Sessão esporte radical: Montanhismo e Escalada no México.


Eu não tenho como escrever um texto desses, simplesmente pelo fato de que eu não sou fã de esportes radicais, pra ser mais exata, de esportes de nenhum gênero (tá gente, ninguém é perfeito....rs). Mas essa nossa nova equipe do blog tem muita gente bacana ... Hoje é dia da Manu contar pra vocês sobre esportes extremos no México! Espero que gostem! Besitos, Mel.

Google Images.



Bom dia gente. Esse post é para quem gosta de esportes que, dependendo de como são praticados, podem ser considerados extremos. O México, pelas características geográficas, é um excelente lugar para a prática de montanhismo e escalada. Em quase todo o país há lugares onde se pode praticar esse tipo de esporte.


A experiência:

Pessoalmente, tanto o montanhismo como a escalada são esportes que eu amo praticar, sempre tomando as medidas necessárias, claro. São esportes que permitem exercitar o corpo e a mente de maneira surpreendente, além do contato com a natureza que ajuda a criar e manter o respeito pelo meio ambiente, coisa tão difícil de encontrar hoje em dia. Também considero uma atividade familiar maravilhosa que permite às crianças estar ao ar livre e fazer exercício.







Informações básicas:

Ao contrário do que muita gente pensa, tanto o montanhismo como a escalada não são tão ariscados se seguimos as regras de segurança. É importante conhecer as condições climáticas e geográficas da montanha ou rocha que pretendem subir, já que é preciso usar o equipamento adequado de acordo com as condições.




Os exemplos mais comuns de montanhismo no México são o Vulcão Iztaccíhuatl (Situa-se a apenas 70 km para sudeste da Cidade do México, donde é muitas vezes visível, dependendo das condições atmosféricas) e o Pìco de Orizaba (é a montanha mais alta deste país, a terceira na América do Norte e o terceiro vulcão mais alto no hemisfério Ocidental. Localiza-se no extremo oriental do complexo montanhoso do Eje Volcánico Tranversal na fronteira entre os estados de Veracruz e Puebla)


Vulcão Iztaccíhuatl, o 3. maior do México. Google Images.

Pìco de Orizaba.
Google Images.

Pìco de Orizaba.
Google Images.

  
Pìco de Orizaba

A época com maior quantidade de excursões para subir o Iztaccíhuatl, também conhecido como “a mulher dormida” pela forma que tem, é entre novembro e março, sendo os meses de dezembro a fevereiro os de maior perigo – mas também os de maior volume de alpinistas – pela quantidade de neve. Para os alpinistas de primeira viagem, é importante conhecer bem o grupo com o qual vão fazer a subida, já que é necessário que os guias tenham a experiência requerida para a atividade.



Já para escalada existem muitas opções de rocha natural, tanto dentro da cidade como nos arredores; assim como “escalódromos” artificiais que proporcionam (alugam) todo o equipamento. Alguns lugares com rotas de escalada naturais fáceis de chegar são o estado universitário em CU e Los Remedios em Naucalpan. 
Para esses lugares é preciso ter arnês, corda dinâmica, mosquetões e sapatos de escalada. Pra quem não conta com equipamento e quer experimentar, tem lugares de escalada lateral como o “mini bovedon” em Presa Madin, ou ir a um “escalódromo”. Colocarei alguns links pra quem quiser mais informações no fim do post.

Infelizmente não posso escrever 10 páginas sobre todos os lugares pra praticar esse tipo de esporte. Se quiserem dicas mais lugares, tipo de equipamento e onde conseguir, mandem um email e tentarei responder o mais rápido possível.



Escrito por:  



Manuela Magalhães. 35 anos de Recife – Pernambuco

Formada em Economia


Eu sou originalmente de Recife, radicada na Cidade do México há aproximadamente 10 anos. Amo viajar e tento fazê-lo sempre que posso. Morei na Inglaterra, onde fiz trabalho voluntário com crianças com capacidades diferentes e onde conheci o meu marido, que é mexicano, e terminei me mudando pra cá definitivamente. Tenho dois filhos lindos de 5 e 2 anos. Trabalho como gerente de controle de incidentes críticos no Citibank pra América Latina e por mais que me explorem (hehe) adoro meu trabalho.


Amo viajar, esportes extremos, sou viciada em tecnologia e obcecada com alimentação. Mas acima de tudo, amo estar com minha família o maior tempo possível, como “muéganos”, como se diz aqui.


Share:

0 comentários