Custo de Vida - 2015.

Tenho duas perguntas que recebo frequentemente:

- Qual o custo de vida do México?

- O México é seguro?

São as campeãs. 

Vou tentar responder, as duas, com dados atuais, já que há um anos atrás eu já escrevi sobre isso, e todos me pedem dados recentes.




Parte 1 -  Custo de VIDA/2015.


Essa pergunta é muito, muito particular. O que é essencial pra mim pode ser supérfluo pra outro, e vice-versa. Cada família tem suas prioridades, suas intenções. Você pode ter como meta, guardar dinheiro enquanto estiver aqui, e adotar um nível "necessidade básica" pra se viver. Ou, surfar na onda, e aproveitar tudo o que tiver direito. Não estou aqui pra julgar ninguém, o que eu posso fazer é tentar compartilhar, mais ou menos, o quanto observo que é gasto pra se viver.  Os valores não são exatos, são uma média ok?

E todos aqui de San Luis Potosí, lógico, de onde vivo.

Não precisa pensar muito pra saber que esse valor varia de estado pra estado, antes que comecem a querem me massacrar, rs.

Mais uma vez, vou direcionar você pra um site ótimo, onde faz o comparativo entre duas cidades, do custo de vida. CLICA AQUI!





Agora minha experiência.

(Não converti em reais, pois muda sempre, então, se quiserem saber o valor de hoje do peso, pra fazer os cálculos, Clica aqui!)


ALUGUEL

Tem de todos os preços.
Vai do que você está procurando. Vai de 6 mil a 30 mil pesos. Mas por 10 mil pesos, aqui em SLP você mora bem e em condomínio.



LUZ

É cobrado de 2 em 2 meses, e se não pagar na data certinha, corta na hora.
Em média, 350 pesos. (casa com 4 quartos)

AGUA

É cobrado de 2 em 2 meses.
Em média, 400 pesos. (casa com 4 quartos)


GÁS

O aquecimento de água aqui é a gás. Inverno se gasta mais. Pra encher meu tanque estacionário,  pago 1000 pesos, e me dura, 4 meses. Detalhe que eu cozinho todos os dias e bastante, e lavo louça com água quente. Mas você chama a pipa de gás, e coloca quanto quiser.


TV A CABO

Pacote completo, Cablecom, com internet, 800 pesos.

CELULAR

Ilimitado, Movistar, 400 pesos.
 

SERVIÇOS DOMÉSTICOS

Pra minha muchacha, pago, por dia o valor de 250 pesos. E ao contrário do que muitos podem pensar é muito bem pago. Tenho amigas com casas maiores que pagam 200 pesos.

LAVANDERIA

Cada peça, lavada e passada, em média por kg, 15 pesos.

JARDINEIRO 

Pro meu jardim, de 15 em 15 dias, pago o equivalente a 130 pesos. O jardim é mediano, deve ter uns 45 m2.

GASOLINA

Pra encher o tanque do meu carro, gasto em média 700 pesos, e dura uns 10 dias. O litro sai a 14.40 pesos. 

 

COMPRAS DE MERCADO

Esse é o item que eu julgo mais particular, depende do que você come! rs. Eu, na minha família de 3 pessoas, não faço economia com comida e gosto muito de cozinhar! Acredito que o mínimo por semana, veja bem, MÍNIMO, que você pode gastar é 1200 pesos em 3 pessoas. Mas, vai que você não come carne, vive com folhas, etc... Difícil ajudar nesse ponto que é tão relativo.

ESCOLA

Esse preço varia. Boas escolas vão de 3 mil a 5 mil pesos. (10 mensalidades por ano, fico 2 meses sem pagar: julho e agosto)

VAN PARA A ESCOLA

A van só traz a minha filha, levamos pela manhã. Aqui, tenho que pagar 800 pesos do seguro obrigatório das vans, mais, 370 pesos por semana. Já sou mexicana, acho caro.

COMER FORA (COMIDA RÁPIDA)

Família de 3 pessoas, em praça de alimentação de 350 a 500 pesos.

COMER FORA (GOURMET)

Família de 3 pessoas,  de 650 a 1300 pesos.

DENTISTA

Consulta, 350 pesos.  
Limpeza, 500 pesos.
Resina, 800 pesos.  

MÉDICO 

Em geral, uma consulta com um bom médico, entre 600 e 800 pesos. Consulta de 1 hora. 








Se quiserem mais informações sobre esse tema:





Enfim, e muito mais no Blog, que com o tempo eu pretendo deixar como a Bíblia do Brasileiro no México....rs

 Antes de terminar o post vou dar um presente super bacana pra vocês: linkar vocês pra um site mexicano, onde tem o custo por cidade! É só navegar e se informar! Santa internet Batman!

C L I C A !

Saludos! Amanhã posto da segurança.... se der....rs










Share:

8 comentários

  1. PArabens pelo otimo trabalho!!! Nunca achei uma coisa similar quando sai do MExico e foi para o BRasil, teria me ajudado muito a negociar o salario e beneficios!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Roberto, fico bem feliz! Que bom que consegui ajudar! Faço com carinho. Saludos desde San Luis Potosi!

      Excluir
  2. Oi Meliisa, primeiro parabéns pelo blog, achei ele procurando sobre custo de vida em Leon México, obrigado. Tenho uma proposta de emprego para Leon, e gostaria de saber como é viver por ai? Área de calçados. Nada concretizado ainda, mas perto, bem perto espero. Resumindo uma pessoa, sem exageros, gastaria quanto em Reais para viver em Leon? Aguardo. Segue email losrodrigues1234@hotmail.com mesmo para o face.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Edson! Olha só, envia email pra mim : viviendoenelmexico@hotmail.com. De lá te encaminho pro nosso grupo, onde muitas pessoas podem te ajudar!
      Sucesso!
      Saludos!

      Excluir
  3. Melissa! Maravilha de blog! Quem me indicou foi a Viviane Larriva (DF) e estou adorando! Estou com proposta de trabalho para Torreon/Matamoros, mas as suas informações de SLP já estão me dando uma boa noção do que encontrarei! Vc conhece alguém na região pra onde vou? Seria bom o contato de alguém por lá! Muito obrigada pelo seu carinho e empenho em manter o blog ativo! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michele! Seja bem vinda! A Vivi é uma querida , já é amiga! Não conheço não, mas vi que você entrou no grupo verdade? Pergunta lá, o pessoal é bem ativo. Besitos e muito obrigada!

      Excluir
  4. Parabéns pelo blog melissa, gostaria de conhecer mais sobre o custo de vida das cidades do México, tem algum grupo Wpp sobre isso?? Grata pela atenção!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns melissa pelo blog, gostaria de conhecer mais sobre o custo de vida de algumas cidades do México,há algum grupo Wpp com mexicanos para falar sobre?

    ResponderExcluir