Guia San Luis Potosí - Real de Catorce

O Blog tá cada vez mais com dicas de turismo.


E eu tenho adotado uma filosofia nova: vou terminar de conhecer esse país todinho. Vai saber até quando eu vou morar aqui né? E me faltava um destino muito turístico , aqui do meu estado: Real de Catorce. Ninguém se conformava que eu ainda nao tinha ido pra lá! E como surgiu a oportunidade de um passeio de um dia, chamei minhas amigas e deu certo!

Mas Mel , por que voce nao foi em família? Porque esse passeio é um típico passeio que meu marido e minha filha nao curtem muito, e quando vao é pra me agradar. E vamos combinar que sair só com amigas faz muito bem né? É risada na certa.






Eu e mais 3 amigas saímos daqui de SLP bem cedinho, as 5 da manha. Fomos em excursao, com onibus fretado pra lá. Foi uma viagem super tranquila, e eu que nunca durmo, só acordei no meio do deserto, na porta de Real.


Real de Catorce parece ser uma cidade fantasma , zero tecnologia . E é. Um daqueles lugares no México com uma vibração muito forte, com uma cultura Huichol super presente , dá a impressao que voce chegou em algum cenário de filme antigo, algo parado no tempo.
Localizado a mais ou menos 3 horas da capital, SLP,  o ¨pueblo¨ mantém suas ruazinhas de pedra*, que guardam toda a história desse povo mineiro (minas de prata).  Há mais de 100 anos, as minas estao desativadas, e hoje Real é um dos Pueblos Mágicos do México.






ruazinhas de pedra*: primeiro erro crucial dessa que vos fala. Nao sei o que pensei, mas fui com uma bota de 3 dedos de salto quadrado, super confortável. Resultado: fiquei 3 dias sem andar de tanto que doeram minhas pernas. NUNCA, NUNCA, vá pra lá de salto. Esqueca!





Mas o que tem pra fazer em REAL DE CATORCE?


1 - Túnel OGÁRRIO

Se trata do principal acesso à cidade,  inaugurado em 1901 e dizem que seu construtor era natural de Ogarrio, Espanha, chamado Vicente Irízar. O túnel tem uma extensão de 2.3 km, uma das mais longas do México, aí passava uma ¨tranvía¨ (bonde) e quando você entra, pode ver diferentes túneis que funcionavam para a extração dos minérios. 
A gente tinha a opcao de pagar 15 pesos e ir de carona, mas, aventureiras que somos, fomos andando (foi aí que soube que iria morrer com minhas botas nada aproriadas....).
O túnel parece nao ter fim e é zero luz natural. Pode ser um problema para quem tem claustrofobia.






2 - Calle Lanzagorta.

Esta é A RUA principal de Real de Catorce. Sabe quando a gente se refere a uma cidadezinha de uma rua só? Pois aí é quase literal. Cafés, alguns hotéis e restaurantes, estao localizados nessa ruazinha. Podem visitar a igreja, a casa da moeda ou o centro cultural.
Se voce buscar fotos de Real, essa rua é a onipresente.








3 - Igreja da Virgem de Guadalupe e Cemitério.

Esta igreja fica dentro do cemitério da vila, e parece um programa bizarro mas nao é. Dentro da igreja há alguns túmulos, 72 para ser mais exato, a maioria são de personagens importantes na história do Real  que foram autorizados a serem enterrados por  lá. Também tem murais com temas religiosos que foram pintados há muitos anos e que estao tentando conservar. Quem viu Coco, o filme da Disney, vai notar algumas semelhancas.


Reparem no chao, sao túmulos dentro da igreja.






4 - Passeio de Willys





Esse foi o passeio que mais nos divertimos.
Os famosos Willys, veículos 4 × 4 dos anos 60 onde a gente pode ir na parte de cima, apreciando toda a vista do ¨Cerro del Quemado¨ e tendo muitas vertigens e medo de despencar lá de cima....rs 
Sério, a gente se matou de rir. É muito divertido. Cabem 12 pessoas no jeepinho, 6 em cima e 6 embaixo, óbvio que fomos em cima (pagamos 150 pesos por pessoa, para um tour de 3 horas!)







O Cerro del Quemado, também conhecido como Wirikuta, a área sagrada  Huichol , que tem uma flora e fauna típica do deserto, e é possível encontrar o famoso PEYOTE (uma planta sagrada usada pelos Huicholes para receber o "Presente de ver¨ em seus rituais e crenças, e também utilizado para fins medicinais). 

O peyote é um cacto que tem efeitos alucinógenos BEM fortes, e está proibido o uso para quem nao tiver autorizacao. Apresentaram pra gente 3 tipos, um inclusive pode levar a morte.  O guia comentou com a gente que o efeito do peyote pode durar até 17 horas , alucinando. É super controlado a utilizacao do mesmo, como comentei, só algumas pessoas podem utilizar-los.



Peyote é esse cacto enterrado no solo.




Nesse lugar você terá uma vista incrível, pode se deparar com oferendas e terá que respeitar tudo que encontrar nessas colinas! 
Nesse mesmo passeio paramos em uma estacao de trem e um pueblito, e uma mina abandonada :)












Super recomendo, aproveite para tirar muitas fotos de paisagens de tirar o folego!






Dicas para visitar Real de Catorce:

  • Use roupas confortáveis para esta viagem, você vai aproveitar muito mais. Chapéu,  , sapatos confortáveis (!), protetor solar.
  • É preciso LEVAR dinheiro suficiente porque não EXISTEM bancos e quase nenhum lugar aceita cartao de crédito, há apenas um caixa na presidência municipal.
  • Transporte nos willys custa aproximadamente $ 50 pesos e carona nas caminhonetes, $ 15.
  • Dentro do túnel carros podem passar em uma única direção, há guardas em cada entrada que organizam a entrada e a saída.
  • O túnel pode ser fechado para evitar o congestionamento dentro da cidade que é muito pequena, então é melhor tentar evitar feriados para visitá-lo.
  • Nao existem baladas ou lojas de marca. É bem rústico o passeio.
  • Quase nao tem sinal de wifi, voce fica offline.


Hotel que eu achei bonitinho:  Hotel Shantiniketan.  (Clica!)
Eu invadi o hotel pra tirar fotos do pátio e vi que os quartos e restaurantes sao bem decorados e super agradáveis.







Café que eu gostei: El café Azul. ((Clica!)
COMAM  o bolo de cenoura de lá. É muito , muito bom, o dono é um suico, 
Fujam do café RealBucks. Apesar do nome ser engracadinho e tudo, o servico é horroroso e a comida ruim.





Agencia de Turismo em SLP: Adventure Time SLP. ((Clica!)
É a mesma agencia que fui ao Nevado de Toluca, lembram? Pois bem, virei cliente e nao estou sendo patrocinada! Super confiáveis e com bons precos, falem que eu indiquei voces ao Gustavo! :)


O pueblito é bem alternativo e cheio de gringos com dreads no cabelo, tocando violao, vendendo comida vegana e fazendo massagem nas ruas (!). Uma VIBE bem hippie.





O fato de eu estar com amigas muito queridas e que topam tudo ajudou muito. Deu até dor na barriga de tanto rir! :) Adorei meu domingo alternativo. Se quiserem mais infos do passeio que eu fiz, é só checar meus stories fixos no INSTAGRAM .







Até o próximo passeio pessoal! (e olha que tá próximo :) )






Share:

4 comentários

  1. 1º Ponto: Amei essas pedras! São lindas e dão um charme a mais nas ruas!!!
    2º Ponto: Sua bota pode ter te matado, mas ficou MARAAAAA com o look! Ela que deu um toque Indiana Jones!!! ;)
    3º Ponto: Melhooor foto do ano essa sua encima de um Willy!!!!
    4º Ponto: Eu PRECISO conhecer esse lugar!!! Foi para o meu TOP 1 de lugares próximos ao CDMX que irei na minha próxima visita!!!
    Adorei o passei e essa cidadezinha! E dar risada com as amigas é a melhor coisa do mundo!!! Bjs Melzita!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beu, voce é demais! rs Venha pra ca que eu te levo :) Beijos (mas vou de tenis de montanhismo...hahahahha)

      Excluir
  2. A Melissa deve ser a única brasileira a mostrar esses lugares para nós escrevendo em português,parabéns.Li que a altitude da cidade é de 2700 metros chegando até 3000 metros ao redor.Também me interessei pelo peyote,gostaria de provar,mas em doses homeopáticas...Isaac Carneiro Victal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, ria alto agora Isaac! Será que sou a única ainda? DEve ter mais gente agora, há 5 anos atrás nao tinha nao! E cuidado com o peyote, falam que é muito forte! Eu tenho medo....rs Saludos!

      Excluir