Morei em Tecámac! Onde? ...
Bom a ideia inicial era escrever sobre algo que marcou minha ida ao México, pensei bastante para escolher um assunto diferente e que eu tivesse conhecimento. E logo me veio a cabeça o lugar que me recebeu com tanto carinho na minha ida ao México, Tecámac .
Para ser mais exata fiquei em Tecámac 6, a cidade me chamou muita atenção, parece cidade de joguinho de videogame, uma gracinha. As casas igualzinhas, a vizinhança bem amigável e unida contra qualquer tipo de crime que venha a atingir as pessoas que ali vivem. As taquerias são simplesmente divinas, me apaixonei pelos tacos al pastor, os lugares simples foram os mais aconchegantes e a comida deliciosa.
Fiquei na casa de amigos, que haviam se mudado a pouco para Tecámac 6, a cidade não fica longe da Capital, eram aproximadamente 24km percorridos até a estação Indios Verdes no Df, esse era meu percurso todos os dias, a gente ia de van e gastava cerca de 14 pesos na ida e mais 14 na volta.
Tecámac é um município de origens pré-hispânicas que foi fundado em 1202 . Está localizado na porção nordeste do estado, e ao norte do Distrito Federal. Tem uma população de aproximadamente 364.579 habitantes (dados do ano de 2010)
A origem do nome do Município vem de tetl= pedra, camatl= boca, que significa na boca de pedra. Já foi chamada de Tecámac de la Santa Cruz, durante o período colonial. Logo após recebeu o nome de Tecámac de Reforma durante as reformas aplicadas por Benito Juárez. Depois foi chamada de Tecámac de Felipe Villanueva que foi um destacado violinista, pianista e compositor nascido em Tecámac. E finalmente em 25 de Abril de 1957 foi denominada de Tecámac, embora ainda seja conhecido como Tecámac de Felipe Villanueva.
A geografia está representada por uma boca aberta com dentes na parte superior e a parte de cima uma mão estendida.
O escudo do Munícipio tem na parte superior um livro aberto, com as palavras lei e cultura, que representam as aspirações do seu povo; Uma faixa com o nome Tecámac; Na parte superior esquerda esta representada a geografia de Tecámac; Do lado superior direito aparecem as plantações de milho que é o principal cultivo da região. Na parte inferior esquerda tem uma lira que representa o ilustre músico e compositor mexicano, Felipe Villanueva, nascido em Tecámac e no ultimo extremo observa-se a frente do Palácio Municipal, que tem uma arquiterura singular.
Os monumentos históricos são grandes atrativos de Tecámac, a maioria das igrejas católicas foram construídas durante o período colonial.
Paróquia de Santa Cruz, é a mais importante do município, foi edificada pelos Agustinos entre os séculos XVI E XVII.
Sobre a cultura, eu pude presenciar a Feria de Los Reyes, que é celebrada no dia 6 de Janeiro onde são exibidas as tradicionais danças de “Moros y Cristianos”. Brinquedos de parque se instalam nas cidades e são realizados shows na praça central de Los Reyes Acozac, onde músicas são apresentadas, além de outras atrações. Também é representada a chegada dos Reis Magos. As crianças se divertem na rua com brinquedos e brincadeiras.
Outra festa importante no Município é a Festa da Santa Cruz, que ocorre dia 3 de Maio, na Igreja de Santa Cruz, com Artesanatos, doces e comidas tradicionais. Conta também com teatro ao ar livre, atividades musicais e culturais.
Escrito por:
Sou a Júlia, tenho 20 anos. Acadêmica em odontologia, mineira, libriana.
Sou apaixonada pelo México e sua cultura. Adoro futebol, cozinhar,
séries, música, viajar e conhecer gente nova, estar com minha família e
amigos. Meu objetivo é me formar e fazer minha especialização na Cidade
do México.
Parcerias do Blog:
0 comentários