Mudanças gastronômicas....E que mudança!!!!!




Todo mundo esperando um post da Copa, mas vou esperar pra fazer um quando terminar o evento, posso adiantar que estou acompanhando tudo!


Hoje escolhi escrever sobre algo que ate hoje não acostumei. Dentre todo o pacote de mudanças radicais mais significativas, essa talvez tenha sido uma das mais drásticas.... as refeições mexicanas!!!
Confesso que até hoje não me acostumei totalmente...
No Brasil, eu sempre precisei trabalhar, e com essa obrigação veio junto uma rotina "a la super Nanny..." Sempre tive muito bem definida as 3 refeições mais importantes do dia: tomávamos café da manhã antes de sair pro trabalho , às 6:45hs, almoçava entre 12:00 e 13:00hs e jantávamos as 20:00hs. De final de semana , saíamos do script , e o café passava a a ser as 10:00hs, consequentemente o almoço depois das 13:00hs. Foi aí que eu mudei pro México...hahahahahaha.
Aqui , é um POUQUINHO diferente, tanto em horário quanto em conteúdo das refeições. 
Parece que SLP não funciona antes das 10 da manhã, só pras crianças nas escolas e pras empresas. 
Como agora não estou trabalhando, dá pra fazer parte dessa realidade paralela toda!
Todos os Potosinos valorizam  muiiiiito a arte de desayunar, tomar café. É impressionante! Um evento social a parte. Minhas amigas sempre me convidam pra desayunarmos em restaurantes. Todos eles se preparam pra essa refeição , e sempre estão lotados: homens bem vestidos, senhoras, senhoritas, amigas.... E vocês pensam que isso tudo é cedo? Claro que não! Começa a bombar entre 9:30hs e 10:00hs. 
Eles realmente levam a sério aquele ditado que toda nutricionista gosta de falar: café da manhã como rei, almoço como príncipe e jantar como mendigo. Porque é um show gastrônomico! De café mesmo, aquele que eu estava acostumada, pãozinho com margarina e um copo de leite, não tem nada. Aqui é PUNK!!!! Começa com uma xícara de café inocente (lembrando que eu não suporto o café daqui, então, ou é expresso de máquina ou um suco mesmo), e durante a bebida, os meseros (garçons), circulam com uma cesta de pães, mas não é um filãozinho não, é aquele pão de gordoooo. Com geléia de morando, gotas de chocolates, banana, .... a cestinha dos deuses. E como conversam!!!! Falam sem parar, e vão chegando mais convidados na mesa...as vezes é festinha de niver! Depois disso, junto a mais uma xicara de café, aí sim, começa o show, pode ser:

- Huevos Rancheiros: uma refeição a base de ovos mexidos, carne, feijão e "chilaques"(pedacinhos de tortillas fritas)



- Quesadillas: Tortilla de milho amassada e frita , com queijo, e claro, acompanhada de feijão e ovos mexidos.



- Tortillas: Muito engraçado, toooda refeição, tem a tortilla, tudo eles enfiam na tortilla: carnes, queijos, feijao, salsa, galinha, elas estão presentes em todos os restaurantes, todas as refeições. E comem até só com pimenta mesmo.




- Menudo: Se você já atingiu um nível master de mexicanidade, pode pedi-lo....Feito a partir das tripas, adicionando especiarias e legumes. E com muita, muita pimenta!Claro que com frijoles refritos (feijãozinho mexicano), um creme, queijo e nachos...


E muitos outros.

Então, pra mim não deu ainda, me revira o estômago, me deparar com todo esse rodizio culinario logo pela manhã. Feijão de manhã??? Não dá, não vai. Então quando resolvo acompanha-las para na cestinha dos pães e quando resolvo ser ousada, peço um ovo mexido simples. Mas aqui , o simples é muito picante também!!!! E o ritual dura até 11:00, 12:00!!!!!

E não pensem que é só em restaurantes. O México é um país que tem a maior quantidade de carrinhos/casinhas de comida por m2. Nossa sra! Todo quarteirão tem alguma portinha que vende gorditas ( um pastel assado, que tem de tudo dentro, desde torresmo, até queijos, chourizos, depende do gosto do fregues), tortillas, quesadillas.... E tonéis de sucos diferentes!!!! Sempre lotados, os carrinhos te mesinhas e ficam abarrotados de pessoas. Isso estende-se ao lanche das criançasna escola, levam marmitinhas mesmo...nada de chatarras (porcarias...), levam o feijaozinho nosso de cada dia, salsichas, quesadillas.... Minha filha , amigos, nem preciso comentar que continua bem brasileira nesse ponto.





E por isso entendi porque o almoço é tão tarde.... Quando mudamos, chegávamos aos restaurantes junto com a equipe de funcionários...rs Sério, 1:30 da tarde e ninguém, ninguéeeeeem, almoçando! Super mico, olhavam pra gente como se fôssemos ET. Eles almoçam aqui entre 15:00 e 16:00hs, e de final de semana então... nem se fala. Tem gente chegando as 18:00hs pra almoçar. Eu ainda não consegui descobrir como é a rotina de almoços deles. Sério. Por isso dei ênfase ao café da manhã. Só sei que não é como no Brasil, que comemos sempre a saladinha, o arroz e o feijão!!!! 
Uma certeza eu tenho, tem tortillas!!!! kkkkkkkkk. E um hábito muito interessante: sempre antes do almoço tomam uma sopinha de entrada e com certeza qualquer prato que escolham o tal do frijoles refrito vai estar lá.



Já a Cena, jantar, é mais levinha (kkkkk), geralmente uma tortilla ( ah váaaaaaa....), um tamal (tortilla envolvida por filhas de milho ou bananeira, cozidas no vapor e recheadas de carne, frango...), ou sanduiches. Tudo com muita salsa!




Olha, eu continuo com um menu bem brasileiro. Adaptei as receitas pra cá, mas não consegui ainda, atingir esse nível de mexicanidade. Não consegui ainda colocar feijão no pão (Molletes), não consigo encher as frutas de pimenta e não abro mão do meu arroz branquinho com feijão.  A unica mudança que fomos obrigados a fazer, foi respeitar os horários, afinal minha filha chega quase as 16:00hs da escola, a hora que sirvo o almoço. 

Será que aos poucos vou enrolar tudo na tortilla???? Vou comer frijoles de dia de tarde e de noite? E com pão????????????? hahahahahahaha. Sei não.... Ressaltando que amo a culinaria mexicana, adoro salsa, só não consegui fazer com que meu organismo aceite sem choques essa mudança... É difícil, antes, você optava por comer comida mexicana, uma vez ao mes, duas...! Agora, você come diariamente.



Com o tempo vou saber....rs

Besitos.


Share:

9 comentários

  1. Caramba é o que eu mais sinto falta é da comida mexicana pozoles tamales barbacoas mole já me deu vontade de voltar minha esposa sofre aqui no Brasil com a falta da comida do México

    ResponderExcluir
  2. Já estou à quase 2 anos aqui no México e nunca me acostumei com a culinária, não é só as comidas que são diferentes,é o jeito de comer tudo enrolado em tortilhas,pão com salsa...e os horários, nem se fala.Você disse que os tamales são feitos de tortilhas, eu pensei q fosse com massa de milho verde como as nossas pamonhas e nunca tive coragem de provar pois tem frango dentro e me revira o estômago só a idéia de uma pamonha com gosto de frango nhac!! é tudo muito exótico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk, sim! É essa massa de milho, mas, em formato de tortillas....são parecidos com as pamonhas !!! Eu não consigo gostar, já tentei X vezes! :/ E com atole ainda? Afff! Mas acho que foi só isso e Mollete que ainda não consegui aderir, o resto, já adoro! Saludos! Mel.

      Excluir
    2. Atole é leite engrossado com maizena...isso para mim chama-se MINGAU!!!! KKK

      Excluir
    3. O problema da comida mexicana é que fica bem diferente quando você faz em sua casa, eu sou mexicana mas não gosto da comida de rua, só em lugares recomendados também por que pode ficar doente do estômago...

      Excluir
  3. Eu AMO huevos rancheros no café da manhã. Faço sempre aqui em casa! Tenho estômago pra tudo isso ai e só de ler o post já me enche a boca d'água! Acho que vivo no país errado!

    ResponderExcluir
  4. eles devem achar nossa comida muito sem graça ! eu sou muito chata para comidas diferentes daquelas que já estou acostumada mesmo as brasileiras imagino essas.

    ResponderExcluir
  5. Eu também demoraria para me acostumar, se me acostumasse! Eu adoro comida mexicana, mas para ser algo eventual, não rotineiro. Eu detesto tomar café da manhã, acho uma obrigação, sofreria por aí, rsrsrs. E os mexicanos tem o ritmo oposto dos americanos, né, fazem as refeições super cedo! Eu sou da night, como em horário totalmente errado tudo (melhorei depois dos filhos) e na primeira vez em Orlando, fiquei sem jantar umas vezes porque ia pros restaurantes 9 da noite, quando estavam fechando... passava a Mc e BK!

    ResponderExcluir