Viagem de menor desacompanhado ao Brasil - PASSO A PASSO.





Chegou aquele dia na vida de qualquer mae que voce se da conta que seu filho cresceu. 




Eu estou trabalhando como todos voces que me acompanham sabe, meu marido tambem, e como estou numa área punk coorporativa, sabia que no final do ano moraria na empresa.
Foi assim que numa conversa familiar, decidimos nao punir a Heloisa e deixa-la viajar sozinha ao Brasil, para passar as festas com nossa familia.

Nao era justo eu estar morando na empresa e ela aqui sozinha sem ter o que fazer e eu nao podendo dar a atencao devida. Doeu meu coracao porque foi a primeira vez nos seus 14 anos que nao passamos o Natal juntas, mas ela estaria com a minha familia, o que me confortou.

Acho extremamente cara as passagens nessa época, mas fazia muito tempo que ela queria ir ao Brasil. NA CASA DA VO. Porque eh diferente a vo vir aqui, ela queria ir la. E deu super certo porque uma das melhores amigas dela, quis conhecer o Brasil e aproveitou a oportunidade (a filha da Flor...). Entao ela nao estaria 100% sozinha no processo de embarque, me acalmava um pouco.

Tudo funcionou super bem, achei extremamente eficiente e seguro o processo e acho super valido dividir nossa experiencia com voces.  Vale ressaltar que Heloisa em momento algum se sentiu desconfortavel ou insegura (e eu me assegurava disso de 15 em 15 minutos....rs)

Entao ai vao umas dicas...








PASSO A PASSO:
(Compramos a passagem pela Aeroméxico, sem escalas para facilitar!)


1 -  Preencher a autorizacao online, atraves do site do INM:



Obs: Se o passaporte foi emitido no Consulado do Brasil NO MEXICO, colocar pais de emissao do passaporte BRASIL.

2 - Imprimir 3 copias do documento.

3 - COPIAS EM PRETO E BRANCO dos documentos do responsavel e do menor: passaporte e visto de residente.

4 - Levar para revisao no INM (levamos no proprio INM do aeroporto de SLP), antes da data de viagem. Depois de revisado , o responsavel e o menor assinam com CANETA AZUL (!) as cópias. Os documentos sao carimbados, a imigracao fica com uma via e te entrega as outras duas.

5 - Pagar a custodia. (Voce pode fazer via telefone com a cia aérea ou ir ate o escritorio físico da cia). Pagamos 150 dólares por trecho. Nao saberia dizer se pode ser feito o pagamento na hora, mas , aconselho que ja cheguem com tudo ok.

6 - Chegar com 3 horas de antecedencia no guiche da cia. No caso da Aeroméxico, usamos a fila dos servicos especiais.

7 - Entregar uma via da autorizacao  (INM) e o menor viajara com a 3. via.

8 - O funcionario preenchera a UNMR, outo documento da cia aérea. Ele preenche os dados do voo e voce os dados de quem esta entregando o menor, e de quem ira recebe-lo do Brasil (Nome Completo, telefone, endereco) e assina.


O funcionario monta um dossie do menor, que viajara com um cracha com todos os documentos (pendurado no pescoco do menor).






Eh definida uma hora pra voce encontrar com a primeira pessoa que será responsavel pelo menor durante a viagem (sao varios, acompanhando em cada etapa do embarque). Cada pessoa que eh encarregada de uma etapa, assina o documento.

Quem recebe a crianca, tera que se apresentar no portao do desembarque, normal, com seus documentos em maos. O menor estará acompanhado de um funcionario que checa o nome e faz com que a pessoa assine que esta recebendo o passageiro.

Heloisa me disse que tudo foi feito pelos funcionarios:  apresentacao de passagens, imigracao, malas inclusive te levam ate seu lugar no aviao e a aeromoca se apresenta e diz para que qualquer problema chamar-la.  O menor fica sentado no fundo do aviao, próximo ao QG das aeromocas.

Disse que foi organizado e em nenhum momento se sentiu perdida.


Entao, resumindo: FUNCIONOU.


Curiosidade: Achei estranho que nao eh necesario que o PAI E A MAE sejam os responsaveis pelo menor. Qualquer adulto que seja citado e apresente os documentos requeridos pode ser.



Nao me arrependi em nenhum momento e Helo passou dias incriveis por la :)


Aos poucos vou voltando a postar por aqui.

Saludos.






Share:

0 comentários