Tlaquepaque - 3. parte

Na segunda feira não abre nenhum museu, em parte nenhuma do mundo.
Então deixamos o zoo e o teatro pra esse dia.  Fomos surpreendidos com a notícia de que o zoo só abre de quarta a domingo e o teatro segue o funcionamento dos museus. Ou seja, meu roteiro estava furado. Pensamos rápido e optamos pelo turibus. São quatro linhas de turibus (pra quem não conhece, você paga uma quantia e o ônibus circula pelos pontos turísticos inclusos no roteiro escolhido. Você escolhe onde descer e retomar o bus durante o horário de funcionamento.) Em Guadalajara, o ponto de venda pro turibus se encontra na Rotonda de los Jaliscienses Ilustres, fica em frente a Basílica e se chama Tapatio Tour. Pagamos cada adulto 110 pesos e a minha filha 65 (dividindo por 6 pra chegar no real....rs).

Rotunda de los Jaliscienses Ilustres


*** Uma curiosidade desta praça é que o monumento contém 98 urnas pra guardar os restos de personagens ilustres destacados na área da ciência, arte e literatura. Super limpa e bem cuidada, como o restante de todo o centro histórico de Guadalajara.

A gente foi na rota 2, que levava a Tlaquepaque. Até lá passariamos por vários pontos históricos... Mas como não é só no Brasil que tem manifestações, fomos presenteados com uma super manifestação no centro e não pudemos passar pelos pontos turisticos e ouvir as considerações a seu respeito. Conclusão, pagamos por "um taxi" basicamente, o ônibus foi direto a cidade de Tlaquepaque. 

Pra mim era um bairro de Guadalajara, mas não , trata-se de um municipio.  Depois da aventura de desviar de todos os obstáculos que alguem no piso aberto superior do bus pode passar, chegamos ao ponto que desceríamos. Super desanimei e achei que seria um dia perdido sem nada pra fazer. Mais uma vez no dia estava errada. Fomos andando e descobrindo a cidadezinha. Posso assegurar que foi o lugar mais interessante que estive em Jalisco. Parecia aquelas cidadezinhas de novela, de cenário. Logo dei de cara com a maior cantina do mundo e , andando sem destino, descobrimos a Calle Independencia.
Quando você não cria expectativa nenhuma sobre o lugar, você se surpreende com cada detalhe. Essa calle, é um calçadão, com basicamente, cafés, antiquarios, lojas de arte e restaurantes. Mas tudo muito fino, muito bonito! Cada estabelecimento tem sua identidade e seu jeito de chamar a atenção. Acho que entrei em todos, fotografei tudo, claro que comprei coisas do artesanato local e me apaixonei com a mistura de café e arte. 
Vamos ser sinceros e admitir que uma das coisas que eu não gosto do México é o café, que não é café é chafé. Mas sento assim mesmo nas casas especializadas e peço uma "coca de dieta", de preferencia de garrafa de vidro. Super peculiar.
Numa dessas crises de curiosidade, entramos num museu, muito, mais muito fofo de um artista mexicano que atende por Rodo Padilla, especializado em esculturas de cerâmica.Tudo muito colorido, muito gracioso e , o que eu achei mais legal de tudo: um artista que homenageia os gordinhos. Você entra no Museu e já se depara com uma frase que explica tudo que você vai ver : "Sabiam que os gordinhos no México, são amáveis, simpáticos , contagiantes e super gente boa? Eu posso te assegurar".....kkkkk Meu muso já!

Duas considerações:

* Gente Boa , aqui se fala  "Muy buena Onda".... acho muito divertido!!!!!
* O México é o país com maior porcentagem de gorditos do mundo, eu tinha certeza que era os USA, me surpreendi!!!! Culpa do Costco....hahahahahaha.








Terminamos em um resturante super , ultra, mega fofo. Se chama Pátio. E além de toda simpátia e do ambiente super legal, tem Mariachis Mulheres ( não fiquei pra ver infelizmente....) e as Tortas Ahogadas!!! Super tradicionais aqui.... 




Experimenei e amei. São sanduiches (lembram, que o Chaves comia torta de jamon???? Sanduiche de presunto????) de carne de porco, com um molho de tomate. Sanduiches afogados.... Maior delicia.  A parte que eu passei mal uma semana depois a gente pula....rs
Super recomendo pra você enfiar o pé na jaca, tomar sua corona e ficar bastante tempo sentado lá....
E assim foi, com cervejas artesanais, lojinhas de tequila e muita fofura que terminamos o dia !!!!

Quando em Guadalajara, passagem obrigatória por Tlaquepaque.

No ultimo post da série Guadalajara vou falar dos maravillllllhhhhhhosossss shoppings... Cultura e capitalismo, que par perfeito....kkkkk
Besitos.










Share:

18 comentários

  1. Mel estou adorando suas matérias, cada dia dá mais vontade de ir ao México!!!! bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana querida, venha e como parada obrigatória, venha pra SLP me visitar!!! :) Um beijo.

      Excluir
  2. Melissa,

    Vim retribuir sua visita ao meu blog.

    O México é lindo, colorido, apimentado, forte! Adoro esse país.

    Desejo boa sorte no México.

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia, muito obrigada!
      Sinta-se convidada a visitar quando quiser!
      Adorei!
      Beijos

      Excluir
  3. Adorei esse post. Que lugar lindo! Besitos

    ResponderExcluir
  4. Olha q passeio bacana de se fazer! adore Muy buena Onda kkkk
    Ah e aqui os Museus abrem na 2a feira e ficam abertos ateh um pouco mais tarde em epoca de ferias :)
    beijocas
    Li

    ResponderExcluir
  5. Muito legal, cheio de coisas coloridas e bonitas, ainda quero conhecer o México e devo isto à você, Melissa.

    ResponderExcluir
  6. Impossível não lembrar do Chaves lendo seus posts!!!
    Estou adorando conhecer um pouco mais do Mexico!

    Beijos,
    Fran @ViagensqueSonhamos

    ResponderExcluir
  7. Nossa, cara ótima do lanche mesmo! E adorei o apoio aos gordos, hahaah, vou para esse lugar! Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Melissa, mais um post apaixonante... Dá gosto ver como você "adotou" o México como lar! Fico cada vez com mais vontade de ir pra aí!!!

    ResponderExcluir
  9. Amei essa cidadezinha. E, sabia que "buena onda" é bem comum em Buenos Aires. Acho uma das expressões mais gostosas de lá!

    ResponderExcluir
  10. Realmente o México é um país imperdível !!!! Que graça de lugar !

    ResponderExcluir
  11. Melissa, li muitas coisas no teu blog e gostei muito. Eu e minha amiga vamos para Guadalajara na semana que vem. Será minha primeira vez! É a segunda vez dela, mas ela foi a trabalho na primeira vez. Temos apenas 2,5 dias (chegamos no sábado à tarde e vamos embora na manhã de terça-feira, dia 27/9). Gostaria de saber o seguinte: 1) tem lojas da Apple somente no Centro Comercial Andares? 2) para passear gostoso e fazer ótimas compras de artesanato, o que você sugere que é melhor: Tlaquepaque ou Tonalá? 3) para fazer um passeio mais bonito e com compras de artesanato: vc sugere Ajijic ou Chapala? Gracias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem? Que bom que conseguiu informacoes no Blog. Respondendo... Sobre as lojas da Apple, dá um olhada no site deles , das sucursais, nao sei te dizer! Se vc quer comprar artesanato bom, bonito e barato tem que ir a Tonalá. As feiras acontecem nas quintas e domingos. Artesanato tem muito em Tlaquepaque, mas sao mais caros. Vale muito a pena a visita. Conheco Chapala e recomendo muito o passeio! Mas nao tem muitas opcoes de artesanias por lá! Saludos.

      Excluir
  12. Muchas Gracias, Melissa! Você conhece Ajijic também? Então, vc acha que é melhor irmos para Tonalá do que para Tlaquepaque em termos de passeio para tirar fotos e também para comprar artesanato? Ou Tlaquepaque é mais bonito para tirar fotos e de repente compensa ir lá mesmo o artesanato sendo mais caro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tonala é só pra comprar artesanatos mesmo. Nao conheco Ajijic. :)

      Excluir
  13. Melissa, muito obrigado pelas respostas! Optamos em ir para Tlaquepaque! Uma última pergunta: existe a possibilidade de comprar chip avulso com plano de dados ilimitados para a gente colocar no celular aí no México? Sabe o valor?

    ResponderExcluir