfrute dos melhores restaurantes reconhecidos mundialmente e nacionalmente.
Fomos no Mama Mia a noite, vimos os fogos da Plaza na terraza  e depois, tem um ambiente com karaokê super divertido. Tem também La Fonda San Miguel, Casa Allende, Los Milagros...







Enfim, não tem como ser infeliz em San Miguel de Allende, ainda mais com a companhia de amigas incríveis!

Tem que ir! (Depois leva uns quitutes pro maridinho não ficar tão bravo!)











Share:

9 comentários

  1. Adorei o post. Melhor é ver a cara de alegria e liberdade de vocês passeando por San Miguel... Delícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ay amiga, nossa equipe é muito boa!
      Logo logo vc vai ver! :)
      Beijos

      Excluir
  2. Adorei o post, agora que eu não moro mais no Df me deu vontade de conhecer San Miguel... 😁

    ResponderExcluir
  3. Que lugar maravilhoso, adoraria conhecer, Melissa. As lojas e a arquitetura são lindas demais, as fotos valorizaram ainda mais suas dicas.

    ResponderExcluir
  4. Embarcando pro México em 3..2...1!
    Menina teu blog é uma tentação! Estou me apaixonando pelo México à distância.. Me apaixonando tanto que estou com saudades do que nunca, nunca provei e onde nunca pisei... Tem cura? Tem sim! Uma temporadinha por ai!!
    Qualquer dia desses desembarco por ai hein!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que coisa mais linda! Amei a catedral principalmente. Eu adorava passear com minhas amigas, que sonho fazer uma viagem, mesmo que curtinha, com amigas! Faça isso sempre! E adorei a dica do faça cara de rica, hahhahah!

    ResponderExcluir
  6. Ah vale mesmo o investimento, cada centavo!!! Que cidadezinha mais fofa e esse terraço é tudo!!! Amei

    ResponderExcluir
  7. Cidade lindinha, dá vontade de ir agora. É fácil chegar lá estando na cidade do México ?

    ResponderExcluir