Cruzando a fronteira para EUA - TIJUANA-SAN DIEGO via CROSS BORDER






Em dezembro de 2018 decidi, depois de 10 anos vivendo aqui, ir conhecer o quintal do vizinho rico, logo ali, na Califórnia, depois de pesquisar e traçar um roteiro de viagem, decidimos que compensava mais para o estilo de viagem que queríamos fazer, cruzar a fronteira a partir de Tijuana e alugar um carro para passear lá na Califórnia.

Antes de mais nada, é bom lembrar que para ir ao EUA é necessário possuir visto americano, se voce já tem seu visto de permanência no Mexico pode solicitar em qualquer embaixada americana, como a Melissa explica aqui.





Em 2015 o Cross Border Xpress foi inaugurado como o primeiro aeroporto fisicamente binacional do mundo, onde uma ponte de acesso conecta o aeroporto de Tijuana a cidade de Otay Mesa, zona metropolitana de San Diego. O avião pousa em Tijuana, voce anda 120 metros na ponte e já estará passando na migração americana.

Além de super rápido, organizado e tranquilo, os voos a Tijuana são mais baratos que a San Diego, e em 2.5h pode alugar um carro e ir dirigindo a Los Angeles, ou se quiser esticar um pouquinho, San Francisco, San Jose. Para cruzar a fronteira (o Cross Border) há uma taxa a ser paga, que gtambém permite poder dirigir no Estado da California, voce comprará a passagem para Tijuana e haverá uma opcao de contratar servicos adicionais (eu comprei pela Volaris, nao sei se em todas as cias aereas tem o mesmo formato), nessa opcao eu comprei o Cross Border Xpress, de forma que já me cobraram todas as taxas e impostos para cruzar a fronteira e poder dirigir por toda a California. O custo comprando antes é de U$16.00, se comprar no aeroporto custa U$ 20.00.

Se quiser entrar no site pode ver melhor como funciona: https://www.crossborderxpress.com/es/

Essa é a informacao que aparecia na minha passagem após comprar o Cross Border:







Eu planejei todo o roteiro dos meus 10 dias na California, onde cruzaríamos o Cross Border, pegaríamos nosso carro alugado em Otay, dentro do aeroporto e iriamos a Los Angeles, a 2,5h de distancia, assistir um jogo do Lakers na nossa primeira noite, 2 dias depois a San Francisco, passar Natal com os amigos queridos e voltaríamos a Los Angeles para curtir Universal e outro passeios.

Mas Murphy existe, principalmente na época de Natal e devido ao mau tempo, todos os voos a Tijuana foram cancelados na noite anterior e quando cheguei no aeroporto de Guadalajara as 5 da manha havia um caos total, a única maneira de chegar em Los Angeles a tempo (os tickets do Lakers nos esperavam) foi pegando um voo até San Jose e viajar 6 horas até Los Angeles, o contrato de aluguel do carro planejado previamente para sair do Cross Border, não poderia ser transferido até San Jose, nem a Los Angeles, apenas a San Diego, de maneira que no dia seguinte tivemos que dirigir mais 5 horas de ida e volta San Diego/LA para fazer a troca de contrato. Eu desconhecia isso, mas poderia ter evitado toda essa odisseia se tivesse optado por sair do Cross-Border, pegar um taxi e alugar um carro em San Diego, que está a 20 minutos de distância. Lá há muito mais opcoes de locadoras e um serviço com maior abrangência nacional.





Dirigimos quase 3000 km entre idas e vindas, mas a estrutura das estradas americanas na Califórnia são tão bem feitas que em qualquer posto de gasolina tínhamos inúmeras opcoes de comida, bebida, banheiros limpos, de forma que literalmente optamos por curtir o trajeto e não apenas o destino, rodamos até enjoar da bela paisagem montanhosa em um roteiro de carro, passando por San Jose, Los Angeles, San Diego, San Francisco, Danville, Fresno e voltando a Otay, fazendo o Cross Border dia 1 de janeiro.




Dicas interessantes:

     1)   Fim de ano é muito comum ter problemas com clima, tenham isso em mente na hora de fazer os planos. O Cross Border tem várias opcoes de alimentos, mas como caímos em San Jose, que é um aeroporto minúsculo, não tinha nenhuma lanchonete, sacamos dinheiro e não havia ninguém para trocar em moedas ou notas de 1 dolar, para comprar nas maquininhas do aeroporto, tivemos que esperar toda a burocracia do Rent a Car para buscar um local para parar e comprar agua e lanchinho, para quem tem filhos pequenos é bom estar mais preparado.

     2)    Voce poderá falar em espanhol em praticamente todos os lugares próximos a fronteira, como aeroporto, rent a car, mas a língua ainda é o inglês, assim que eventualmente vai encontrar quem não fale espanhol e inevitavelmente vai gerar mais simpatia se tentar falar inglês, não se preocupe, eles estão mais que acostumados a sotaques terríveis, nós não somos os únicos.

     3) Quando for alugar um carro certifique-se que em caso de forca maior o contrato possa ser movido a outras cidades (consciente de que haverá cobrança eventual de taxas). Se tiver opção de milhas de cartão de credito, o aluguel de carro pode ser uma ótima maneira de utiliza-las.

4) Esteja preparado para filas e multidões nos feriados principais dos mexicanos, pois essa facilidade de cruzar a fronteira aumenta o numero de pessoas fazendo os mesmos planos que voce. Nós planejamos uma viagem fora do roteiro de compras, pois nosso objetivo era outro, optamos por não ir a Disney e passar apenas 1 dia na Universal de LA, que ainda não conhecíamos, porque nos pareceu mais interessante comprar um boleto mais caro com Unlimited Pass e curtir sem filas durante um dia apenas do que passar 2 ou 3 dias e ficar horas em filas, foi a melhor coisa, pois dia 30 de dezembro tinha mais de 40 mil pessoas  no parque as 9:00am.

     5) Na hora de comprar seu voo pesquise nas cias aéreas sobre a politica de bagagem, tem algumas que permitem até 20 kg de bagagem de mao, com uma cobrança bem menor que despachar outra mala.

Quem quiser ir curtir California de carro saibam que é uma opção super segura, simples e bacana, vale super a pena!


Escrito por:


Fabiana Giannotti, brasileira radicada no México desde 2008. Blogueira, Fotografa. Me considero afortunada por viver no México, aprender a respeitar e conhecer essa bela cultura. Conhecer, adaptar-se, aprender, mudar, acostumar, respeitar, amar o diferente são algumas coisas que descobri nos últimos anos, além do fato que, por mais perfeito que seja o plano tudo pode mudar de repente...



Share:

0 comentários