Churreria El Moro - CDMX

Eu sei que ando desaparecida gente, é que ultimamente ando sem assunto novo e sem vontade de escrever mesmo, acontece né? Depois de 4 anos de Blog, acho que é normal.

Mas fui a Cidade do México esses dias e conheci um lugar novo, super legal e que eu tenho que contar a respeito pra voces: A Churrería El Moro. Mas calma!

Vamos comecar falando sobre uma relacao muito interessante: México e CHURROS.







CHURROS




Os Churros são uma típica comida espanhola, também chamados "frutos fritos" e espalhados por outros países hispânicos, como por exemplo: Argentina, Uruguai, Chile, México, Peru, República Dominicana e Venezuela. A gente já conhece o do Brasil, aqueles que sao deliciosos e recheados com o maior número de coisas possíveis, creio que o clássico mesmo, desses que ficam na frente da igreja , é o de doce de leite!

Cada churro consiste em uma massa composta de farinha, óleo, açúcar e sal, que é introduzida em uma máquina que produz  tiras cilíndricas ( com a massa) com cerca de um dedo de espessura, que são fritas em óleo. Aqui no México sao vendidos sem recheio, nos carrinhos das ruas. Quando mudei pra cá foi difícil aceitar o novo formato que eu só conhecia dos episódios do Chaves....rs





Depois fui descobrindo que nos lugares especializados voce poderia comprar o recheio a parte, e ir  ¨xuxando¨ no churros (verbo ¨xuxar¨, conhecem????)  rs.







Ok, aula de churros dada , vamos ao tema desse post...


Eu sempre tento diversificar minha estadia em hotéis na CDMX pra poder conhecer cada cantinho de lá ( tema pra outro post....) e dessa vez ficamos em Polanco. Estava indo jantar com amigos queridos ( que por sinal conheci pelo Blog :) ) e passei em frente de um lugarzinho bem pequenino mas, bem ¨pintoresco¨ e notei que era uma churrería.  Foram os azulejos que me chamaram a atencao (quem me acompanha no INSTA sabe que essa é minha nova mania....hahahaha). Perguntei pro Fernando no jantar e ele me disse que eram dos mais famosos da cidade....





No outro dia pela manha, eu queria muito ir fotografar o tal lugar.... Liguei pra Marina que voces ja conhecem bem, e combinamos de tomar um café por lá. FOI AÍ QUE COMI O MELHOR CHURROS DA VIDA!


Eu e minha GEMELA, num papo casual :)


Eu nem sou fa de doces, nao ligo mesmo e confesso que queria mais tirar foto do lugar que comer... mas tenho que tirar o meu chapéu pra esse lugar. S E N S A C I O N A L! Vamos para dados concretos .....




A Churrería El Moro foi fundada em 1935 por Francisco Iriarte, que chegou ao México da Espanha. Tem esse nome lembrando as festas de cidades da Espanha, onde um árabe, conhecido como "El Moro", vendeu churros de cidade na cidade em um carrinho de viagem. A churrería teve um começo muito semelhante ao deste vendedor, já que em 1933, o fundador, ao ver que os churros não eram vendidos no México, colocou um carrinho no Zócalo da cidade. Pouco a pouco ganhou popularidade e graças a isso, foi possível adquirir as instalações com o número 42 no então San Juan de Letrán no ano de 1935.

Desde então, o Churreria recebeu todos os tipos de personagens, como Cantinflas e Springs, para intelectuais e políticos como Carlos Fuentes, Octavio Paz, Jacobo Zabludovsky ou Cuauhtémoc Cárdenas. Francisco, o fundador, morreu muito jovem e foi então que seus três irmãos (José, Santiago e Ignacio) chegaram ao México para se responsabilizar pelo negócio. 


Como funciona?



Tipo fast food, fiz até um videozinho.... Voce entra numa fila, elege um dos combos que contem os churros (com ou sem os DIPS , que sao potinhos com recheio....) ,  chocolate quente (oreo, suíco, chocolate branco/preto....) ou malteadas e pronto, já pega seu pedido. É tudo feitinho ali na hora e vi que tem muita gente que passa pra comprar e levar ao trabalho! (E aquelas canecas minha gente? A notícia boa é que vende por lá....)






BOM, BONITO e BARATO.   O combo com 4 churros e chocolate quente esta em 72 PESOS, uns 12 reais. E dá tranquilo pra voce se entupir, fui comer só a noite ....Passei mal mesmo, entupida de churros.





Eu nao sei como eu ainda nao tinha ido nesse lugar, talvez pelo fato de nao curtir muito o DOCE....rs Mas agora toda vez que eu for eu irei, caraca, é muito bom, tem que ir!!!!


Depois me contem....


ps:  Desculpas pela falta de acentos no texto, ja comentei com vcs que meu teclado tá bemmmm rebelde.


Share:

0 comentários