Briga de Galos: Pra quem tem estômago!

Foi tudo meio surreal mas vou compartilhar com vocês.

A FENAPO (Feira Nacional Potosina) acontece uma vez por ano e fica assim, DO LADO, da minha casa. Fico super stressada porque transforma minha rotina num inferno, principalmente pelo trânsito que já é o caos, vira o caos ao cubo. 



Mas, incrivelmente, atraídas pelos ótimos preços em relação ao real, minhas visitas A-MA-RAM! E giraram muito a economia por lá! Santo Deus! Pareciam "pinto no lixo!". Fui convidada/obrigada, a bater cartão vários dias por lá, mas confesso que a parte capitalista da coisa, foi bem divertida. Finalmente comprei muitos presentinhos e me dei batas michoacanas LINDAS! (e super acessíveis!).

Bem , o que rolou de diferente além disso?

BRIGA DE GALO e show no PALENQUE.




Isso, é um combo gente. Não, não estou zoando.

Quis levar minha amiga, pra um autêntico show mexicano, e , a gente gosta do grupo Los Angeles Azules. Mas não sabia que a briga de galo vinha no pacote.


PELEA DE GALLO

Roubei essa foto da minha amiga Talita, que foi e tirou, eu fiquei tão em choque que não consegui tirar.


Que dó gente! Que dó! Mas temos que respeitar as tradições.
Antes do show,  tá lá, todo esse circo armado. E eu tive que ver.

Uma pelea de gallos ou riña de gallos é um combate que acontece entre dois galos da mesma espécie, denominada "aves finas de combate". Eles são criados pra isso, tem equipes profissionais, técnicos, equipes, e fazendas especializadas em sua criação.
As  Brigas mais antigas, que sabemos, ocorreram na Ásia, mas dizem que surgiram na Índia. Na antiga Roma eram feitas para adquirir valentia. Depois esta prática foi levada a América pelos conquistadores espanhóis.




Gente, é surreal. Os galos tem umas lanças amarradas nos pés,  e quando seus treinadores jogam eles no "ringue" , partem pro ataque. Brigam até a morte. Ou quase morte, porque minha amiga foi ao banheiro e voltou branca, porque um dos galos estavam lá, seno costurados na porta do banheiro.
Tem que ter muito estômago.



E é organizado....  Os que querem apostar ( e são muitos...) chamam as "atendentes", essas jogam uma bolinha de tênis pro guey, e ele marca sua aposta e devolve a bolinha com o dinheiro. É uma liga profissional gente, os galos tem torcidas! Nossa Senhora! E eles colocam uns telões gigantes, e mostram aquilo com detalhes.....

E junte a tudo isso, no intervalo de uma luta ou outra, um homem saído do "Cocoon", de 569 anos, cantando frenéticamente números de bingo. Sim, rola um bingo entre uma luta e outra.




Vem Hebe, pode vir me buscar!

Nossa gente, virou até meu estômago ver tudo isso. 

Próximo post eu conto do show, que veio logo depois desse evento de porte (e crueldade...)


Besitos.

Share:

2 comentários

  1. Olá, Melissa, como vai? Gostaria de saber como é a questão da violência no México. Não sei se você já escreveu sobre isso ou não. Se já, posso te pedir para postar o link aqui nos comentários? rsrsrs Desculpa, é que não encontrei.
    Gosto muito da cultura mexicana e queria algumas informações sobre segurança e tal antes de pensar em viajar rs.
    Obrigada, tudo de bom =)
    Beijos, Rafaela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Rafaela! Tudo bem?
      Pode enviar suas duvidas pro nosso email? viviendoenelmexico@hotmail.com. Mas já te adianto que é super lenda urbana essa questão de segurança no México! Tem lugares muito seguros, mas outros nem tanto.
      Saludos!
      Mel.

      Excluir