Coco, um presente da Disney/Pixar !



A gente sempre carrega pra vida toda alguma característica da infancia: a minha é ser alucinada pelo mundo Disney. Sou daquelas que esperava o domingo pra ver a ¨Parada Disney¨ que era religiosamente transmitida pelo SBT. Meu sonho era conhecer a terra da fantasia! E eu tenho que agradecer muito , porque já estive algumas vezes por lá. Eu poderia ir todo ano, colocar minhas orelhas de Minnie e voltar a ter 12 anos de idade!

Pra mim existe um padrao de perfeicao DISNEY. 

Mas por que estou aqui, enaltecendo o meu amor ao Sr. Walt, num blog dedicado 100% ao México?

Porque esse ano soube que a Disney , mais precisamente os estúdios PIXAR, iriam mostrar ao mundo, com toda sua qualidade de realizacao de coisas, a cultura mexicana: A CELEBRACAO DE DIA DOS MORTOS. Eu quase surtei, porque há anos tento fazer o mesmo, óbviamente em pequena escala, mas CARACA! Disney e México juntos? Era muito pro meu coracaozinho.

Já tinha ficado toda emocionada com o desenho animado , El Libro de la Vida (Clica aqui se nao sabe do que estou falando!) , que no Brasil chama ¨Festa no Céu¨, a minha régua crítica estava alta.  Li tudo o que saía e minha ansiedade só aumentava (ansiedade? Eu? Quem disse?). Entao pessoal, peguem algo pra beber , porque o texto vai ser extenso....rs


MINHA CRÍTICA AO FILME ¨COCO¨:







Fui com minha melhor amiga mexicana e nossos filhos assistir ao filme que estreou aqui antes de todo o mundo. JUSTO! Estreou bem na semana do dia em que se comemora o ¨Dia de los Muertos¨. 
Concordo com todo mundo que ficou muito bravo com um filminho de Frozen  (filminho nao, pra mim parecia que tinha horas...) que  passa antes de Coco. Confesso que até me perguntei se tinha entrado em sala errada.... Enfim....


COCO!





O filme conta a história de um adolescente de 12 anos, Miguel, que tem o sonho de se tornar um músico bem sucedido, mesmo que sua família não concorde com isso, já que eles acreditam terem sido amaldiçoados, pois seu tataravo abandonou a família para perseguir seus sonhos de brilhar como cantor.

O sonho de Miguel surge de sua admiração pelo suposto cantor Ernesto de la Cruz, então Miguel decide ir ao túmulo para pegar emprestado seu violão e participar de um concurso, onde ele irá demonstrar e tentar convencer sua família sobre sua paixão pela música. Mas as coisas nao saem tao simples e Miguel entra no Reino dos Mortos. Nao vou dar maiores spoilers aqui, este é um resumo para o mergulho ao mundo mexicano!






Eu fiquei de queixo caído com a qualidade e a realidade retratada com maestria... As cores, as pessoas, os hábitos, as piadinhas, os ¨elotes ¨ pela rua. Eu parecia reconhecer cada lugar do filme, cada costume. Eu tenho POSTS feitos no Blog para todos eles. Me senti percorrendo as ruas de Guanajuato (minha cidade preferida!) , vi vários amigos mexicanos caracterizados, parecidos com algum personagem do filme! Eu ri, eu fiquei de boca aberta, eu chorei! Ah como eu chorei! Por que? Porque além de mostrar essa tradicao tao rica ao mundo, de mostrar esse país tao bem, eu lembrei da minha família! E tenho certeza que mesmo voce, coracao de pedra, fará o mesmo!
Pra gente acho que tem um peso triplicado, porque a vontade que da é de sair da sala do cinema e correr pra casa e pro colo dos seus avós (Coco é o nome da bisavó de Miguel....). E como fazer isso do outro lado do oceano?




Aí o bicho pega. É emocao pelo filme, é saudades de quem tá longe, é Melissa inundando a sala do cinema. Mas fiquei tranquila porque nao foi só eu.



CURIOSIDADES 



1. Em 2013, A Walt Disney quis se apropriar eregistrar como uma marca O Dia dos Mortos, milhares de pessoas nas redes sociais discordaram ferozmente, então a Disney teve que esquecer dessa idéia e anunciar que lamentavam o fato. Depois disso, o diretor de Coco anunciou que o projeto era extremamente importante e isso refletiria um total respeito e fidelidade à celebração mexicana.

2. A Disney, com a intencao de se apropriar do ¨Dia dos Mortos¨, pretendia comercializar vários produtos, tais como camisetas, brinquedos, lembrancinhas e até queriam lançar um cereal.

3. Foi em 2012 que  Pixar anunciou que estavam trabalhando nesse projeto.

4. O diretor de Toy Story, Monsters. Inc e Procurando Nemo, Lee Unkrich, foi o responsável por dirigir o filme que tem como tema central a celebração do Dia dos Mortos. A produtora é Darla K. Anderson. Ambos trabalharam juntos no filme vencedor do Oscar e Globo de Ouro 2010, Toy Story 3, que até o momento é o segundo maior filme de animação em todo o mundo.

5. O elenco inteiro será latino, o diretor declarou: "Desde o primeiro dia foi importante para nós que todo o elenco fosse latino. Acabamos com uma fantástica mistura de pessoas, algumas do México e outras de Los Angeles ". Por exemplo, participam grupos como o Grupo Mono Blanco, Celso Duarte, Banda Tierra Mojada, Sergio Arau e Alex Lora.





6. Gael García muso,  emprestou sua voz para dar vida a Hector, ele fez a dublagem em inglês e espanhol. Participaram também Anthony González, que dá voz ao protagonista Miguel; Benjamin Bratt como o cantor Ernesto de la Cruz, Renée Victor como a avó de Miguel e mais atores que se juntaram ao dublagem como: Sofia Espinosa, Xavier López "Chabelo", Cecilia Suárez, Ofelia Medina, Trino monero, Victor Trujillo " Brozo ", Elena Poniatowska e Ana de la Reguera.

7. Para a Pixar, este filme representou um grande desafio, trabalharam por 5 anos para realizar-lo.

8. Procurou-se que um hispânico fosse o co-diretor do filme, para serem fiéis ao retratarem a celebração do Dia dos Mortos e não mostrar uma idéia errada, a pessoa responsável foi Adrián Molina. Além disso, o artista chique Lalo Alcaraz esteve envolvido no projeto para garantir a autenticidade da história, para deixar de lado qualquer clichê. A equipe de produção estava no México gravando parte da música do filme.

9. O filme contém centenas de referencias típicas mexicanas, que voce talvez só se de conta se já conhecer o país a fundo. Mas a Ivana , do Blog Dilemas da Ivana, tá preparando um manual pra que qualquer pessoa que nunca esteve aqui, entenda o filme perfeitamente. E Ivana é Ivana é pessoal.


10. Muitas cidades foram retratadas, mas Guanajuato em especial está perfeita! Meu amor por essa cidade só aumenta, e se voce le o Blog, vai lembrar de tudo o que eu contei pra voces.





Termino esse texto , ressaltando a importancia das cancoes nao serem traduzidas para o ingles, queria muito que seguissem pelo mundo com a versao original em espanhol, perde muito da autenticidade. Procurem pela versao original e depois me contem se também se apaixonaram pelo filme!





(Clica aí pra ver meu Carlito Rivera , cantando a cancao tema ¨Recuerdame¨, ay que amor)


ou esse , que minha filha adora....






To querendo entender como vao passar pro ingles sem perder a autenticidade mexicana.


E eu já quero voltar a Disney, pra visitar o pavilhao mexicano na Epcot! #ansiosa.


E o que eu levo desse filme pra vida?


O VALOR e RESPEITO a família, nosso bem maior, e, que sempre estaremos vivos enquanto formos  relembrados! E um dos presentes que o México me deu, foi essa forma tao bonita de encarar a passagem que todos nós, um dia faremos! Obrigada México, meu coracao fica mais leve.









Share:

20 comentários

  1. Que lindo <3
    Apaixonada, já quero muito ver esse filme. Parece ser lindo de morrer. *-*
    Concordo com o que você disse sobre as musicas não serem traduzidas para o inglês, realmente perde muito a autenticidade e a sua essência.
    Beijuuu

    ResponderExcluir
  2. Ai Mel...
    Se eu já estava ansiosa para ver esse filme, agora então... ai meu coração!
    Eu já fiquei apaixonadíssima pelo Festa no Céu, com esses detalhes todos vou chorar igual a você no cinema!kkkk
    Daqui a pouquinho está estreando aqui também. Preparando meu coraçãozinho mexicano!!! rs

    ResponderExcluir
  3. Rindo muito com seu amor pela Disney! Pude sentir daqui, do outro lado da tela sua emoção e alegria. Eu tenho um apreço muito especial pelo México e por sua cultura. Passei dias incríveis no país e viajei justamente por los días de los muertos.

    Dois amigos nos receberam em Guadalajara e circularam com a gente pela região mostrando os costumes. Foi incrível! Quero muito voltar um dia!

    Quero muito ver esta animação linda! Concordo contigo: tomara que siga pelo mundo no original! Por fim, ainda bem que a Disney desistiu de se apropriar da cultura popular mexicana! besos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guadalajara é um estado maravilhoso!!! Eu adoro, nao canso de visitar! Os Pueblos Mágicos sao preciosos!!! Saludos :)

      Excluir
  4. Que legal saber que as músicas não são traduzidas, acho que deveria ser sempre assim mesmo. E sou fãzona da Disney também. Acho top. Bela dica de filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade estou torcendo pra que nao chegue no Brasil com as cancoes traduzidas, a versao original dá todo o sentido ao filme e a cultura mexicana :)

      Excluir
  5. Que dica boaaaaa! Eu amei Festa no Céu, tenho certeza que vou amar esse também. Muito emocionante ver a cultura de um povo fielmente retratada, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito!!! Torcendo pra que chegue por aí com as cancoes originais! Tenho certeza que voce vai gostar :)

      Excluir
  6. que post tão apaixonado, eu sou fã da cultura mexicana desde a minha adolescência, pois assistia aos canais de música e sou fã de rock mexicano, tento ir ao México pra assistir alguns shows das minhas bandas preferidas, e como você sou apaixonada por algumas cidades, como você retratou esse filme deve mostrar muito bem a cultura mexicana, é um grande presente para o mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah entao vc vai sentir familiaridade com grande parte do filme! É muito bonito!!! :) Quando vier pra cá avise! Saludos!

      Excluir
  7. Fiquei super com curiosidade de assistir esse filme, pois além da sua crítica já tinha ouvido outras anotando a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está lindo Poli, tenho certeza que vc conseguirá captar toda a essencia mexicana do filme! Me conte depois o que achou. Beijos.

      Excluir
  8. Mel, eu já disse que vc é especial ? Então, vou dizer : você é delicada, engraçada, respeitosa, sensível,querida e escreve de tal forma que nos faz cair de paixão pelo México ! Lindo post e verei o filme lembrando de vc. Mil beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce que é uma linda!!!! :) Ja sabe que quando quiser tirar fotos lindas como esta acostumada, aqui do México, é minha convidada! Beijos.

      Excluir
  9. Melissa, lendo seu post me veio uma ideia do filme que eu não tive quando vi a propaganda! Agora fiquei com vontade de ver! Lindo relato! bjsss

    ResponderExcluir
  10. A Disney arrasa nessas animações, né? Adoro todas! (Sou maníaca, sim!) hahaha

    ResponderExcluir
  11. Que lindo! Eu tô doida pra ver este filme! Acredito que a Disney esteja acertando a mão sabe, respeitando a diversidade. Temos a Helena, princesa latina. Em Frozen, a princesa forte não tem nenhum príncipe. E a Ana, que também é princesa, é toda independente e prefere um órfão pobre a um príncipe sem caráter. Ando adorando estas mudanças. E certamente Coco reflete isso também!

    ResponderExcluir
  12. Wowww, achei muito bom tudo. Já quero assistir esse filme.Disney mandando muito bem nas histórias e animações.

    ResponderExcluir
  13. Chorei feito uma criança no cinema e só de ler teu post me emocionei novamente. Não consigo nem ouvir a musica que me dá vontade de chorar de novo. O filme é muito lindo mesmo, sorte a minh ter conseguido assistir em GDL antes de voltar ao Brasil.

    ResponderExcluir
  14. Eu e meu noivo choramos demais vendo esse filme! Como amei...
    Amo esses costumes do México, muito me encantam!
    Esse filme é muito realista e importante pra nós lembrar de nunca esquecer aquele que nós amamos.
    Que lição!

    ResponderExcluir