Nevado de Toluca - Pontos positivos e negativos.

Esse post já aviso que vai ser longo e cheio de fotos bonitas. 

Eu sempre vi fotos do Nevado de Toluca e morria de vontade de conhecer. Nunca deu certo. Estava navegando nas redes sociais e me deparei com uma agencia potosina oferecendo pacotes relativamente baratos , pra aproveitar as recentes nevadas em Toluca. Aí nem preciso comentar que me animei na hora.  A saída era no sábado de madrugada e a volta na segunda feira, a 1 AM. Isso impossibilitaria a ida do meu marido e da minha filha, mas, nao é o tipo de programa que eles sofreriam em NAO fazer... rs






Estava decidida, eu iria. Mas aí me deparei com um ponto que sempre li a respeito e nunca tinha vivenciado: o fato de ser mulher e viajar com uma agencia que eu nao tinha nenhuma referencia. Deu aquele medinho sabe? Principalmente por ser uma viagem pela estrada de madrugada. Eu tentei checar todas as redes da agencia, li as opinioes, perguntei a amigos se conheciam (ninguém conhecia...), até pros meus contatos da Secretaria de Turismo..... Resolvi arriscar, e , tive a SORTE da minha amiga Flor querer me acompanhar. Deu mais seguranca!






Muito pontuais e organizados ( já gostei!) , saímos as 11:30 pm do sábado. Eu estava tao cansada que quando me dei conta, estava amanhecendo no Nevado de Toluca. Mas deixa eu contar um pouco do lugar pra voces:


O vulcao Xinantécatl, mais conhecido como Nevado de Toluca, se localiza principalmente nos municípios de Toluca e Zinacantepec.
O Parque Nacional Nevado de Toluca tem uma superfície de 51 milhas e é um dos  mais  visitados e atraentes do país. Além disso, ao redor do vulcão, se encontra uma área verde gigante, protegida chamada Parque de los Venados, onde se realizam muitos tours campestres. 
Sem dúvida nenhuma, o maior tesouro do lugar está na sua cratera, o contraste que a luz provoca nas aguas das Lagoas do Sol e da Lua é incrível! No inverno os picos Él Águila e Él Captain se cobrem de neve e proporcionam um espetáculo a parte
Atinge uma altitude de  4680 m ( a minha comparacao era com o Vale Nevado do Chile, mas depois fui ver que lá SÓ tem 2860m ) , a quarta formação mais alta do México  A temperatura média anual é de -4 ° C a 12 ° C. O vulcao ainda se encontra ativo.


Aula dada, vamos para o exercício prático. 

Chegando já de cara, pra chegar no primeiro mirante voce vai ter que subir. Vai olhar e vai falar, ¨Puts tranquilo!¨ Aí que voce tem aquele choque de realidade: 3 passos em quase 5 mil metros de altitude e com um frio de -9 graus, é equivalente a 200 passos correndo na maratona do Atacama. 




Eu estava confiante porque voltei a correr e tinha perguntado para os guias que me comentaram que era uma trilha tranquila. Tranquila pra quem meu Deus? Eu vi todo mundo com o pulmao pra fora do corpo, gente sentada, gente passando mal.

Mas fui, com fé em Deus e pedindo aos anjos, alcancei o primeiro mirante. Aí vem o choque daquela paisagem linda dos dois lagos! Voce tenta sincronizar a respiracao com a emocao, fica sem saber o que fazer.


Vista do Primeiro Mirante


Voce se empolga com a paisagem que está na sua frente, viu que nao morreu, que a amiga atleta ta passando mal também e resolve ouvir o guia e descer nos lagos. Pra descer pra lagoa do sol, a mais linda na minha opiniao , tomei 2 belos tombos entre selfies, fotos, e conversas com Flor. Foi ridículo! rs Hematomas por todo o corpo.


Descendo pra Lagoa do Sol e tomando 2 tombos épicos



 Mas a lagoa do sol é uma das belezas da natureza mais incríveis que já vi! E a luz? É fantástico....


Lagoa do Sol

Lagoa do Sol



De lá fui a Lagoa da Lua, já achando que tava tudo bem. Flor passou mal, aí vi que até pessoas preparadas sentem todas as diferencas de clima.


Indo pra Lagoa da Lua


Lagoa da Lua


Quando eu vi a subida que nos esperava de volta eu tive vontade de chorar, real! Mas nao tinha jeito, nao tinha outra opcao. Ou eu ia, ou ia. Multiplica a subida da piramide do Sol por 100 vezes. Eu literalmente dava 5 passos e parava pra procurar meu pulmao que eu devia ter perdido por algum lugar por ali.... Eu fiquei com medo de passar mal de verdade e nao ter ninguém pra me socorrer, porque é bom ressaltar QUE NAO TEM.




Mas DESPACITO, conseguimos. Doía tudo, tudo mesmo. Olhando a trilha assim, parece curtinha e ridícula de fácil, nao se enganem.... Mas tenho que comentar que me senti ridícula quando estava gritando por uma bomba de oxigenio praticamente e um grupo de montanhistas PASSOU CORRENDO do meu lado. CORRENDO. E eu, nem conseguir sorrir pra foto direito conseguia, minha N SRA do Batimento Cardíaco!





VAMOS AOS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS.


NEGATIVOS

  • Estacionamento. Tem que chegar quase de madrugada pra pegar um lugar acessível e nao ser obrigado a fazer duas trilhas, a dos lagos e pra acessar a van. Aliás, nao se atrevam a ir de carro se nao tem calma de um BUDA. É uma zona, nao tem organizacao nenhuma e voce fica ali, de cara com o precipício. Labirintite óoooooo, maravilhosa. Vale lembrar que é bom chegar cedo também, porque principalmente em temporada de frio e final de semana, LOTA! E pra tirar foto é todo um desafio.
  • Banheiros. Pra falar que nao tem nenhum, tem UM e sem água (filas caracóis) . Imagina o caos. E nao pensa que voce anda um pouquinho e acha um posto ou loja de conveniencia: sao horas de curvas e mais curvas até chegar novamente a civilizacao. Eu quase chorei de vontade de fazer xixi.
  • Emergencias. Se passar mal nao tem o que fazer. Nao tem nenhum postinho nas trilhas, tem uma suposta casinha só no comeco de tudo. Nao tem policiamento nenhum. É voce e voce. Segura na mao de Deus e vai. Eu estava tentando ir embora de la com a van, um caminhao do resgate estava tentando subir pra uma emergencia grave e nao conseguia chegar no cume porque a estrada é mao unica e as pessoas estacionam até nos precipícios. O guia falou que tem muito acidente.
  • Infraestrutura. ZERO. Menos 1. É ¨roooooootttttz. ¨ Nao consigo entender como o México nao investe um pouquinho nesses presentes que a natureza deu pra eles ... Lembrei de como fiquei inconformada na Huasteca Potosina, foi a mesma revolta.
  • Falta de informacao. Nao é qualquer pessoa que pode ir. Nao é fácil pra criancas e bebes (por mais que eu tenha encontrado muitos por lá.....que dó!). Eu perguntei antes qual o grau de dificuldade e me falaram que era tranquilo. NAO É. Passa mal real, tem que ter o mínimo de condicao física. Eu se nao tivesse voltado a correr, nem sei o que seria de mim.


POSITIVOS

  • A gente esquece de tudo aí em cima que eu reclamei e se encanta com a perfeicao da natureza. é lindo mesmo, as fotos nao tem filtro, é a realidade pura.







DICAS QUE EU POSSO DAR


  • Pesquisem sua condicao física antes de ir.
  • Contratem um motorista experiente.
  • Bastante roupa de frio.
  • Levem água , barrinhas energéticas e chocolates.
  • Passem protetor solar, mesmo com temperaturas negativas o frio queima.
  • Mochila o mais leve possível.
  • Calcados especiais para trilhas, NADA de saltos e solas lisas, pelo amor de Deus.
  • Passem no banheiro antes de ir ao Nevado.
  • Levem remédio pra enjoo e dor de cabeca, que geralmente é o que as altas altitudes provocam.
  • Se tiverem um drone pra fotos, levemmmm! E carreguem todos os equipamentos, la nao tem como. Levem até bateria extra.
  • Sozinha nao acho legal ir, me senti muito mais segura com minha amiga.
  • Se acharem que estao muito mal quando chegarem no primeiro mirante, NAO DESCAM.
  • Todo o acesso as trilhas e estacionamentos é gratuito, o que eu discordo, porque se pagassem um taxinha que fosse, melhorariam os servicos.




Meu marido me perguntou se eu voltaria. 
Gente é maravilhoso, é muito bonito, tirei milhoes de fotos.... Mas nao voltaria! :) Nao tenho dúvidas em dizer pra voces que foi o dia da minha vida que mais atingi meus limites físicos e nao sou dessas....hahahahaha. E sou meio neurótica , hipocondríaca, fiquei super preocupada em saber que só helicópteros me salvariam se acontecesse algo ( sou dessas , dramática...).





ps: Tenho que elogiar os servicos da agencia , com certeza farei mais tours com eles, muito pontuais e responsáveis, só me enganaram quanto ao nível da trilha....rs
ps2: TODAS AS FOTOS do post sao minhas!



Mas aí está, outra MARAVILHA do México que eu apresento a voces. Tem mais post bacana vindo por aí, Saludos!










Share:

12 comentários

  1. É ESSE O MÉXICO QUE MAIS GOSTARIA DE CONHECER!Não me interesso por praia nenhuma.Sobre o Nevado desconhecia que esta trilha era tão difícil,sou quase uma preguiça e detesto esportes,acho que pararia até aonde o carro pode subir,ou seja a desconsiderável altitude de 4500 metros e só.Infelizmente problemas familiares atrapalharam meus planos de fazer essa viagem,mas saludos à afortunada Melissa Lima!Isaac Carneiro Victal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isaac! :) Foca aí no seu sonho que mais cedo ou mais tarde , acontece! Vai dar certo! Saludos desde México :)

      Excluir
    2. Gracias,muito me alegram suas respostas sempre rápidas e educadas aos meus comentários,principalmente depois que a gente é roubado e enxerga naufragar os planos de uma viagem ao exterior!Isaac.

      Excluir
  2. Que lugar lindo!!!!! Mas que perrengue einh! Lá não vendem aquelas bombinhas de oxigênio que tem em Cusco? Seria uma ajuda!

    ResponderExcluir
  3. Querida Melissa, seus relatos são sempre muito bem humorados. Você foi muito corajosa pois essa altitude provoca um estrago mesmo. Que bom que foi,fotografou e nos mostrou pois nessa vida eu não vou.
    beijocas

    ResponderExcluir
  4. Acompanhei esse seu passeio pelo insta e adorei! Mas não sei se teria fôlego não. Parabéns. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Gente, que aventura hein! Quanta coragem. Que bom que deu tudo certo. Não sei se tenho essa coragem toda. Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Mel!! Adorei saber mais um pouquinho desse lugar. Já tinha me encantado pelas suas fotos no Instagram... Agora só deu mais vontade!
    PS: que ódio dos montanhistas que passaram correndo! kkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Mel, amei a aventura. Também já fui nesses passeios que dão frio na barriga antes de ir e uma alegria imensa ao voltar. Delícia demais.

    ResponderExcluir
  8. Que lugar mais maravilhoso!!! Confesso que os pontos negativos assustam, mas acho que seria como você, ao me deparar com tanta beleza iria esquecer tudo.

    ResponderExcluir
  9. Fernandagomes.garcia8 de maio de 2020 às 07:32

    Que lindo! Adorei seu texto, divertido. Esses tempos voce postou no stories uma foto sua aí, e eu falei pro meu esposo que quero ir, quando todo esse pesadelo pandémico acabar. Maaaas lendo sua historia, vi que preciso agora, ja, dar uma boa corrida! Adoro seu trabalho.

    ResponderExcluir
  10. Que lindo! Adorei seu texto, divertido. Esses tempos voce postou no stories uma foto sua aí, e eu falei pro meu esposo que quero ir, quando todo esse pesadelo pandémico acabar. Maaaas lendo sua historia, vi que preciso agora, ja, dar uma boa corrida! Adoro seu trabalho.

    ResponderExcluir