6 meses em PACHUCA DE SOTO - Um pouco sobre a cidade que vivemos.

Hola pessoal!  Muito tempo sem escrever, mesmo. Perdi totalmente a inspiracao, confesso que pensei várias vezes em desaparecer das redes sociais, deletar Instagram, Blog, Face... O tempo em excesso faz a gente pensar e repensar muito.

Hoje deu vontade de escrever de novo (que bom que nao deletei o Blog, que lutei pra ter ele de volta depois daquela denuncia anonima tao infeliz!). 

Já completamos 6 meses em Pachuca, e me dei conta que nao fiz nenhum post apresentando minha nova cidade para voces. Sei que muita gente me segue e le meus textos, desde sempre. Tenho que pedir desculpas, mas, foram meses esquisitos: uma mistura de saudades, de estranhamento, de busca, de nao saber o que fazer da minha vida depois dessa mudanca tao radical.




Mas vamos lá! Como voces sabem mudei no comeco da pandemia. Comecei a viver em uma cidade nova numa situacao totalmente bizarra, onde a vida social estava suspensa em 100%, onde nao conhecia ninguém. Saí do trabalho e nem amiga pra tomar um cafezinho perto eu tinha. Foram (e sao!) minis surtos diários. 


Pachuca é muito,  muito diferente de Sao Luis Potosí. Vou passar umas informacoes gerais aqui pra voces:

  • Pachuca de Soto se localiza ao norte do vale do México e é a capital do estado de Hidalgo. Contam com mais ou menos 270 mil habitantes.
  • Está a uma altitude de 2.526m do nivel do mar (mudei do deserto de SLP para as montanhas de Hidalgo)
  • Pachuca é conhecida como ¨La Bella Airosa¨, venta muito (os ventos tendem a alcancar 75 km/h), e um vento congelante. O clima é muito agradável (temperatura média de 16 graus), nunca passei calor por aqui, nunca usei blusa sem manga. E no frio, faz FRIO MESMO, até aquecedores tivemos que comprar e o inverno nem comecou.
  • Em 1552 os espanhóis descobriram muita prata por aqui. Hoje, Pachuca continua sendo um importante centro de mineração e contribui com mais de 60% da produção total de ouro do estado e 50% da produção de prata.
  • Sobre gastronomia, temos que falar dos PASTES, que parecem empanadas (folhadas ou nao) , de origem britânica introduzidos na gastronomia de Hidalgo, recheados com diferentes ingredientes como frango, batata e alho-poró, carne, abacaxi, doces, mole, atum.....tudo! E que voce encontra  vendedores de pastes de 5 em 5 metros, sem exageros! Também enchiladas mineiras e a barbacoa ao estilo Hidalgo. Farei posts sobre esse tema que vale bastante a pena.
  • Em Tenango de Doria é feito um dos artesanatos mais tradicionais e representativos de Hidalgo, os tenangos. Seus coloridos bordados com pássaros, flores, tatus, galos e seres humanos, expressam o cotidiano e a visão de mundo dos Otomi da Serra. Atualmente os viadutos da cidade de Pachuca estao sendo pintados com esse tipo de arte.




  • O nome do Pachuca está super ligado ao do Futebol, pois possui um clube próprio, que conta com um time da primeira divisão do futebol profissional denominado "Los Tuzos del Pachuca". Até Universidade e Museu do Futebol, temos por aqui.




  • Pachuca não possui edifícios tão espetaculares como Guanajuato ou Taxco devido à sua proximidade com a Cidade do México, já que se diz que os ricos mineiros da região preferiam morar na cidade grande. :(




  • Na ¨Plaza de la Independencia¨, no centro de Pachuca, encontramos um monumental relógio de 40 m de altura construído de pedra branca. Formado por três peças tem quatro faces e é ornamentado com figuras femininas em mármore de carrara que representam a Independência, a Liberdade, a Reforma e a Constituição. Seus sinos austríacos, réplica do Big Ben de Londres, presidiu todos os eventos na cidade desde 15 de setembro de 1910, quando foi inaugurado por ocasião do primeiro centenário da Independência do México.




Agora cabe aqui minhas observacoes:


PROS: 

Eu adorei o clima, sempre quis morar num lugar onde o frio fosse notório. Nunca passei calor por aqui, e os dias sao bem bonitos, céu bem aberto.






A proximidade a vários lugares que eu adoro é muito legal: 50 minutos até a CDMX, 1h15 até Puebla... Muitos pueblitos fofos por perto também. O acesso ao aeroporto é facílimo.
A paisagem é bastante verde e cheio de árvores  altas pelos parques (El Cedral, Mineral del Chico...).

Presa El Cedral


Comer em restaurantes é mais barato.


CONTRAS:

A cidade é bem pequena e a oferta de lugares para ir , consequentemente também.
Nao gostei do centro da cidade, juro pra voces que é o primeiro centro histórico mal tratado em terras mexicanas que conheci: sujo, pichado... uma pena!
A cidade está passando por um período de obras... Mas nao é uma parte ou outra, é a cidade inteira, ao mesmo tempo, com viadutos de ponta a ponta sendo construídos, imaginem o transtorno! Tudo bem que é temporário, mas nao consigo ver o fim disso!





NAO TEM UBER.
Em Pachuca a gente sente os terremotos, farei um post da minha ¨first time¨.
Nao existe empresas por aqui, oferta de trabalho quase nula! Muita gente só dorme por aqui e trabalha na CDMX.
Nao achei nenhuma comunidade brasileira pra facilitar a inclusao a sociedade local. Foi igual a SLP, sem a chance de fazer amigos na escola da minha filha, pois ela já está na high school e nao há convivencia de pais.


Venho tentando focar no lado cheio do copo, mas tenho que admitir que tem sido das coisas mais difícieis pelas quais passei. Mais difícil que deixar o próprio Brasil. Mas como dizem por aqui ....UN DIA A LA VEZ.

Espero continuar com vontade de escrever, mesmo com pandemia, cidade sem muito o que fazer, tenho muitas aventuras para serem registradas por aqui ainda e as que podem surgir ne? Tomara Deus.


Espero que tenham paciencia comigo :)


Besitos.





Share:

1 comentários

  1. México tiene una gran, pero una gran cantidad de lugares turisticos y sin duda alguna, conocer el Barrancas del Cobre debe de estarentre tu lista de lugares a visitar. ¿Pero que son las Barrancas del Cobre? Pues las La Barranca del Cobre, ubicada en lo más profundo de la Sierra Madre Occidental, es en realidad una serie de 20 cañones que despliegan una grandeza cuatro veces superior a la del Gran Cañón de Arizona, aunque es diferente en su naturaleza; más profunda y con abundante vegetación. Hogar de los indios Tarahumara (Rarámuri), la Sierra Madre es rica en historia y leyendas, embrujada por las incansables sombras de guerreros caídos, Jesuitas martirizados y las huestes de Pancho Villa.

    Sin duda, lo tienes que conocer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir