Dia 3 - Uxmal (Parte 1)

Hola!



Esse dia tínhamos a intencao de ir a Laguna de Bacalar. Seriam 4 horas para ir e outras 4 para voltar, o que pesou muito na decisao de abortar a missao. Tínhamos pouco tempo por lá e gastar todo esse tempo dentro de um carro nao era nada convidativo.

Mas aí surgiu a dúvida do que fazer, e nosso chofer/amigo foi essencial na escolha do programa. Ele sugeriu que fossemos ao sitio arqueológico de Uxmal, vale ressaltar que nunca tinha ouvido falar, e depois, a Celestún, em busca dos tao famosos flamingos. Decididas pelo tour, motorista na porta do hotel, desayunamos e fomos conhecer as ruínas...

...ruínas essas que se tornaram minhas preferidas no México!  O nome de Uxmal significa "três vezes construído" ou "três colheitas".
Uxmal foi abandonado por volta de 1080 DC, logo após o período Clássico terminar na regiao sul. Acredita-se que seu declínio foi provavelmente devido a uma revolta social que acabou com a elite dominante.




UXMAL foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1996 (mais um) e é considerado uma das zonas arqueológicas mais importantes de Yucatán. Está localizado a 62 KM de Mérida, na região conhecida como Puuc, que significa "colinas" em maias.

O sítio esta constituído por 15 grupos de edifícios construídos em torno de pátios no eixo norte-sul. Os locais mais destacados da região são: Pirâmide do Cartomante,  Quadrilátero das Freiras , Palácio do Governador,  Grande Pirâmide,   Conjunto da Casa das Pombas e o Templo do Sul.




A pirâmide ¨Del Adivino¨ é o monumento mais importante da zona arqueológica e o mais bem preservado. 
Chegando voce ja dá de cara com ela, toda imponente, perfeita. Para chegar ao topo, seria necessário subir 150 degraus, no entanto, não é mais permitido ajudar na conservação dos edifícios.




Com uma forma elíptica singular e uma altura superior a 35 metros,  a piramide del Adivino,  segundo uma lenda antiga, foi construída por um anão em apenas uma noite, embora na realidade tenha sido erguida em cinco estágios e projetada de tal maneira que sua escada fique voltada para o leste, em direção ao pôr do sol no solstício de verão.

Nessa a gente nao pode subir, mas, se voce explorar todo o sítio vai encontrar uma pirámide que depois de muito esforco físico pra chegar no topo, terá o privilégio de um angulo fantástico de todo o sítio. Vale muito a pena o esforco. Mas muito mesmo!





Tivemos a sorte de chegar na primeira hora da manha, nao estar um calor infernal (calor sim, mas dava pra lidar!) e estar exclusivo pra gente. Totalmente VIP! 




É muito bem cuidado, muito mesmo.
Logo na recepcao , onde voce compra o acesso já verá que trata-se de um sítio diferenciado. O preco é mais caro, principalmente para estrangeiros, mas vale! Tudo muito ajeitado, novo e bonito.



Conclusao: para quem tem um espírtio Indiana Jones ON, totalmente recomendável. Nao irao se arrepender! Use sapatos confortáveis, leve muita água, boné, roupas leves e claras e todo o kit arqueológico....rs
Nao esqueca da bateria extra para o celular.



Celulares tem sinal por la, vale dizer que o pessoal da empresa me ligou e eu estava no topo da pirámide, hahahaha.


Horarios:

Segunda a domingo, das 08:00 às 17:00, todos os dias do ano.

Entrada: 

80 pesos

Importante: O Governo do Estado, através da Agência de Administração Fiscal de Yucatan, cobra uma admissão geral adicional de $ 338,00.  Para mexicanos que provarem nacionalidade através de identificação oficial, a admissão será de $ 101,00. As pessoas que comprovarem a nacionalidade mexicana estarão isentas do pagamento do imposto aos domingos.
O show de luz e som tem um custo adicional.

Fonte : inah.gob.mx


E aí, vao se aventurar?

Share:

0 comentários