Tlacotalpan - Veracruz (Parte 2)




Depois de muitos imprevistos que aconteceram (farei post especial porque olhaaaa!) eu finalmente embarquei para Veracruz com alguns instagrammers, que logo de cara já gostei deles!
Sentei no aviao e pensei, poxa vou aproveitar e dormir. Ledo engano. É muito rápido o voo da CDMX para Veracruz, minutos! Voamos de AEROMAR (clica!) Quando pisquei senti o clima úmido e quente de cidades de praia. E nem preciso comentar que meu cabelo já se rebelou, WELCOME  TO THE BEACH! :)





Estavam nos esperando a Mari (quem me convidou) e a Fer, ambas seriam nossas companheiras nesses dias em Veracruz. Precisando de energia que estávamos, paramos no tradicional ¨Café de la Parróquia¨ , um símbolo de Veracruz que requer post próprio, mas esse é pra falar da minha próxima parada: TLACOTALPAN.

Demorei um bocado pra conseguir falar esse nome que eu nunca tinha ouvido! E nao sei como , porque esse lugar é exatamente o que eu mais amo no México: Pueblos, cores, gente simpática, arquitetura linda e muita história! E preciso ressaltar que até agora ¨Tlaco¨ é o lugar mais colorido do mundo.





Tlacotalpan é um destino lindo para desfrutar da encantadora atmosfera ¨jarocha¨. Está localizado a  90 km do Porto de Veracruz e a 500 km da Cidade do México. Seu Centro Histórico foi declarado em 1998 Patrimônio Cultural da Humanidade ( e isso eu soube na hora em que cheguei, quando fiz um stories falando que estava num Pueblo Mágico, e rapidamente um seguidor veracruzano me corrigiu...).






Sua arquitetura impecável,  com arcos e casas com fachadas de  cores fortes,  com enormes janelas gradeadas, me consquistaram assim que pisei na pracinha principal! E parece que estava todinha lá pra mim! Até esqueci que estava a 48 horas sem dormir e de calca jeans num calor de 43 graus.

Terra do compositor mexicano conhecido como "El Flaco de Oro", Agustín Lara (alguns dizem que ele é chilango...rs) e da famosa festa da Candelária: Aqui, todo 2 de fevereiro, acontece uma das festas mais importantes da Virgem de la Candelaria de todo o país. O rio Papaloapan fica repleto de barcos para o desfile tradicional em homenagem a Virgem.


Mas o que fazer em TLACO?


1 -  Andar de bicicleta FOFA na cidade!

O ditado é super verdadeiro: quem uma vez andou de bicicleta nunca esquece! Calor desesperador, calca jeans e 15 anos sem andar de bicicleta (ou mais!). Mas nem liguei e fui que fui, e é uma delícia! 
Voce pode alugar as bicis em frente ao Palácio Municipal que está na pracinha principal.









2 - Plaza Zaragoza. 





Tem o estilo de um parque inglês, com bancos, quiosque do século XIX e dá um ar característico de cidade costeira. Sem contar que o piso é em mármore.
Um fato interessante é que a cidade foi planejada para prevenir incendios e ao mesmo tempo aliviar o calor e proteger das chuvas.


Foto incrível do meu amigo @luioortega ! UAU!



Voce vai notar que as casas sao espacosas e com jardins . Aí mesmo na praca voce vai ver o Palácio Municipal,  uma obra do ano de 1849, digna também de ser visitada (aliás, se voce entra no Palácio, a vista que se tem da Plaza Zaragoza é incrível.



Palacio Municipal.


3 - Templos.

Aí mesmo na plaza, voce vai encontrar 2 igrejinhas lindas: Paróquia de San Cristóbal e Templo da Virgem da Candelária. A primeira, foi uma das últimas obras do período ¨virreinal¨. Em seu interior há uma tela da Virgem de Guadalupe, muito antiga, que pertenceu a uma casa de repouso de frades.
Já o Templo da Virgem da Candelári foi construído porque houve uma doação da imagem catalã de Nossa Senhora da Candelária, há mais de 200 anos. Ambas muito bonitas.


Templo da Virgem da Candelária

Templo da Virgem da Candelária

Paróquia de sao Cristóvao



4 - Passear pelo rio Papaloapán.

O Papaloapan ou Rio Papálot, que na língua náuatle significa borboleta, percorre mais de novecentos km em direção ao Golfo do México. É só se dirigir ao malecón e pegar um desses passeios com simpáticos mexicanos que adoram uma prosa (e versos do ¨flaco de oro¨)
Nesse passeio eu conheci Tlaco de outro angulo, e muito bonito: a parte de trás das casas onde muitas delas contam com lanchas particulares que aí ficam ¨estacionadas¨. Sao casaroes lindos, imensos, bem cuidados, e nos proporciona uma vista tao incrível!








Esses foram os programas que eu mais gostei, mas ainda tem muita coisa pra fazer: saborear a culinária local no malecón da cidade (típica ¨ribereña¨)...

Sugestao : Hotel e Restaurante Doña Lala (Clica!)








... andar de turibus conhecendo um pouco mais da história e seus prédios e pracinhas históricas, provar dos sorvetes locais, percorrer as lojinhas, os museus, o teatro...





Tranquilamente será um dia  um super gostoso, e te renderá muitas fotos, porque é impossível nao tirar uma boa foto por lá! :)

Esse lugarzinho mexicano em Veracruz, definitivamente, conquistou meu coracao.



Espero que voces se animem em conhecer, e me contem o que acharam!


Quem quiser conhecer mais de Tlaco, vai lá na minha conta do Instagram , @viviendoenelmexico, tem uma pastinha fixa de stories de Veracruz! Muitos videos :) E aprooveita e da aquela forcinha pra gente né?


Apoio:

















Share:

6 comentários

  1. Nunca tinha ouvido falar dessa cidade! Que simpatia!!! Fiquei imaginando o quanto deve ser "chato" morar nessas casas com fundos para o Rio... Rsrsrs. Decididamente precisamos conhecer o Mexico!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma cidade fofa do México que entra para a lista de desejos. Fui até procurar no mapa para ver onde fica!!

    ResponderExcluir
  3. Achei a cidade de um colorido incrível. Já ganhou o meu coração. Eu nunca tinha ouvido falar, mas já gostei.

    ResponderExcluir
  4. Uau o nome é difícil mas a cidade é linda e a comida parece deliciosa. Adorei saber que o centro é patrimônio da humanidade.

    ResponderExcluir
  5. Quando eu li "nem preciso comentar que o meu cabelo já se rebelou" só lembrei do meu! hahaha. Muito verdade! Basta chegar em lugar com clima úmido e quente que páaaa.. Fiquei encantada com essa arquitetura! Principalmente por ser tudo tão colorido. Confesso que nunca tinha ouvido falar mas é sempre bom novos destinos!

    ResponderExcluir
  6. Como eu amo as cores do México!!!
    Não conhecia essa cidade, mas já gostei!!! Vou correndo ver seus stories para conhecer um pouco mais.
    Beijão

    ResponderExcluir