Casa Mexicanas - Da decoração às diferenças!

Casas Mexicanas


Antes das ameaças, please, é só uma referência a saudosa Villa del Chavo del 8, nosso querido Chaves, meramente ilustrativa.


E aí pessoal?  Prontos para mais um post?
Chegou a hora de falar sobre casas mexicanas, vamos lá?


Decorações


Bom, começamos pela decoração de casa básica...
Mas  não queremos falar em GERAL para não criar confusões, rotular,  vamos fazer conforme a maioria das crenças e costumes que nós mexicanos temos, ok?


1 - Imagens da "Virgem"

Começamos pelas imagens católicas ou quadros. Normalmente são super comuns em casa, lojas, restaurantes, supermercados... Aqui ela reina absoluta. Pode procurar em cada estabelecimento que você entrar, vai ter um altarzinho arrumado, como em todas as casas também.


Fato: Tem até na entrada do clube a onde eu (Ro) trabalho.






2 - Retratos da Família ou do Casamento.

A maioria das casas que eu frequento tem a foto do casamento lá , em lugar de destaque na casa, um poster gigante, onde eles tem super orgulho de estarem de noivos, aliás, minhas amigas não se conformam que eu não tenho na minha.







3 - Velas


Todo supermercado tem seu corredor de velas aromatizantes. Toda loja de decoração também. São lindas , cheirosas e de todo tipo, cores, tamanhos.... Elas ficam pela casa , em especial nos lavabos. São de preços muito acessíveis, é irresistível não comprar.







4 - Vasos de Centro de Mesa

Esqueça todo o conceito de vasos pequenos, cleans e discretos. Aqui tem que ser vaso de "Itu" , gigantesco, altos, com flores artificiais bem parecidas com as naturais. As lojas estão lotadas e o que antes eu achava exagero, já aceito com maior facilidade e quero um meio termo pra minha casa.






5 - Flores e Plantas


Tem flores e plantas em quase todas as casas. Desde vasos tímidos a "árvores"dentro da sala. O que é muito comum nas casas também, são os vasos de flores suspensos na fachada, externo. Eu acho a coisa mais fofa do mundo, mas sou suspeita, minha casa é praticamente o jardim botânico. As flores que tem em todo lugar são o amor perfeito e a bugambilla, ou, primavera pra gente. Toda estrada que se preze tem "macetas", vasos, pra vender.








* Não poderia parar de falar de decoração sem citar a meca da decoração popular no México, "Galerias El Triunfo". Gente, não vou conseguir descrever em palavras, vou tentar: um shopping, de andares, onde tem desde um unicórnio ou uma torre eiffel, até pratos. Sério, você acha TUDO lá. E num preço bacana. Aqui é super ponto obrigatório pras visitas. Eu sempre gasto horas e pesos por lá, tem que saber garimpar gente, da pra fazer coisas incríveis, tomando cuidado pra não cruzar a linha tênue do brega....Misturar uma cabine de Londres com uma pirâmide, por ex.

Vou fazer um post só com itens exóticos que encontramos por lá.








Utensílios Mexicanos de casa diferentes ao Brasil


Tem coisas que chocam a gente assim.... Por ter a mesma utilidade e apresentações bem diferentes, a gente reuniu alguns exemplos pra vocês:


Panela de Pressão:

Brasil -



México (gigantescas, não tem das médias, só dessas que parece cozinha industrial)



Rodo:

Brasil:




México (Trapeador) #odeio:




Churrasqueira


Brasil:




México (são móveis e vende no mercado!!! Chamada de Asador):




Apresentação do Detergente:


Brasil:



México: Eu demorei anos pra entender o que era aquele baldinho do lado cheio de água onde minha "muchacha"mergulhava a bucha gente! Eu jogava fora o tal baldinho, voltava ela , colocava outro... Eles "dissolvem" o detergente na agua e mergulham a bucha por lá... "Raro", muito raro!



Bombril

- Brasil:



- México, o mais comum em se achar, e cá entre nós não limpa e não dá brilho em nada é uma esponja de aço, o ponto positivo dela é que nunca enferruja ....rs





Armários

Brasil:




México: Não que aqui não tenho, tem. Mas esses armários são pra utensilios domésticos, as comidas mesmo ficar armazenadas numa despensa, onde, pode acabar o mundo que você vai ter suprimentos. Eu não entendia tamanho exagero, mas depois que comecei a frequentar os supers locais, vi que não caberia as embalagens em um armário normal. Geralmente ficam embaixo da escada que levam pro segundo piso.


Exemplo:

Suco do Brasil... 1 l.


Suco do México....3.78 l. (não, não é detergente industrial....)





Espremedor de batata:

Brasil:




México: NÃO TEM. Sério, não tem. Tem que ir na raça, com o garfo, ou comprar os instantâneos.
Em compensação eles tem o famoso espremedor de limões, luego, que tudo acompanha limão, gente, como vivi sem isso?



Abridor de lata

Brasil:



México, sério, sem zoeira, tem que fazer um curso, óbvio que eu importei um do Brasil.




Adoçante Líquido:


Brasil:



México: Não tem.... Só em pó.... Importo também.



Espero que tenham gostado dessa matéria.
Ela surgiu a partir de uma das mil conversas minhas e do meu bff mexicano, Rodrigo. Ou seja, escrevemos a 4 mãos, pois, como vocês sabem, ambos sabemos como é no Brasil e aqui. Nos rendeu muitas risadas! Essa mistura maluca.


O Rô já tem biografia como autor, vejam....


Oi, meu nome é Rodrigo, 24 anos, formado em ciências da comunicação, apaixonado pelo Brasil, fiz intercâmbio pelo Rotary no ano 2007 - 2008 em terras brasileiras. Amo o português, atualmente trabalho como Community Manager em um clube esportivo da minha cidade San Luis Potosi.




Share:

11 comentários

  1. Adorei o post e ri muito. Panela de pressão na Holanda quase ninguém usa. Mas existe, super grande industrial, alemães e custam um fotuna. Válvula dupla, segurança total ! Amassador de batata como o que você pôs na foto não existe. Existe um outro modelo, super prático: https://www.google.nl/search?q=aardappel+stamper&es_sm=93&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=KFIlVYfKFZHpaJmDgMAP&ved=0CAcQ_AUoAQ

    ResponderExcluir
  2. Mel, muito legal saber mais sobre os costumes dai!! Sério que você não gostou desse abridor de latas?? Eu tenho um, veio com a mudança do Dan e adoro!!! Muito prático! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Mel, as comparações são ótimas. Adorei o abridor de latas e, realmente, tem coisa que a gente não encontra aqui. Também importo o adoçante líquido, mas ultimamente, não sei porque! hahahahaha
    Ah, e esse assador mexicano tá muito chique! Muito gringo! Tem que colocar a foto de um Anafre, que é o asador popular.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ah, minha muchacha falou que dissolvem o detergente porque os daqui são muito concentrados. Eu, desde que ela me falou isso, adotei. Mas eu trouxe um porta detergente-buchinha do Brasil! hahahahaa

    ResponderExcluir
  5. RSR muito legal, quando eu fui para o mexico fui cozinhar para minha sogra caldo verde e ela não tinha panela de pressão disse que nunca usava eu nossaaaaaaaaaaaaaaaaa como pode isso kkk achei engraçado, aqui no Brasil usamos sempre.

    ResponderExcluir
  6. Com seus post aprendo muito sobre os costumes e cultura, cada dia uma novidade. Parabéns

    ResponderExcluir
  7. ADORO seus posts!! Principalmente esses mostrando as diferenças entre o México e o Brasil!!

    Mas não me conformo com o tamanho desses vasos de centro de mesa... hahaha...

    ResponderExcluir
  8. Gente, vi desses sucos na viagem pelos EUA e amei! Como queria achar desses aqui no Brasil :( Adorei que as casas são cheias de vasinhos de flores!
    Adoro seus posts! Curto cada vez mais!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do post e fiquei curiosa para conhecer e saber mais sobre o Galerias El Triunfo.
    Sabe que aqui em Londres os abridores de latas são iguais o da sua foto? Importei 2 do Brasil, do simplesinho mesmo preço de R$2, não me adaptei ao modelo daqui - louco como uma coisa simples pode nos atrapalhar e nem paramos para pensar sobre esses utensílios!
    beijocs
    Li

    ResponderExcluir
  10. muito bom o post com coisas que só quem mora aí pode se dar conta como faz falta,né ? Adoraria conhecer essa Galerias El Triunfo pois adoro lojas assim,saio sempre com várias comprinhas

    ResponderExcluir
  11. Realmente as coisas são um pouco diferentes do Brasil, mas não parece que você teve dificuldade em se adaptar, além do que, o México é um país com muita riqueza cultural e lugares paradisíacos. Que falta faz um espremedor de batatas se você pode dar um pulinho em Cancun de vez em quando? Acho o preço bem justo, rsrs.

    ResponderExcluir