Mariachis no jardim? Como assim?


 



Inaugurando a sessão musical do blog, não tem nem como pensar em outro tema.
Quando pensa em México o que vem na cabeça? MARIACHIS.
Quando o México é representado na TV, quem aparece? MARIACHIS.
Se você vai fantasiado de Mexicano numa festa , qual sua primeira idéia? MARIACHIS.



Não tem como fugir. Eles são a cara do México. 
A primeira vez que vi mariachis foi no filme "Quem vai ficar com Mary?". E adorei eles! Um pouco de comédia, de boa gente, sei lá....rs Sempre aparecendo em situações de dramalhões, com seus sombreros tradicionais. Quer descrição mais mexicana que essa?

Então, nada melhor do que pesquisar como foi que alguém colocou um sombrero na cabeça, deixou o bigode crescer, juntou uns amiguinhos musicos e virou ícone pro mundo todo....





Mariachis

Alguns dizem que a palavra mariachi, resultou de um equívoco durante a ocupação francesa do México de 1863 a 1867. Um francês queria conseguir músicos para tocar em um casamento importante. Sem conhecer espanhol, imitou alguém tocando violão, querendo saber se havia algum músico disponível para tocar no “marriage” (casamento, em francês). Os mexicanos entenderam mariacchi, acharam que era nome de banda ou orquestra e a palavra acabou se enraizando. Se esta teoria fosse verdade, poderíamos dizer que eles, os franceses, foram que batizaram este tipo de grupo musical.

Outros afirmam que o termo provém de um vocábulo da língua indígena coca, falado por um povo do sul-oeste de Guadalajara. Foi documentado que nessa região, especialmente no Nahuanchi, perto de Cocula, que já existia, desde antes da Intervenção Francesa, uma música barulhenta e alegre chamada mariachi. A música é resultado da fusão de vários estilos musicais que evoluíram através dos anos no ocidente do México, especialmente no estado de Jalisco.


"Depois da revolta de 1910/1920 contra a ditadura de Porfirio Díaz - é chamada a volta em México - a música do mariachi transformou-se numa expressão do orgulho mexicano e do patriotismo, um memorial aos heróis nacionais e aos esforços dos peões. Os mariachis seguiram uma migração larga das vilas e das fazendas para as cidades, particularmente Cidade do México. Promovido por Lázaro Cárdenas, o presidente populista eleito em 1934, os mariachis encontraram o favor entre elites mexicanas. Conduzido por Rubén Fuentes e outras lendas, os mariachis começaram a aprender ler a música. Transformaram-se figuras populares em películas mexicanas e nas mostras de rádio. O mariachi emitiu da alma do México assim como o jazz emergiu do espírito do Estados Unidos."(Wikipedia)



A musica do Mariachi tradicional fala da história dos mexicanos,  e elas não são escritas, mas são transmitidas de boca a boca , de geração em geração... (La tequilera, El limoncito...) Hoje em dia usam o terno de charro (terno preto ou branco , com botoes, imitaçao de prata aos lados das calças e na jaqueta) e é tido como símbolo de masculinidade aqui...!




Os mexicanos são super festeiros e, os mariachis, têm presença garantida em inúmeros locais como festas de aniversário, cerimônias matrimoniais, serenatas e formaturas, ou até uma festinha de brasileiros....hihihihi.  Este é um dos motivos que faz com que mais e mais grupos, hoje em dia, surjam nas cidades do México.
Quer se sentir no México? Super massa aproveitar uma bela comida mexicana acompanhada de uma dose de tequila ao som deles, os Mariachis, super alegres , cativam qualquer pessoa. 
Foi por isso que euzinha aqui, aproveitando que minha casa tava cheia de visita do Brasil, aproveitei e convenci o maridinho a contratar um pra festinha de boas vindas!!!! Eba!!! 

Quando eu morava no Brasil sempre inventava festas e meu marido embarcava na minha, aqui, to começando a ficar mais confortável...rs 
Tem mariachis em todo o Mexico (quando estivemos em Guadalajara soubemos que tinha até grupo de Mariachis feminino), aqui em San Luis também. Grupos e mais grupos. Dá pra pechinchar mariachis! E por que não surpreender a familia do Brasil e fazer uma festinha com nossos amigos mexicanos? Quer maior interação?  Contratamos 6 músicas que escolhemos a dedo e não contamos pros convidados, deixamos eles simplesmente aparecerem no jardim!
Sucesso absoluto! Tudo bem que eles, como bons mexicanos, combinaram de ir as 6 e apareceram as 8 da noite. Quase infarto! Mas foram em doze pessoas animadissimas e com mulheres mariachis!!! Dancinhas e tudo! Uma farra!











Penso que a familia vai voltar pro Brasil com história pra contar!!!


Então, não importa a origem da palavra Mariachi, o importante é ouvir o som imponente e festivo, trombetas, violinos, violões e  Vihuela juntamente com o guitarrão, instrumentos estes que se completam. Alegrando todos. Um produto cultural nascido dos três países: a Espanha aportou o violão e o violino; a França introduziu os metais e o México contribuiu com a Vihuela e o guitarrão. 


Porque..... así se siente México! :)

Share:

5 comentários

  1. Para começar o pouco que deu para ver de seu jardim ,e lindo,os músicos então sem comentarios,você arrasando.Eliani Vargas

    ResponderExcluir
  2. Tinha certeza que iria chamar Mariachi para uma de suas festas....besitos..Angel

    ResponderExcluir
  3. Adoro que seus posts mesclam muito bem as histórias da sua vida e muita cultura e história mexicana.
    Sua família com certeza ficou encantada com a surpresa!! Muito legal!!

    ResponderExcluir
  4. Que vontade de ter participado dessa festa linda, ia me divertir horrores. Adoro as roupas dos mariachis e o estilo de música deles, bem típico, mas é claro que não ouviria na minha casa, é mesmo para criar um clima legal.

    ResponderExcluir
  5. Deve ter sido muito divertido! Adorei

    ResponderExcluir