Guia San Luis Potosí: Museu Leonora Carrington.


Primavera, duas semanas de férias da criancada (Spring Break), um calor infernal e eu inventando programas acessíveis pra combater o tédio. 

SLP é uma cidade repleta de museus e programas culturais e fazia um tempo que eu via uma publicidade muito grande em cima de um novo museu de uma mulher que eu nunca tinha escutado falar, nem nas minhas aulas de artes: Leonora Carrington. Óbviamente nao era mexicana, entao fiquei um pouco confusa.

Eis que recebo uma ligacao da Secretaria de Turismo, me convidando pra inauguracao do museu. Infelizmente eu nao pude ir com a imprensa local, porque foi justo o dia em que tive que comparecer no INM, por conta de tirar as digitais. Mas, isso nao impediu que eu me programasse pra conhecer o museu.


O museu fica no Centro de Artes de SLP, lá mesmo onde eu estudava.  Minha filha e eu chegamos bem cedo, para evitar o calor, muita gente e filas.

Post Centro de ArtesCLICA AQUI!

O valor da entrada é de 50 pesos,  R$ 8 mais ou menos  reais (!).






Vou contar pra voces um pouco que descobri sobre Leonora Carrington:






Leonora Carrington (Lancashire, Inglaterra, 1917 - Cidade do México, 2011) foi uma das artistas mais proeminentes do movimento surrealista. Ela produziu pinturas, esculturas, gravuras, têxteis, jóias e escreveu dramaturgias, romances e histórias. Ela foi associada com os mais destacados artistas surrealistas de sua época, entre eles Max Ernst, Remedios Varo, André Breton e Luis Buñuel.
Carrington produziu obras que misturam autobiografia e ficção, o cotidiano e o mágico. Suas obras são povoadas por seres fantásticos, muitas vezes animais intermediários que se referem à mitologia celta, hermetismo, cabala e literatura fantástica.

(Fonte: www.leonoracarringtonmuseo.org)


Pausa pra pergunta.... mas o que é SURREALISMO?


Surrealismo foi um movimento artístico e literário de origem francesa, caracterizado pela expressão do pensamento de maneira espontânea e automática, regrada apenas pelos impulsos do subconsciente, desprezando a lógica e renegando os padrões estabelecidos de ordem moral e social.
A origem do termo "surrealismo" ocorreu em 1917, através de G. Apollinaire, sendo uma palavra com o significado de "o que está acima do realismo". Apesar disso, enquanto movimento artístico e literário, só surgiu em França na década de 1920.
O surrealismo tinha como objetivo ultrapassar os limites à imaginação que tinham sido criados pelo pensamento burguês e sua tradição lógica e pelas ideias artísticas que estavam em vigor desde o Renascimento.

Principais características:

  • Livre Expressao do Pensamento.
  • Influencia das Teorias de Freud.
  • Realidade Superior
  • Valorizacao do Inconsciente e do sonho.
  • Utilizacao de Elementos Abstratos.

Obra “Persistência da Memória” de SALVADOR DALI.



Voltando a Leonora...

Descobri aí mesmo no museu, que Leonora era britanica e se naturalizou mexicana. O museu foi uma iniciativa do filho da artista, Pablo W. Carrington, com o atual governador do estado.


O museu é um espaco lindo e muito bem funcional/explicativo. Pra comeco de conversa, as paredes das salas sao da cor ¨rosa mexicano¨ e constrasta com a cor bronze de suas esculturas, coisa linda!






O espaco (que como já contei pra voces, era uma antiga penitenciaria) conta com 4 edifícios, cada qual com 20 salas (antigas celas....). Todos se encontram em um pátio central, com uma enorme escultura da artista e 4 áreas cobertas (cada uma com sua escultura!).



Escultura no Pátio Principal.








O espaco conta com cursos, bibliotecas, vídeos, desenhos, muitas (muitas!) esculturas e tem como objetivo tornar-se um espaco onde seja estudado o SURREALISMO, transformar-se em uma referencia no assunto! (esse tipo de movimento artístico é muito presente no México, aqui em SLP principalmente, lembram dos jardins de Edward James? Pois bem, os dois eram amigos!!!  Tem post no Blog....)


Post Jardins de Edward JamesCLICA AQUI!









Adoramos de verdade! Muito bem feito.
E voces podem aproveitar e conhecer o Centro de Artes, que é muito bonito.








Pausa pra uma confissao: Foi um dia bem triste pra mim, que descobri que minha filha ama museus, mas, morre de vergonha do fato da mae aqui, tirar foto de tudo! Ela se afastava de mim, fugia! Fiquei bem chateada, porque é meu ¨trabalho¨ pra passar pra voces que sempre me acompanharam né?
É um hobby que gosto muito.
Adolescencia chegando....será que sobrevivo? rs

Espero que tenham gostado do museu, assim como eu.

Saludos!






Share:

0 comentários