Viva La Vida, a suposta ¨última¨ tela de Frida Kahlo.







Eu adoro Frida Kahlo , ou melhor, sua história de vida. Como pintora tenho a audácia em dizer que nao se trata de minhas favoritas. Achei que era por nao entender suas obras, e, pesquisei muito sobre elas. Continuei nao gostando.
Acho muito interessantes, mas, eu sempre uso a pergunta ¨Colocaria na minha casa?¨ como parametro, e a resposta é nao! Posso ser apedrejada depois de declarar isso, mas, gosto nao se discute!
Resolvi fazer esse post, pra mostrar algumas curiosidades sobre uma de suas maiores obras , mundialmente reconhecida. Eu escolhi essa , porque para mim, é bem interessante! Falarei de outras depois....


Entao, vamos recordar tudo que aprendi nos meus cursos de arte pelo país, e se alguém tiver algo mais a acrescentar, vou adorar saber.


VIVA LA VIDA


Óleo sobre fibra dura 59,5 x 50,8 cm.
Museo Frida Kahlo
Coyoacán, México


A melancia, uma das frutas que remete ao verão, é protagonista do último trabalho que Frida Kahlo assinou. E eu digo "assinado" porque os especialistas em arte, não estao de acordo com a data dessa tela. No ano anterior, Frida teve sua perna amputada. O humor do artista diminuiu muito e a forte medicação que ela tomou pela dor que sentia, a impediu de pintar como antes. Suas últimas pinturas não têm nada a ver com essas melancias, se comparadas com outras, esta tinha qualidade muito melhor, parecidas com as de 2 anos antes.... Por esse motivo, algumas pessoas pensam que VIVA LA VIDA, tenha sido pintada antes, quando tinha maior qualidade de vida e nao estava sob efeitos de fortes remédios.




O que é certo é que oito dias antes de morrer (provavelmente por suicídio ),  ela pegou seus pincéis e escreveu sobre a polpa vermelha da melancia "Viva la vida / Frida Kahlo / Coyoacán 1954 México"
Nas representações mexicanas populares do Dia dos Mortos, a melancia aparece freqüentemente associada às figuras das caveiras. Portanto, o tema escolhido por Frida não foi acidental. Este quadro, se foi pintado antes ou  na data mencionada, é a sua despedida da vida. 

Colorido e otimista, como ela tentou ser, apesar de tudo que sofreu em sua vida.

Frida, nos últimos anos de sua vida, pintou natureza morta. Frutas que ela arrumava na mesa de cabeceira, devido à incapacidade de sair da cama devido à polio e aos problemas de coluna.






CURIOSIDADE:



Chris Martin, o vocalista da banda Coldplay, em sua segunda visita ao México em 2007, comemorou seu aniversário e veio promover seu álbum X & Y.  Durante o fim de sua estadia no México, foi a Casa Azul de Frida Kahlo. Eis que conheceu o quadro e decidiu que o nome de seu próximo álbum seria Viva la Vida.

Quando perguntaram sobre o nome do álbum, Chris Martin explicou que se refere à força de Frida Kahlo, que teve que suportar a poliomielite, uma espinha quebrada e uma década de dor crônica. "Ela passou por muitas coisas, é claro, e então ela começou a pintar uma tela em sua casa que dizia 'Viva la Vida', Adorei a audácia disso ".







Entao, acho a história da tela linda, mas, nao saberia coloca-la na minha casa. E vc ?

Share:

1 comentários

  1. Mel, partilho o mesmo sentimento que você...
    Amo a Frida e tudo o que ela representa, mas não curto muito os quadros dela.
    Não digo que é pela técnica, porque até acho muito boa, mas sim pelo tema tratado por ela. Acho muito mórbido! É como se eu conseguisse sentir toda a dor que ela sentiu! Me deixa triste, sei lá...
    Então também digo, não colocaria na parede da minha casa!
    Mas o amor que eu sinto pela história, pela luta e pelo exemplo, é enorme! Defendo com unhas e dentes!!! <3
    Beijos

    ResponderExcluir