9 SURPRESAS que o México me proporcionou - por Fábio , turista profissional.
Hola chicos! A gente atrai pra perto da gente pessoas com alguns gostos em comum, e eu e o Fábio (CJ, de crazy japanese, para os intímos...) temos um ponto muito forte em comum: a paixao por viajar! Ele na realidade era amigo só do meu marido, mas, depois de tantos anos casada é meu também...rs Eu MORRO DE INVEJA, dessas declaradas mesmo, que ele conhece grande parte do mundo, e como trabalha na Europa TEM 45 DIAS ÚTEIS (úteeeeiiisss Brassssseeeelllll ) de férias pra poder se aventurar pelo mundo, ou seja, no mapa do tripadvisor NUNCA vou ganhar dele :(
E ele veio mochilar pelo México e se nao me visitasse aqui ia tomar porrada!!! Aqui ele, grande conhecedor de culturas pelo mundo, destaca alguns pontos que foi surpreendido...
Saludos!
Eu tive algumas surpresas em minha primeira visita ao México, este país tão rico em cultura e na culinária. Quero compartilhar com vocês algumas destas minhas surpresas :
1. Brunch
Estou acostumado à comer um café da manhã levinho (pão com manteiga e café com leite) e comer bem no almoço. Já os Mexicanos comem de manhã quase um brunch (café da manhã bem reforçado): Sope, quesadilla, huevos revueltos, jugos, chocolate, churros….; não é para menos que eles quase não tem fome no almoço.
2. Tex-Mex Vs México
Antes de vir para o México eu acreditava que a comida mexicana era só tacos em forma de concha crocante, chili con carne, fajitas, ….; Eu tive uma surpresa ao descobrir que todos estes pratos são na verdade da culinária tex-mex, uma fusão entre a culinária mexicana e a americana. Os verdadeiros tacos mexicanos são feitos de tortilhas moles de milho que pode ser recheada de todo tipo de carne (boi, frutos do mar, frango, …) e temperada com molho picante. Isso sem falar de outras delícias da culinária mexicana como as empanadas, chilaquiles e enchiladas.
3. San Luis Potosi
Eu imaginava São Luís de Potosí como sendo um vilarejo perdido no meio do deserto mexicano; eu não poderia estar mais enganado. SLP como chamam os Potosinos, habitantes da ciddae, é uma cidade grande com um centro histórico rico com construções coloniais preservadas e restauradas. Quando você for visitar SLP, não deixe de visitar a Plaza de Armas, Plaza del Carmen, Plaza de San Francisco e Plaza Fundadores.
Plaza Fundadores, San Luis Potosí. |
4. Mexicanos vaidosos
Para mim o brasileiro era o povo mais vaidoso do mundo; isto era antes de ver os mexicanos que devem ser tão ou até mais vaidosos que os brasileiros. Até parece que as mexicanas não conseguem sair na rua sem maquiagem e sem o cabelo arrumado; e mesmo os homens se penteiam bem e usam muito gel de cabelo.
5. Guacamole
Desde pequeno eu comia de sobremesa abacate amassado com açúcar, então não poderia imaginar comê-lo salgado na forma do guacamole. Foi uma surpresa deliciosa experimentar o verdadeiro guacamole mexicano feito com abacate temperado com tomate, cebola, suco de limão, coentro e chili.
6. Nos cruzamentos
Em um cruzamento de duas ruas sem semáforo e sem outro sinal de dar preferência (ceda el paso), a regra de trânsito que vale é passa-se um carro em uma direção e depois passas-se outro carro na outra direção do cruzamento ; eu acho essa regra boa e equitável para todo mundo.
7. Insegurança nas ruas de CDMX
A Cidade do México, como muitas outras grandes cidades do mundo, têm bairros mais perigosos para se circular de noite e onde os motoristas têm o hábito de não parar no sinal vermelho em cruzamentos desertos e com pouca iluminação; eles desaceleram perto do semáforo, olham para os dois lados e se não vier outros carros, atravessam devagarinho no sinal vermelho. E mesmo quando os motoristas param no sinal vermelho, eles deixam a primeira marcha engatada para poder arrancar mais rápido se for preciso.
8. Transporte rodoviário
Quando eu pensava no transporte rodoviário no México, me vinha a imagem do antigo ônibus escolar americano colorido atravessando desertos de cactus por estradas esburacadas e sem acostamento. Fiquei surpreendido que há boas auto-estradas, muitas delas com pedágio, com várias pistas (carreteras) onde circulam ônibus super modernos e confortáveis, equivalentes aos ônibus leitos brasileiros, com poltronas muito reclináveis, apoio de perna, ar condicionado, internet wi-fi e até mesmo pequenas telas planas com filmes, como há nos aviões !. Por outro lado, também já viajei de ônibus mais simples (autobus de segunda clase) sem ar condicionado e levei mais de 2h para percorrer os 150 km da estrada esburacada e sinuosa entre Villahermosa e Palenque, no sul do país.
9. Cobertura das casas
As coberturas de todas as casas e construções onde eu moro são em forma de triângulo e feitas de telhas, isso deve ser para facilitar o escoamento da água da chuva e da neve. Mas como é onde não neva e chove pouco ?. Em San Luis Potosí (em uma região desértica) por exemplo, todas as casas que eu vi tem lage com uma caixa d’água em cima.
Fabio Takeshi é paulistano de nascença, mora desde 2009 na França e desde sempre quis viajar pelo mundo conhecendo novos país e culturas (já visitou mais de 38 países pelo mundo). Fala português, espanhol, inglês, francês e está se aventurando à aprender o alemão. Os países que mais gostou de visitar foram o Japão, o Irã, a Tailândia e é claro,o México.
0 comentários