Pimenta no blog dos outros é refresco!

Ok! Temporariamente suspenso os post turísticos (por término das férias, de dinheiro e pra vocês não enjoarem...!). Estava eu aqui no supermercado H2B, amo por sinal, e achei bacana as cores e a variedade das pimentas. "Neusa que soy", tirei uma foto e postei na minha página pessoal do face (gracias instagram!). Foi aí que algumas amigas tupiniquins me sugeriram um post sobre as pimentas daqui e eu achei bacana. Mas vai ter que ser tipo, uns 20 posts só sobre pimenta , tratando -se de México. Comecemos aos pouco e juntos , vamos descobrindo...

Essa foto que aguçou minhas amigas!!!! rs Direto do H2B.

Eu morro de medo de receber pessoas aqui em casa , porque, meus amigos mexicanos acham minha comida sem pimenta e logo me pedem uma "Valentinazinha". Já meus parentes que chegam do Brasil, deixam a mesa cuspindo fogo e engolindo litros de água (salvo minha sogra, que revelou-se uma tremenda mexicana e já aderiu ao seu cardápio...).
Mas por que comer tanta pimenta?


Os mexicanos acreditam que comer muita pimenta equilibra a temperatura do corpo, fazendo com que a pessoa não sinta o efeito das altas temperaturas. E aqui amigos, perto da California tem regiões que atingem 50 graus no verão.A culinária Mexicana, por utilizar bastante as pimentas nas suas receitas – além de muitas verduras e leguminosas (os pratos são sempre muito coloridos) – é considerada uma culinária muito saudável. Algumas mais aromáticas, outras mais ardidas, tem pra todo gosto e tolerância!

Mas vamos com calma né? Sempre o garçom te pergunta se você quer o prato picante ou não, com essa sua cara de estrangeiro, ele duvida de você....rs E muitas pimentas vem a parte, em saquinhos, potinhos, pra você colocar de acordo com seu gosto! Faz o teste de fogo primeiro, com um totopo,  pra depois se aventurar ou não...

Vamos a alguns tipos de pimentas que aqui encontramos e fazem parte da listinha de compras do mexicano moderno:

Pimenta Chilli:

Extremamente picante. Proveniente daqui mesmo, o ideal é que seu preparo não contenha pimenta demais, e que ela possa ser acrescentada no prato de acordo com o paladar de cada um. É uma das 150 variedades da malagueta. Usa-se seca, substituindo a pimenta vermelha fresca, mas com moderação, pois seu ardume é intenso, porém saborosos.
Grau de Ardência: 8






Pimenta Jalapeño: 

Apresenta formatos de cones e são verdes, quando não estão maduros e vermelho quando estão. Pode ser consumida fresca, na forma de molho líquido, conservas, desidratada ou em pó. Seu nome é uma homenagem à cidade de Jalapa, capital de Vera Cruz, no México. É utilizada em vários molhos para tacos e burritos. Esta pimenta é muito popular não só pelo seu sabor mas também pela facilidade com que suas sementes são removidas.
Temos uns amigos que sempre pedem pra gente levar, porque aqui, elas vem em conserva, e eles comem com arroz, assim mesmo, como se fosse uma "vagem". Muito mais mexicanos que eu nesse ponto. 

Grau de Ardência: 5



Pimenta Habanero:

Foi a primeira pimenta cultivada pelos maias, originária do Caribe. Tem forma de lanterna
Pode ser consumida fresca, seca, ou em molhos. Super forte o sabor, daqueles que não saem da boca, deixam tudo amortecido. Podem ser amarelas,, laranjas ou vermelhas. É considerada uma das mais fortes que existem. Há dois tipos: a Red Savina (mais ardida) e a Habanero do Chile, também muito forte.

Grau de Ardência: 8


Pimenta Caiena: 

É uma variedade da malagueta. Além de saborosa, é uma pimenta que concentra a maior quantidade de vitaminas. Em pó, é usada em pratos que pedem um sabor mais picante.



Pimenta Poblano:

Uma das pimentas mais populares do México, e eu não conhecia! A Poblano é preparada de forma cozida ou grelhada (dificilmente se come crua...). É muito utilizada em diversos pratos daqui, como Chile Rellenos ou Chiles en Nogada (já ensinei vocês , lembram? Clica AQUI
Com sabor doce e suave, mas tem que tirar as sementes...

Grau de Ardência: 2



Pimenta Tabasco:

Esta pimenta é bem saborosa e picante. Acho que desse tipo é bem mais comum encontrar no Brasil. A polpa é usada no preparo de peixes e frescas são adicionadas a saladas.

Grau de Ardência: 6


Pimenta Chipotle:


O chipotle é uma pimenta vermelha, com sabor forte, que muitas vezes é vendida em conserva, em pó ou em molhos, que podem ser usados em guisados de carne ou consumidos com outros aperitivos.
Quando os jalapeños, que são verdes amadurecem, eles ficam vermelhos, e são transformados em chipotles. Os jalapeños vermelhos são colhidos e colocados em placas de metal dentro de um compartimento de fumo, onde permanecem durante vários dias. Dessa forma, eles perdem a sua umidade e ficam com a aparência de passas ou ameixas secas.


E pra completar nossa aulinha, pesquisei no google (junto com todas as outras fotos que de lá vieram, salvo a do H2B!) umas tabelas com nível de ardência e tipos, deem só uma olhada:





 Então pra terminar esse post quente, espero ter passado um pouquinho pra vocês do que aqui é super super normal, do uso das pimentas, se vcs não se lembrar tem um post sobre a relação dos mexicanos e das pimentas, clica AQUI.





Share:

12 comentários

  1. SENSACIONAL !!! ADOREI O POST MEL. PARABENS.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!!! Muito legal!!! Utilizo muitas pimentas quando cozinho e é sempre bom conhecer mais!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bru, tem um milhão de tipos de pimentas e temperos. O próximo post é sobre os temperos ok? Beijinhos Barbie chef! :) Mel.

      Excluir
  3. Essa pimenta Poblano e parecida com o nosso pimentão daqui.Gostei também uso bastante pimenta nas comidas que sei fazer,claro que não temos tantas variedades assim ,mas se dá um jeitinho Brasileiro. Eliani Vargas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça a receita do Chile en Nogada Eliani, você vai adorar!!! depois você posta no face! Beijinhos, Mel.

      Excluir
  4. Pimentas são divinas ! Meus avós sempre me ensinaram a comer com elas . Tem algumas que realmente fazem você parecer com um dragão ! kkkkkkkk Mas adorei os eclarecimentos =)
    E falando em pimenta e fogo ,hoje olhei a agenda do Ricky Martin e ví que ele fará show na sua cidade dia 14 de novembro . Nem sei se você curti ,mas eu não perdira por nada ! (se for posta pra gente ) kkkkkkkkkkkkkk Beijos Mel
    Beijo Mel !

    ResponderExcluir
  5. Um bélo arquivo, pois pessoas no mundo inteiro adoram pimentas, e élas fazem bem ao ser humano...post agora as receitas que estamos aguardando.

    ResponderExcluir
  6. Espetzcular artigo sobre pimentas., tenho certeza absoluta que o mundo inteiro "caiu de bôca" nesse artigo....parabens Mel....

    ResponderExcluir
  7. Adoro pimentas...mas preciso me aprofundar mais nesse tema

    ResponderExcluir
  8. Qual será a picância da pimenta comari verde ou amarela? Acredito estar na escala da dedo de moça.

    ResponderExcluir