De repente....Tudo pelos ares! - FURACÕES!

O mundo ontem voltou os olhos pro México.

Só se falava em México, mas propriamente dito, em "Huracán Patricia". 

Eu perdi as contas de quantos amigos me ligaram, me escreveram , se preocuparam com a gente! Porque qualquer um que visse as notícias , o estado de emergência nas cidades, ficaria em pânico! Seria o maior , mais forte e mais devastador furacão do ocidente! E pelas fotos de satélites via-se que ele era mil vezes maior que o Katrina.




A televisão noticiava que os ventos bateriam na Costa em 320 km/h!!! Ou seja, seria mais que o nível máximo, o 5.





O México tem disso. Fenômenos naturais. Então todo mundo que vive aqui está sujeito a TERREMOTOS , tsunamis e furacões. A época de furacões no país vai de agosto a outubro, mas acho válido ficar atento de junho a novembro. Mas eu vou marcar minha viagem nas férias e vou dar de cara com um furacão?
Não necessariamente!!! É bom sempre ficar atento as previsões e saber que essas épocas são mais propícias.


Furacão Alex - Monterrey 2010 - Foto: David Gomez

Furacão Alex - Monterrey 2010 - Foto: David Gomez

Furacão Alex - Monterrey 2010 - Foto: David Gomez



Para nós brasileiros é um desespero a parte. Eu não lido normalmente com isso! Mas me espantei mesmo foi com a organização da coisa! Tudo que foi avisado em cima da hora, mas, muitas medidas foram tomadas para deslocamento da população. A cobertura foi 24 h!

Eu moro em San Luis Potosí e afortunadamente, o impacto desses fênomenos por aqui é mínmo, mas de verdade me desesperei por Vallarta , adoro aquele paraíso!


Estes foram os furacões mais devastadores registrados no México:

JANET 27/09/1955 - O primeiro que teve seu registro como categoria 5, no sul de Quintana Roo. Chetumal, a capital, foi devastada (maioria das casas eram de madeira). Muitos mortos e destruição.

MÉXICO  29/10/1959 -  Até hoje, é considerado o mais forte do Pacífico, categoria 5 também (ventos de 260 km/h), em Manzanillo.

BEULAH 16/09/1967 - Atrtavessou o norte de Quintana Roo até Cozumel. Categoria 5, atingiu o noroeste do México e o Texas.

LIZA 30/09/1976 - Golpeou a península da Baja Califórnia, mais de mil mortos.

GILBERTO 14/09/1988 - Tocou a terra na ilha de Cozumel, depois arrasou Cancún e voltou ao Atlântico, onde atingiu o noroeste do México. Atingiu Monterrey, deixando 200 mortos.

PAULINA 8/10/1997 - Atingiu Oaxaca e Guerrero. Houve também deslizamento de terra em Acapulco.

WILMA 21/10/2005 - O mais destruidor que tocou as terras do México. Chegou por Cozumel e depois arrasou por mais de 48 horas Cancún e a Riviera Maya. Destruiu a zona hoteleira de Cancún.

MANUELA E INGRID 09/2014 - Foram dois, um na Costa do pacífico e outro no Golfo do México ao mesmo tempo.


O Patrícia felizmente não entrou na história como o mais devastador e o impacto foi bem menor do que o esperado, pois dizem que ela perdeu força e foi detida pela "Sierra Madre Occidental". Um amigo me disse que o México tem 2 grandes serras que o protegem. Fiquei feliz com a foto de hoje, em Vallarta (Clica aqui pra conhecer esse paraíso!)....


Porque ontem, as imagens transmitidas me deixaram bemmmmmmmm chocada:






COLIMA - HURACÁN PATRICIA

Foi muito bom saber que tudo deu certo no final, e que muitas, MUITAS pessoas procuraram saber da gente. Me senti muito abraçada. Mas de verdade, não desejo essa sensação de impotência a ninguém. Pra mim é uma novidade ter que lidar com isso! Algo que realmente eu não faço questão nenhuma e nem quero me adaptar. É muito ruim saber que um dia, isso pode realmente te afetar.



Dicas pra enfrentar esse tipo de situação:

Antes do Furacão

– Prepare um “kit” de emergência.
– Verifique, com antecedência, a validade e a cobertura da sua apólice de seguro;
– Combine antecipadamente com familiares e amigos que vivam em outras áreas da cidade a possibilidade de hospedagem, na hipótese de sua residência estar localizada em região de evacuação (h
– Tenha sempre registrado um número de telefone de fora do Estado, para comunicação com amigos e familiares;
– Acompanhe permanentemente os noticiários locais ou registre-se para receber alertas sobre furacões ou tempestades tropicais;
– Obedeça fielmente às instruções dos órgãos oficiais, transmitidas via rádio/TV/jornais/internet;
– Mantenha sua família informada de todos os acontecimentos e instruções;
– Em caso de alerta de furacão, mantenha dinheiro e documentos acondicionados em bolsas ou embrulhos de plástico, para evitar que sejam danificados por excesso de umidade;
– Em caso de alertas de furacão, mantenha cheia d’água a banheira e outros recipientes de grande volume para uso comedido durante e após a tempestade;
– Cumpra as determinações de evacuação;
– Informe-se antecipadamente sobre os abrigos públicos mais próximos de sua casa, por meio de páginas oficiais;
– Providencie, com antecedência, um lugar para deixar os animais domésticos (animais domésticos não são permitidos nos abrigos da Cruz Vermelha, nem na maioria de abrigos de outras instituições);
– Apare as árvores de sua propriedade – árvores bem aparadas resistem melhor às ventanias;
– Mantenha sempre cheio o tanque de combustível do seu veículo;
– Não instale geradores dentro de sua residência ou em lugar sem ventilação, pois há perigo de explosão, emissão de gás carbônico, entre outros;
– Retire todo o lixo da residência e do jardim.  (miameeflorida.com)





Share:

0 comentários