Las Ferias Mexicanas - FENAPO




Semana passada, acabou aqui em San Luis Potosí, talvez o evento mais importante da cidade.
E qual seria esse evento?

A FENAPO.
Feria Nacional Potosina.

As Ferias estão para o México assim como os Rodeios estão para o Brasil. Com a diferença que ao invés de bois e competições com animais, aqui, o foco, é stands com os produtos locais, e de todo o México. Uma grande 25 de março a céu aberto!
Como o México é um país de muita riqueza cultural , uma das melhores maneiras de expor e provar disso tudo são as famosas Ferias. Em todas as cidades praticamente, existe esse evento, dentre as mais famosas estão: Feria Nacional de San Marcos, de Puebla,  Texcoco, Tabasco, Aguascalientes eeee San Luis Potosí. São estruturas gigantescas, preciso descobrir se o Domo (lugar onde é a Feria daqui) foi construído só pra isso, acredito que sim!

Os eventos são super alegres, uma super festa popular mesmo! Eu adiei o mais que pude pra ir, mesmo estando ao lado da minha casa, sim amigos, ficamos o mes todo de agosto com o efeito colateral do trânsito pro acesso a Feria. Isso me irritou um pouco! Demorava séculos para chegar na minha casa. Eu, paciencia zero com o trânsito!
Mas como não ir ao evento mais aguardado, do ladinho da minha casa? Fomos no última dia.




 

Podemos definir "Las Ferias Mexicanas" como o principal meio de promover o intercambio mercantil (agrícolas, comerciais e industriais...). Sempre promovida para girar a economia. E mexicano nem gosta de uma festa né? Então junto aos stands , eles anexam pavilhões de comidas típicas, restaurantes já conhecidos montam suas estruturas , artesanatos de todo o México, demonstrações policiais, fazendinha, golfinhos (até golfinhos trazem pro deserto!!!), réplicas de dinossauros e uma área imensa de JUEGOS, ou, parque de diversões pras crianças e adultos.
Junte a tudo isso, show com cantores (no caso de SLP, todos lado B, nenhum muito famoso!) no palenque e, o mais procurado de todos: Festival de gelo! Sim, uma grande produção moldes hollywood, de patinação no gelo!

Fotos oficiais do Evento

Fotos Oficiais do Evento


O que eu mais gostei da Feria??? A parte de artesanias. Adoooooro os artesanatos daqui, e tinha um galpão gigantesco, com tudo que é feito no México. Então, fiquei maluca! O mais interessante é que muitas das barraquinhas, você via os artesãos, na grande maioria indígenas fazendo. Valia só o fato de você achar que tava dentro de um livro de história. Umas senhoras de 300 anos com suas ervas medicinais e outros senhores, trajados tipicamente, fazendo colares!








Tinha um balcão de gastronomia do país, com tipicas comidas de todo o lugar, mas meu marido tava estragado....rs.... Então, achamos melhor não arriscar e comemos num dos restaurantes! O que foi péssimo, porque foi caro e mal servido. Não gostamos.
Devia ter comido aquelas comidas!!!! Detalhe que o menu, não existe!!!! É uma prateleira com amostras reais dos pratos, plastificados....rs Um menu do Mac , mas REAL!!!! kkkkkkk.





Eu não gosto muito de aglomeração, acho que tenho claustrofobia... Inventei de enrtar no pavilhão dos stands comercias e quase morri massacrada. A jumenta aqui, entrou pelo final, e fui nadando contra a maré kms e kms no labirinto das barraquinhas! NUNCA façam isso! Eles obedecem o sentido do início....E aquilo não tinha fim, e eu não enxergava a luz do dia, fui ficando desesperada!!!! MUUUUIIIIITA gente! Mas, depois de um tempaço andando, chegamos ao  "início"do labirinto. Taí, aprendi!


Pronto! deu! Fui embora....rs
Depois disso nem minha filha quis esperar os brinquedos começarem a funcionar, isso eu não entendi, mas eles começam a funcionar as 16:00hs. Nem fiquei pros shows, porque nunca tinha ouvido falar daquelas estrelas!






Mas valeu a pena a experiência e a bandeja de marchetaria que comprei!!! hehehehe.

Taí, fui numa FERIA no México. Mais tradicional que isso, não sei!

Besitos!
 



Share:

1 comentários

  1. Também não so fã de aglomerações ,mas perto de casa e apreciar os artesões vale o sacrifício adorei as caixas de madeiras,e o colorido de tudo, sem comentários.Gostei.Eliani Vargas.

    ResponderExcluir