Tenho uma viagem marcada pro MÉXICO. Mas, e os terremotos? O que faço?

O mundo assistiu aflito ao terremoto no México do dia 19 de setembro. Um terremoto de 7.1 graus de magnitude atingindo fortemente as cidades de Morelos, Puebla, Oaxaca, Guerrero , Estado e Cidade do México. Isso porque duas semanas antes, a terra tremeu em Chiapas , Oaxaca e Tabasco.




Eu que vivo em San Luis Potosí, teoricamente longe das áreas afetadas  entrei em curto circuito. Foi diferente viver 24 horas algo que só tinha visto na TV, no Globo Repórter. 
Eu fiquei tensa, preocupadíssima com meus amigos , me sentindo impotente em nao poder ajudar mais efetivamente, com medo....uma real mistura de sentimentos que eu nunca conseguirei descrever em palavras! Eu senti a dor do povo mexicano e fui presenteada com a solidariedade do mesmo. Foi uma das coisas mais emocionantes que vivenciei em quase 40 anos. 

Minha cidade parou: centros e centros de apoio, campanhas, caminhões lotados de produtos de primeiras necessidades e muitas pessoas dispostas a ajudar alguém que nunca viu na vida. Imagens lindíssimas viralizaram na internet, de pessoas simples sem calçados , pessoas portadoras de deficiências físicas, crianças, todas unidas. Eu queria ajudar mais além de donativos, por mim estaria com a mão na massa, limpando escombros....





Enfim, esse post tem outro objetivo, responder a uma pergunta que reina nos emails que ando recebendo:


TENHO UMA VIAGEM MARCADA PRO MÉXICO. O QUE EU FAÇO?

Eu não vou mentir e falar que ignoraria esses acontecimentos, mas tentarei ajudar da melhor forma.




* Entrem em contato com as companhias aéreas, terminais rodoviários, agências de viagens, aeroportos e hotéis. Quase todas possuem redes sociais e atendimento ao cliente para informa-los da real situação.

* Acompanhem as contas de redes sociais dos Consulados e Embaixadas do  Brasil. Eles sempre oferecem informação real e atualizada do status do país.




* Os museus da CDMX (como o Nacional de Antropologia, por exemplo) já foram revisados por equipes especializadas e liberados ao público. Vale a mesma dica anterior: chequem nas páginas dos pontos turísticos se estes já estão funcionando normalmente.


* Um grupo de turistas filmou o exato momento do terremoto quando visitavam Xochimilco e estavam nas trajineras (barcos). Essa comunidade mexicana é muito, muito pobre e sobrevive do turismo. Nem preciso comentar que depois do terremoto , os turistas desapareceram e vale a campanha para que o lugar volte a receber as pessoas que visitam a CDMX. 


Google Imagens



Pessoal, a cidade passou por um susto tremendo mas está em pé e depende muito do turismo pra sobreviver.

E lembrando que a costa mexicana, está lá, com o mesmo brilho de sempre ! E o país conta com inúmeras opções de lugares a serem visitados. 
O governo  tem feito muitos pedidos no rádio para que principalmente os estados de Oaxaca e Chiapas, que vivem do turismo, nao deixem de ser visitados. Agora mais do que nunca eles precisam da gente.


O México precisa de centro de apoios, de doacoes, de voluntariado, MAS PRECISA DE TURISMO TAMBÉM! SEGUE O BAILE.


Saludos.






Share:

0 comentários