Zacatecas, paraíso cor de rosa.

Hooooooola!

Tanta coisa pra postar , nem sei direito por onde começar! Escolhi começar por Zacatecas porque não sai da minha cabeça! E olha que eu nunca tinha nem ouvido falar da existência dessa cidadezinha encantadora. Pesquisei muitos lugares antes da minha família chegar, e como já tinha ido pra vários outros destinos, elegi os que eu desconhecia, logo que eu ia acompanhá-los. (super esforço né? rs) .
O curioso é que uma cidade tão fofa, não possui tantas informações na internet, pra vocês terem uma idéia , eu, que sou a Monica Geller tratando-se de competições saudáveis, fui logo adicionar no mapa do Tripadvisor e até ele desconhecia! Muito me espantou, porque ela está muito bem preparada pro turismo! (droga, podia por mais um pin ...chateada!). Mas vamos ao que interessa né?



Eu adoro morar em SLP porque ficamos num lugar estratégico no meio do país, então, acordamos cedinho e com um guia (dessa vez acertei!!!!) fomos pra estrada. Eu e cunhados. Foi um tour vip pra gente e durante o percurso de quase 3 horas fomos tendo uma aula da história do México. O guia era muito profissional! Carlos, gracias! Isso me envergonhou um pouco, porque em 9 meses de México conheço muito de sua história, de suas tradições, agora, pergunta se eu sei alguma coisa do Brasil? Mal conheço o estado de SP. Mas pra isso cabe outra discussão. (foco!)

Zacatecas é uma cidadezinha colonial, fazendo parte do estado de mesmo nome. Os espanhóis a fundaram em 1546, e como principal atividade economica, tinha as minas. É tão ímpar que em 1993 a Unesco declarou seu centro histórico como Patrimonio Histórico da Humanidade, justíssimo. O numero de habitantes não passa de 150 mil. O nome Zacatecas foi dado pelos índios que habitavam e significa um tipo de "grama" comum na região.

A primeira parada foi num mirante, no cerro de la "Bufa" (pausa pras piadas, ok!). Um lugar lindo onde se avista toda a Zacatecas. Além disso tem estátuas lindas que enfeitam o show que é a paisagem. O personagem principal é o Pancho Villa (A cidade de Zacatecas fez história na Revolução com a Tomada de Zacatecas em 1914, foi uma grande batalha , Pancho Villa e as suas tropas, conhecida como o Dorados, incluindo Felipe Angeles e Panfilo Natera, tomou-a em um dia de combate contra o exército de Victoriano Huerta.Com esta batalha histórica foi definida em grande parte o rumo do país. Wikipédia), acompanhado de Panfilo Natera e Felipi Angeles.


Pancho Villa, impressionante a semelhança





Além disso você visita a Capela Nossa Senhora do Patrocinio que fica num patio muito bonito em frente aos monumentos.A construção data de 1548, e como quase toda parte antiga é feita de cantera rosa, pedra muito linda da região. A cidade toda é de um rosa que parece mármore , de cair o queixo, devido a abundancia dessa pedra nas minas. 







Tínhamos a opção de descer com um bondinho fofo para o centro histórico, mas meu medo de altura me proibiu. Pra quem lida bem com isso uma ótima opção que acompanha uma vista incrível.  Você também pode fazer tirolesa de cima do morro. Eu to ok! Passo minha vez! :) Muitas fotos depois , comprinhas nas tienditas ok, seguimos nosso roteiro. Um tour pra uma primeira impressão da cidade. De cara me apaixonei! Tá ficando sério....rs 
Uma cidade arrumadinha, cor de rosa, estilo europeu, pra quem ama arquitetura clássica como eu, um presente. 
Primeira parada , barraquinha pra comer tunas....O que seria? O fruto do cactus, a parte vermelha e estamos aqui em temporada. Ok! Não vou dizer que amei porque não amei, me incomoda mastigar sementes, mas vale a experiência logo que eles amam, bem parecido com pera, sei la. 




Sem saber por onde olhar, passamos  por vários pontos bacanas, um convento, monumentos, e ruazinhas. Aí paramos em frente a uma igreja que até agora não sai da nossa cabeça: o Templo de Nuestra Señora de Fatima. Na hora que você olha aquele templo de estilo gótico e cor de rosa, cheio de detalhes, nunca vai imaginar que é uma igreja super jovem, terminada em 2000. Isso mesmo jovens, há 14 anos só. Um maravilhoso exemplo de arte religiosa com cantera rosa....lindo, lindo!!!! 
Já teria valido a pena a viagem...


... mas ainda tinha muita coisa linda pra ver, como por exemplo o Museu Francisco Goitia, gente do céu, o que é aquele prédio. Eu me senti na Europa de verdade, juro, coisa mais linda do mundo.O prédio era a residencia oficial dos Governadores até 1962. Uma pena que estava fechado e eu não pude admirar as mais de 170 obras contemporâneas de artistas zacatecanos, mas valeu admirar a arquitetura do prédio com certeza. Parece postal, mas fui euzinha quem tirou.


 Pensam que terminou os óooooooooooooooooooosss da vida? Não, continuando o tour fomos pra ex plaza de toros San Pedro.  Mas antes de conhecer já fiquei chocada com o Acueducto de Zacatecas, ativo até 1910 na cidade, para abastece-la de água. Hoje, junto com a ex plaza que hoje é um hotel maravilhoso, forma um dos cartões postais da cidade. Datado de 1866, funcionou como praça de touradas até 1975, quando foi inaugurado outro prédio pro mesmo fim. Ficou com essa estrutura abandonada até 1989, quando um hotel de luxo foi instalado. Não gosto de touradas, mas esse prédio é maravilhoso...olha só:





Uau né?
Foi um dia de uaus....rs.
Passeando pela cidade vi que é esse estilo de arquitetura que me fascina mesmo, tirava foto de todas as janelas, balcõezinhos, prédios, a turista....rs A gente seguiu até a praça principal, que como em toda cidade , está junto da catedral. La plaza de armas de Zacatecas abriga o Palácio do Governo e a catedral da cidade. O Palácio do Governo situa-se num prédio do sec. XVII e é um dos pouco exemplos de estilo barroco desse periodo colonial. No interior dele tem um grande mural do artista Antonio Pintor Rodriguez. Super legal!

Plaza de las Armas



Palacio do Governo


Mural de Antonio Pintor Rodriguez



A catedral, foi construída de 1731 a 1752, e a torre em 1785. É linda, de arquitetura barroca novohispana, é dedicada a Asunción de Maria. Dentro, denomina-se arquitetura tradicional mexicana, barroco chirrigueresco.Nem preciso comentar que ela é de cantera rosa. Na fachada, você encontra os 12 apostolos.



Depois de bater bastante perna, nada mais justo que almoçar. E quando o guia sugere um restaurantezinho super, super pitoresco, escondido de tudo e todos, que tem que reservar e tudo mais....Nossa! Foi a cereja do bolo. Excelente comida típica mexicana, cerveja super gelada, ambiente super cool. Adoramos, e nem to ganhando pra fazer propaganda hein? Mas uma vez em Zacatecas, visitem o Los Dorados, tem que reservar assim que chegar na cidade, bater na portinha e fazer a reserva. Vale muito a pena. Mas com tempo, porque eles demoram pra servir...




Ok, satisfeitos, com muiiiiiita cerveja, de riso solto e com tempo livre pra admirar toda arquitetura, fomos gastar um pouquinho de nossos pesos, e girar a economia local, afinal, a cidade sobrevive disso.  Confesso que estava muito mais servida de doces do que de regalitos, mas, garimpando achamos umas coisinhas boas, bonitinhas e baratas. E meus cunhados explodiram o cosmo na loja de doces...hahahahaha, certo eles que podem....rs
A cidade é cheia de Callejones, eu adoro isso....aquelas calçadas entre uma rua e outra, coisa mais fofa. 









Pra encerrar esse dia todo cor de rosa, que eu amei muito, visitamos a Igreja de Santo Domingo, da ordem dos Jesuitas. O prédio é de 1749, e abriga junto um convento. A segunda igreja mais importante de Zacatecas. Uma pena foi não ter visitado os museus, dizem que está "muy padre", mas pensando friamente, é um ótimo motivo pra eu TER que voltar pra essa cidade. Mas voltar e passar o fim de semana, pra andar pelas praças, explorar cada cantinho... Torçam por mim aí, é um ganho conjunto, passo tudinho pra vocês depois.




Enfim, é linda sim! Um sonho cor de rosa.... (não parece mármore rosa?).
Espero que tenham gostado, porque eu e minha "equipe", amamos.

Besitos.


Share:

19 comentários

  1. O que eu posso dizer,Nossa!!!!Aqui no Brasil eu nunca entraria num restaurante assim,de fora parece um lugar tão simples,depois você vem e nós mostra o interior dai e para se apaixonar.Amei a Capela, e a loja de doces então!?O Hotel sem comentários.Obrigado por ter nós mostrado mais um poco dessas belas imagens.Eliani Vargas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliani, o bacana de eu conseguir fazer o blog, eh conseguir mostrar um Mexico que nem eu mesmo conhecia... O Mexico nao eh um dos destinhos tops, mas tem total capacidade em ser. E se eu puder ajudar um pouquinho que seja, jah me sinto feliz. Um beijo, Mel.

      Excluir
  2. Oi melissa.. eu sou Daniel Arteaga e sou Zacatecano... Adorei suas palavras sobre Zacatecas, a cidade é mais linda ainda quando chegam turistas como vocês e adoram a cidade. Eu morei no Brasil alguns meses e amei o Brasil e sobretodo a gente brasileira. Você tem ainda muita coisa por conheçer de Zacatecas eu acho, e de noite é ainda mais bonita. Quando você voltar à cidade, me avisa que tem aí um guia turistico e também uma casa onde ficar :) Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, eu ganhei meu dia com seu post! Fiquei muito, muito feliz mesmo. Eh por isso que eu resolvi fazer esse blog, pra dividir com as pessoas o quao lindo eh o seu pais. Pois ao menos no Brasil, se limita ao maravilhoso Caribe, a ideia do Mex. E ele eh muito mais que isso. Com certeza voltarei a Zacatecas e vou te procurar! Me apaixonei por sua cidade. Um abraco, Mel.

      Excluir
    2. obrigado :) Eu estava indo para zacatecas em quanto lia o blog, fiquei muito feliz porque ja tinha algum tempo sem ir. Parabéns pelo blog, muito bem feito e com informação ótima. vou estar lindo seus proximos textos com certeza :) Aguardamos vocês então em Zacatecas :) abraço

      Excluir
  3. Amiga, li tudo escutando "Prince Royce - Darte un beso" acho que me transportei pra pertinho de voce...rsr...o que é aquela catedral...MARAVILHOSA......essas pedras rosas.....Palacio do Governo....acho que voce encontro seu caminho para ficar cada dia mais pertinho de nós..besito...Angel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entao eu to conseguindo fazer com que vc compre a passagem???? Garanto que nao vai querer voltar. Estou morrendo de saudades, ateh do seu mau humor matinal, digna de chefia. Love u boss.

      Excluir
  4. Muito legal Mel, não tem nada feio no México? Desse jeito vamos todos querer ser seus vizinhos....rsrsrs bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim Sil, mas te garanto que eu passo todo dia na frente e nem ligo....rs Pode vir ser minha vizinha, vamos ensinar uma coisinha ou outra pras mexicanas....Love u, beijos.

      Excluir
  5. Que linda viagem.
    Também sempre penso no que disse sobre conhecer tanta coisa no México e não saber NADA do Brasil. Será que é falta de incentivo na escola? Porque eu sempre amei História, mas a do Brasil, SENHOR! Chega a me dar vergonha!
    Já consegui colocar seu Blog na minha lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Marina, que bom que nao sou soh eu....A minha pior culpa eh a falta de interesse mesmo.... Porque material a gente tem disponivel sempre. Eu me emociono com as musicas e dancas daqui e mal sei a historia do Brasil basica.....rs Acho que eh alma mesmo, a nossa deve ser mexicana. Venha me visitar! Beijos, Mel.

      Excluir
  6. Caramba ! Ver uma cidade tão preservada assim ,só que dá a sensação de que as políticas públicas no Brasil precisam ser reforçadas,principalmente sobre cultura . Esse problema sobre culltura básica,citado acima, é uma mistura de tudo (desinterese,falta de informação e etc..) Eu mesma fui criada com a cultura do México pelo meu avô e cresci ouvindo que o BR era decadente de tudo ...Então a culpa não é minha de gostar mais do México que do Brasil . Tô encantada com tudo ,Obrigada Mel . Ah! Vc está um excelente fotógrafa =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha! Fica facil ser fotografa com cenarios tao lindos! O Brasil tem suas belezas também, mas o México comigo, foi questão "de alma". Gosto de morar aqui, com todos os problemas que existem! :) Besitos Bruna, Mel.

      Excluir
  7. Eu adoro seu jeito de escrever, é tão leve e divertido! E eu também adoro colecionar pins no Tripadvisor, hahaha! Adorei as fotos, os detalhes da cidade rosa! Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Que local diferente. Taí um país que nunca me animei de conhecer... vou explorar seu blog com calma para incluir na minha wishlist. Parabéns pelo blog, completíssimo!

    ResponderExcluir
  9. sugestão nº 1 Melissa"s Tour empresa de turismo pelo México. Teremos uma guia brasileira no México. Parabéns pelo post ! Linda cidade !

    ResponderExcluir
  10. Muito linda Zacatecas! :) Amei suas fotos

    ResponderExcluir
  11. ADORO cidadezinhas assim!! Agora já sei uma imperdível para o meu roteiro quando for ao México!! Muito charmosa!

    ResponderExcluir
  12. Passou o hotel e o restaurante que vc falou na novela teresa

    ResponderExcluir