Chavela Vargas, um pouco dessa ¨mexicana¨ de Costa Rica.

* por Thais Petranski



Primeiramente, gostaria de agradecer a Mel por querer publicar um pouco da minha história, sem dúvida, a parte mais linda da minha vida. Muitíssimo obrigada!
 
 
 
 


Meu nome é Thais Petranski, trabalho com artesanato em feltro e amo escrever. Moro em São Paulo - Brasil, mas amo perdidamente o México, onde já estive cinco vezes, e foi Chavela Vargas, minha cantora favorita, a responsável por esse amor ao país mais encantador que conheço. Tudo culpa de Chavela! 
Comecei a me interessar pelo México por volta de 2004, quando, em uma noite de sábado, Chavela Vargas invadiu a programação de um canal de TV com sua biografia e sua voz preencheu cada espaço do meu coração imediatamente. Nunca havia escutado aquela voz, e o que senti naquele momento foi tão forte que comecei a buscar mais informações sobre ela. Descobri que ela havia nascido na Costa Rica, mas que, durante a adolescência decidiu partir e buscar sua felicidade e tudo o que lhe faltava em um país que a chamava desesperadamente. O México deu à garota Isabel a felicidade que buscava.  Foi lá que se sentiu amada, fez grandes amigos, onde se tornou cantora e um dos grandes símbolos da música rancheira mexicana, um tipo de música geralmente cantada por homens. Teve como companheiro de boemia José Alfredo Jimenez e Frida Kahlo foi um de seus amores.
 
 
A luz de Chavela em sua casa, em Tepoztlán.
 
 
 
Além de sua biografia, busquei mais informações sobre o país em que ela escolheu viver e descobri os mariachis, o artesanato e o dia dos mortos, foi aí que me apaixonei pelo México. Cada foto, cada vídeo que eu via com a decoração nos cemitérios me emocionava muito e foi em 2008 que passei o dia dos mortos naquele lugar que eu já amava à distância. Mesmo sem falar espanhol, me senti acolhida e fazendo parte daquele mundo colorido com cheiro de copal. Andava pelas ruas como se conhecesse tudo, não me perdi em momento algum. Conheci San Angel e Coyoacán, e até hoje, todos os sábados eu relembro o Bazar del Sábado e as águas de fruta, esquites e chilaquiles. Sinto que foi lá que encontrei a mágica da vida. Eu voltei chorando e com a certeza de que o México sempre estaria de braços abertos para mim.
 Em 2009, decidi que eu deveria agradecer Chavela Vargas por haver me mostrado canções tão lindas e um país repleto de cor e magia, e passei dois dias buscando o local onde ela morava. Não descobri, mas encontrei uma pessoa no México que tinha o sonho de conhecê-la também, entrei em contato com ele para que fossemos juntos em novembro e assim fizemos. Um detalhe importante: ele sabia onde ela morava e participaria de um evento cultural em Tepoztlán que terminaria com uma homenagem a ela.
 
Bastidores do lancamento do CD, com Chavela e Maria Cortina

Beijo sanduíche com Chavela e Guillermo, na casa de Chavela.
 
Antes de viajar, escrevi uma carta me apresentando à Chavela e explicando o porquê de eu querer estar com ela. A carta ficou tão detalhada que se tornou o primeiro capítulo do livro “Siga o seu coração: busque Chavela Vargas! ”, que escrevi para ela contando minha história de busca e gratidão por tudo o que ela havia trazido à minha vida e não sabia, até aquele momento.
 Nos hospedamos em uma casa ao lado da sua e a primeira vez que a vimos foi em uma manhã saindo para ficar no jardim. Vimos uma senhora com vida simples, sem posses e solitária. Nos aproximamos, mas a força que ela emanava era tão forte que não conseguimos chegar mais perto, como se uma redoma de vidro a protegesse. Não é exagero meu, todos os que puderam estar perto dela confirmam isso. No dia seguinte ela nos recebeu em sua casa e pude entregar todos os presentes que havia feito e a carta/livro. E de repente me vi ao seu lado. Senti o seu perfume. Vi seus olhos olharem para mim. Os mesmos olhos que leram a primeira parte do meu livro. E ela disse:
- Ela se apaixonou pelo México.... Os sonhos mais lindos são aqueles que se realizam. 
 
Presentes que levei para Chavela, primeiro dia que estive com ela

Meu maior presente, foi vê-la lendo minhas palavras. Nunca havia pensando em escrever um livro e para ela escrevi logo dois! Sim, há a versão ilustrada do livro em questão, um livro infantil que assim como o outro ainda não consegui publicar, mas não perdi a esperança.
O sonho que sempre foi possível para mim, a busca desesperada por ela se realizava naquele momento. Tepoztlán é um lugar mágico mesmo. O lugar onde viveu uma rainha em seu castelo. Onde os súditos a buscavam.
A oportunidade, concedida a mim, de participar da homenagem à Chavela Vargas em Tepoztlán, foi sem dúvida algo divino. Tanto que sonhei e meu desejo se materializou.
Assim que tudo acontece: se podemos sonhar, podemos realizar. Não existe impossível para quem quer com todo o coração.
Em abril de 2010, meu amigo falou que no dia seguinte seria a apresentação do cd Por mi culpa, de Chavela Vargas, e fui às pressas para a Cidade do México, oportunidade em que novamente estive com minha cantora favorita. Foram dias especiais em que estive cercada de pessoas especialíssimas que me trataram com muito carinho, que me fizeram feliz em diversos momentos. Nomes e companhias importantes como Chavela Vargas, Maria Cortína, Patsy, La Negra Chagra, Mario Ávila, Carol Petersen e tantas outras almas iluminadas que cruzaram meu caminho pelo México. Estive novamente em sua casa, fomos ver Mario Ávila cantar e novamente declarei todo meu amor a ela.
 
 
No palco para homenajear Chavela, em Tepoztlán
 
 
 
Pode parecer, à primeira vista, a declaração de uma fã apenas, mas Chavela não é apenas a cantora que admiro. Refleti muito sobre a mudança que ocorreu em minha vida assim que Chavela "saltou" aos meus olhos, descobri que ela trouxe luz, paz e arte à minha vida. Era isso o que faltava. E o grande estalo veio no momento em que ouvi sua voz pela primeira vez.
A arte a trouxe até mim e fui obrigada a buscá-la no México, para que ela soubesse que havia me transformado através de seu dom.
 
Arte. O que eu sempre soube.
Paz. O que eu mais sonhava e pedia.
 
Vida. O que eu precisava.
Encontrei tudo isso no México, através desse louco amor por essa sensacional mulher chamada Chavela Vargas.
Hoje e durante todos os dias de minha vida, tenho que agradecê-la por isso.
Descobri a magia de estar viva na voz dessa mulher. Ela surgiu em minha vida para que eu compreendesse muitas coisas. E não poderia ser um anjo loiro de olhos azuis que me faria entender. Tinha que ser algo muito forte, muito intenso e quase trágico.
Tinha que ser Chavela Vargas. Sei que de uma certa maneira também fiz parte da sua, levando um pouco de alegria para sua vida simples. E os dias que passei no México foram os mais felizes da minha vida.
Como ela mesma disse, ela não morreu, transcendeu e foi o que aconteceu.
Mesmo não estando fisicamente presente, aqui ela está. Aqui, no México, na Espanha e em todos os lugares onde houver um coração que precise de conforto, a última Xamãna continuará curando os males de amor. Lindas homenagens foram feitas e daqui de longe observei tudo muito emocionada. Ela merece todo o reconhecimento do universo! Sim, ela está em um nível acima dos humanos comuns, como eu e você.
Chavela Vargas: uma mulher absurdamente forte, decidida, simples e iluminada que eu tive a imensa honra de conhecer.
 
Viva sempre Chavela Vargas!
Muito obrigada por ser parte de minha vida. Te amo!
 

En primer lugar, me gustaría agradecerle a Mel por querer publicar algo de mi historia, sin duda, la parte más hermosa de mi vida. ¡Muchísimas gracias!
Mi nombre es Thais Petranski, trabajo con artesanías en fieltro y me encanta escribir. Yo vivo en Sao Paulo - Brasil, pero amo con locura a México, donde he estado por cinco veces, y fue Chavela Vargas, mi cantante favorita, la responsable por este amor al país más hermoso que conozco. Todo por culpa de Chavela!
Empecé a interesarme por México alrededor de 2004, cuando, en una noche de sábado, Chavela Vargas se rompió en la programación de un canal de televisión con su biografía y su voz ha llenado cada espacio de mi corazón inmediatamente. Yo nunca había oído esa voz, y lo que he sentido en ese momento era tan fuerte que empecé a buscar más información a su respecto. He encontrado que nació en Costa Rica, pero que durante la adolescencia decidió irse y buscar la felicidad y todo lo que le faltaba en un país que desesperadamente la llamaba. México le dio la felicidad que la niña Isabel buscaba. Y allá se sentía amada, hizo grandes amigos, se convirtió en una cantante y uno de los grandes símbolos de la música ranchera mexicana, un tipo de música generalmente cantada por hombres. Tuvo como compañero de bohemia José Alfredo Jiménez y Frida Kahlo fue uno de sus amores.
Además de su biografía, he buscado más informaciones sobre el país que ella eligió vivir y encontré los mariachis, la artesanía y el Día de los Muertos, que fue cuando me enamoré por México. Cada foto, cada video que vi con la decoración en los cementerios me ha emocionado mucho y fue en 2008 que pasé el día de los muertos en ese lugar que ya lo amaba desde tan lejos. Incluso sin hablar español, me sentí bienvenida y parte de ese mundo de colores con olor a copal. Caminaba por las calles como si ya las conociera. Estuve en San Ángel y Coyoacán, y todos los sábados recuerdo al Bazar del sábado, las aguas de frutas, los esquites y los chilaquiles. Siento que allá he encontrado la magia de la vida. Regresé a Brasil llorando y con la certeza de que México estaría siempre con los brazos abiertos para mí.
En 2009, decidí que debería agradecerle a Chavela Vargas por haberme mostrado canciones tan hermosas y un país lleno de color y magia, y pasé dos días buscando el lugar adonde vivía. No lo he encontrado, pero encontré una persona en México que también tenía el sueño de conocerle, le envié un correo para que la buscásemos juntos en noviembre y así lo hicimos. Un detalle importante: él sabía dónde ella vivía e iba a participar de un evento cultural en Tepoztlán que terminaría con un homenaje a Chavela Vargas.
Antes de viajar, escribí una carta presentarme a Chavela y explicando por qué me gustaría estar con ella. La carta era tan detallada que se convirtió en el primer capítulo del libro " Sigue a tu corazón: ¡busca a Chavela Vargas!, " le escribí diciéndole mi historial de búsqueda y gratitud por todo lo que había traído a mi vida y no sabía, hasta ese momento.
Nos quedamos en una casa próxima a la suya y la primera vez que la vi fue en una mañana en el jardín. Vimos una señora con la vida sencilla, sin posesiones y solitaria. Nos acercamos, pero la fuerza que desprendía era tan fuerte que no podíamos estar más cerca, como si hubiera una caja de cristal para protegerla. No es una exageración mía, todos los que pudieron estar cerca de ella lo confirman. Al día siguiente nos recibió en su casa y he podido entregarle todos los regalos que le había hecho y la carta/ libro. Y de repente me encontré a su lado. Sentí su perfume. Vi sus ojos mirándome. Los mismos ojos que han leído la primera parte de mi libro. Y ella dijo:
- Ella se enamoró de México... Los sueños más bellos son los que se realizan.
Mi regalo más grande era verla leer mis palabras. Nunca he pensado escribir un libro y ¡para ella escribí dos! Sí, existe la versión ilustrada del libro en cuestión, un libro para niños que todavía no los he logrado publicar, pero no he perdido la esperanza.
El sueño siempre ha sido posible para mí, la búsqueda desesperada por ella se realizó en aquel momento. Tepoztlán es un lugar muy mágico. El lugar donde vivía una reina en su castillo. 
La oportunidade que me han regalado, para participar del homenaje a Chavela Vargas en Tepoztlán, fue, sin duda, algo divino. Tanto que soñé y mi deseo se ha materializado. Así que todo sucede: si podemos soñar, podemos lograrlo. No lo hay imposible a los que quieren con todo el corazón .
 
En abril de 2010, mi amigo me dijo que al día siguiente sería la presentación del álbum Por mi culpa, de Chavela Vargas, y fuí de urgencia a la Ciudad de México, para estar otra vez era con mi cantante favorita. Fueron días especiales en que estuve rodeada de gente muy especial que me recibieron con gran afecto, y que me hicieron feliz en muchos momentos. Son ellos, Chavela Vargas, María Cortina , Patsy , La Negra Chagra , Mario Ávila, Carol Petersen y muchas otras almas iluminadas que se cruzaron en mi camino a través de México . Estuve en su casa otra vez, vimos Mario Ávila cantar y de nuevo le hable de mi amor por ella.
Puede parecer, a primera vista, la declaración de un fan, solamente, pero Chavela no es sólo la cantante que admiro. He reflexionado sobre el cambio que se produjo en mi vida, así Chavela "salto" a mis ojos, ella ha traído luz, paz y arte para mi vida. Eso era lo que me faltaba. Y eso paso así que oí su voz por la primera vez.
El arte la ha traído a mí y me vi obligada a buscarla en México, para que supiera que me había cambiado a través de su regalo.
Arte. Lo que siempre supe.
La paz. Lo que más soñaba y pedía.
Vida. Lo que necesitaba.
He encontrado todo esto en México, a través de este amor loco por esta mujer increíble llamada Chavela Vargas.
Hoy y todos los días de mi vida, tengo que darle gracias por ello.
Descubrí la magia de estar viva en la voz de esta mujer. Ella llegó a mi vida para que yo pudiera comprender muchas cosas. Y no podría ser un ángel rubio con los ojos azules que me harían entender. Tenía que ser algo muy fuerte, muy intenso y casi trágica.
Tenía que ser Chavela Vargas. Yo sé que de cierta manera también hice parte de su vida, el regale un poco de alegría a su vida sencilla. Y los días que pasé en México fueron los más felices de mi vida.
Así como ella decía, ella no murió, trascendió y eso es lo que ha pasado.
Aún que no esté físicamente presente, aquí está. Aquí, en México, en España y en todas partes donde hay un corazón que la necesite, la última Xamana seguirá curando los males de amor. Bellos homenajes se hicieron y desde tan lejos he seguido a todo muy emocionada. ¡Ella merece todo el reconocimiento del universo! Sí, ella está en un nivel a frente del ser humano común, así como tú y yo.
Chavela Vargas: una mujer absurdamente fuerte, decidida, simple y brillante que tuve el gran honor de conocerla.
 ¡Viva siempre Chavela Vargas!
 Gracias por ser parte de mi vida contigo. ¡Te amo!
 
 
 
Texto : Thais Petranski
Blog: siemprechavelavargas.blogspot.com.br
Instagram: thaispetranski 

Share:

0 comentários