Conhecendo meu estado, San Luis Potosí - Sectur SLP

Hola !

Estou sumida, tenho absoluta certeza disso. Um conjunto de fatores externos aliados ao fato de que depois de quase 4 anos de Blog, assuntos ficam bem difícieis para serem transformados em post. Estou nessa etapa de blogueira, aquela que é quase impossível encontrar assuntos que ainda não foram abordados e confesso pra vocês que me dá um certo desânimo.

Mas dia desses estava eu sentada , jantando com meu marido em casa e recebi uma mensagem de Rosy, uma funcionária da Secretária de Turismo de SLP. Ela conseguiu meu contato com o meu grande amigo Raul, que quem acompanha o Blog sabe que ele adora me ajudar.

Ela me propôs um passeio em terras potosinas,  incluindo Haciendas, igrejas, Armadillo de los Infante (que eu já conhecia!) e uma fábrica de bolsas mexicanas de IXTLE. Óbvio que fiquei super animada e confirmei a minha presença. Foi mais legal ainda porque Raul iria nos acompanhar! Um sábado bem agradável fazendo o que gosto: fotografando e conhecendo lugares novos.

Eles foram tão ¨buena onda¨ que passaram aqui em casa me pegar e seguimos pra primeira parada:


Hacienda Corcovada




HACIENDA CORCOVADA (Villa Hidalgo, 45 min de SLP).


O México tem essa tradição das ¨haciendas¨. Umas viraram hotéis, outras estão em ruínas e muitas foram transformadas em cenários para filmes famosos (como Zorro, por exemplo...). Outra prática muito comum é alugar-las para um casamento bem pitoresco, pela arquitetura impecável e o ambiente perfeito.




A Hacienda Corcovada foi fundada em 1790, situada no altiplano potosino. Cada pedacinho dessa fazenda guarda a tradição mexicana, e o que de longe mais me chamou a atenção foram as 4 cozinhas. Eu queria uma dessas, com as janelas e portas abertas permitindo a entrada do sol e a paisagem das primaveras cheias de flores, em várias cores.

Outro ponto que me chamou muito a atenção foi a venda da fazenda, mantida em seu formato original, com porpagandas publicitarias da coca cola por exemplo, de séculos atrás! Parece que você entrou numa máquina do tempo! Ou seja, ela se mantém intacta e com as pinturaas e arquiteturas do século 18.






Eu tirei milhoes de fotos e fica difícil dizer qual eu gosto mais. Fiquei só imaginando como seria um casamento por ali! 







Vendinha original do século 18.

Tudo intacto.



Depois de lá, seguimos pra ....



POZO DEL CARMEN




Pozo del Carmen está no município de Armadillo de los Infante, que já apresentei pra vocês ( CLICA AQUI, pra se situar....). Pra voces terem uma idéia, conta com mais ou menos 450 habitantes! Uma vila praticamente...

O que mais me chamou a atenção foi a Paróquia de Pozo del Carmen, que eu pensei estar abandonada mas fiquei surpresa em saber que ainda oferecia missas a população local. E outro fato muito interessante foram típicos baños romanos que achei por lá! Quem poderia dizer que estariam perdidos no México....rs






Interior do ¨Baño Romano¨


Daí fomos almoçar em Armadillo, e eu comi a típica comida mexicana que gosto tanto no Restaurante 1600. Da primeira vez que fui só fotografei a fachada, mas dessa tive a oportunidade de conhecer a culinária típica que claro, ofereciam variações com tortilla de maiz (milho!). Bem barato e bem gostoso, super indico! 





Yuntas :)

Tostadas


E depois dessa comilança toda, de caminhar e tomar uma cervejinha sentada na calçada em Armadillo, fomos em busca da tal fábrica de bolsas Ixtle em Zaragoza. Demos várias voltas perdidos, mas como se trata de mini cidadezinhas , foi bastante fácil  chegar na tal fábrica, assim, 200 % rústica.

Mas vamos pelo começo: o que são Bolsas Ixtle? (eu mesmo não fazia idéia....) 
São aquelas famosas bolsas que usávamos para ir ao mercado ou a feira, Que são coloridas e aparentam ser de um fio mais resistente, hoje em dia acho super difícil de encontrar. Aquela típica bolsa que a vó vai na feira....rs

Conversando com a responsável da fábrica descobri que são típicas de SLP e são comercializadas e enviadas a todo México, principalmente Acapulco.
Confesso que entrando na fábrica me senti num cenário de novela de época, tudo parado no tempo. E são 100% artesanais , com processos literalmente de fundo de quintal.

Uma ressalva é que a fábrica não está preparada pra receber curiosos assim como eu, então não pareciam muito preparados ou mesmo a vontade com a gente por lá. 


Passo 1











E foi isso pessoal, um dia conhecendo meu estado, as particularidades, em companhia de pessoas que tem os mesmo interesses que eu tenho e tem muito o que ensinar.

Tenho muito o que agradecer a Rosy e ao Raul querido. E muito obrigado a Secretaria de Turismo do estado de SLP, espero que continuem me convidando a desbravar todo cantinho dessas terras :)

Saludos!


Agradecimento:






Share:

0 comentários