A hora dos CONTRAS, porque sim, eles existem!






Prometido e cumprido.

Primeiro vou desmitificar um ponto muito importante. Quem muda pro exterior não fica rico do dia pra noite viu? Foquem que não é porque usamos itens "importados"que temos $$$. Aqui NÃO é importado, e se for, entra no país com uma taxa de impostos muito menor que as brasileiras. Agora posso seguir com os pontos que, me tiram do sério, me deixam brava ou simplesmente triste. Mas na vida nada é 100%, só se for em algum "Show de Truman"por aí... Esses pontos que separei, reflete minha condição aqui em San Luis, não significa que o México todo seja assim antes que me apedrejem....e o que pode ser ruim pra mim, pra outra pessoa pode não ser! Mas como vivemos num país livre, ficaria muito feliz em saber a opinião dos outros!!!!

Morar fora é super legal, não tenho vontade de voltar mais ... Mas sim, existem muitos perrengues!


1 - CRÉDITO - Só de lembrar passo mal de nervoso. Rs. Aqui você não tem crédito imediato. Por mais que você tenha residência fixa, holerites, anos de empresa, NÃO, você não pode parcelar nada. Mesmo que você tenha um histórico maravilhoso no Visa, não deva 1 real, e tenha grana em conta corrente, você vai sentir a mesma sensação daqueles que estão com o nome no SPC quando for pedir crédito. O gerente olha pra você com aquele olhar de sinto muito, e você não consegue comprar uma camiseta. Pra que você tenha o tão sonhado crédito e não disfrutar de sentimentos parecidos com aqueles de quando começou a lidar com bancos, você tem que ter um Bureot, que nada mais é que um Histórico de Crédito local. Agora a pergunta que eu sempre fiz pro gerente, como vou fazer um histórico se não me dão chances? Se vira neguinha....outra coisa, pedem fiador pra tudo. E isso é igualzinho no Brasil, falou fiador, pessoal sai correndo. Hoje, amoooooooo, quando me ligam oferecendo crédito e eu falo um NAO gigante, principalmente para Liverpool (loja onde perdi a paciencia e a educação tentando começar o tal histórico, e olha que eu nem queria comprar nada...!). A gente teve muita sorte em comprar um carro com um vendedor casado com uma brasileira, que facilitou muito nossa vida e nos deu várias dicas. Mas antes disso , quis matar meio México. Vale ressaltar, que perguntam coisas como altura , peso, e vão no seu local de trabalho fotografar o prédio.


2 - BANCOS - Nossa, anos luz atrasados em questões tecnológicas. Sites simplérrimos, funções mega limitadas. O gerente é tão,  mas tão informal, que ao mesmo tempo que atende você, conversa com a amiga, com a família, horas a fio. Sem se preocupar com horário e com seus compromissos. E o que eu acho o mais absurdo de tudo....os caixas eletronicos ficam no meio da rua, abertos e seu amiguinho que está atrás, tem acesso a tudo que vc está fazendo... Mas até hoje, acho que só eu me incomodo com isso....rs Ele até te ajuda, quando ve que você está tendo dúvidas (!). O unico pontinho positivo é que nunca tá cheio.... Mas isso não significa que você va ser atendido rápido.


3 - RECONSTRUIR SUA VIDA SOCIAL - Nossa, essa pega. Você não fala direito o idioma, você não tem ninguém pra te ajudar, e no meu caso, sempre fui acostumada a ter a casa cheia e ter que escolher entre 3 convites no dia pra festas. Uma mudança brusca pra caramba! Ou você se esforça pra ser super legal e conquistar as pessoas ou você entra em depressão. Eu contei primeiramente com Sissy e Diana. Sissy que conheci no voo pra cá e Diana que é esposa do chefe do meu marido. Elas me ajudaram muito, eu não sabia onde comprar nada, não sabia onde comer, onde ir, como fazer...nada! Mas a gente sempre tem os anjos das nossas vidas!!! E com o desenrolar da história, fomos conhecendo outros grandes amigos, todos mexicanos. Mas você pasta. Não sabe como chama nada, se vira com mímicas, morre de vergonha de falar tudo errado.... Foi super apavorante e tensa essa parte! Mas, hoje revertemos a situação. 


4 - DISTANCIAMENTO DA FAMÍLIA E AMIGOS - Eu não posso reclamar, tenho um time de apoio muito grande. Mas é inevitável. Você muda e as pessoas continuam a viver suas vidas, só que dessa vez você não faz mais parte fisicamente dela. E tem diferença sim!!!! Essas história de continuar no coração é linda, mas nada melhor do que abraçar, festejar, beber , rir ,chorar. Aqui eu tenho amigos ótimooooos, mas não temos um histórico (ainda!). Então não tem referências de aventuras antigas, de bebedeiras, não entendem minhas piadas e minhas referências. E quando você muda todo mundo promete que vai te visitar, eu sei, eu super entendo que é muito difícil. Mas antes que achava que não era!!!! Então, uma salva de palmas pra internet, pro facebook, pro whatsapp.... Eu amo o Mark Zuckerberg!). Tem que se contentar com pouco. E o pouco vira muito.

5 - O PÓ DO DESERTO - Minha N. Sra. de Guadalupe! Que poeira é essa???? São nuvens de poeira... E no meu caso, que tem um terreno vazio na frente do condominio, é uma terra preta, que gruda. Você termina de varrer a casa e vem o pó.... vc sai pra correr na rua , e volta preta.....grudada. Depois entendi porque aqui não tem varal pra secar roupas... Sem condição!!!! Eu, Monica Geller da limpeza, passo mal, sofro, xingo , mas como tenho TOC , vou continuar sofrendo com isso.


6 - CONCEITO DE MÉDICO NAS FARMÁCIAS - Demorei pra acreditar, mas o sistema de saúde daqui é um pouco pior que o do Brasil. Eles dizem ter um plano médico empresarial, mas este, só cobre gastos de grande importância , daqueles que você espera usar só um dia na vida, no parto...rs Então, o mesmo que nada. As farmácias aqui dispõe de um  médico . Eu achei o preço uma piada.... 10 reais a consulta. Depois que fiz meu exame médico pra carta, descobri o por que de ser tao barato. Qualquer pessoa que assiste seriado médico, como Greys Anatomy, pode atender o paciente. Uma casinha bem sem vergonha, sem nada, mostrando que o médico é pediatra ou neurologista, depende da necessidade apresentada. Nossa! Chocante. Não posso ainda falar dos médicos com consultórios fixos, porque graças a Deus não precisei. Mas esses de farmácia amigos, prefiro o Dr. Google.


7 - TRÂNSITO - Esse ponto é tão importante que tem um post no meu blog só sobre isso. Terra de Ninguém. Tudo que você pode imaginar, todas aquelas imagens bizarras que você já viu de trânsito nos emails, certeza que foram tiradas aqui. Desrespeito a vida total.... desde os pedestres que se metem no meio dos carros, achando que são blindados, aos carros com 25 pessoas amontoadas, as ultrapassagens pela direita, pela esquerda, por cima. Olha....até tuc tuc temos. Tem que invocar a Virgem e dirigir como eles também, na selva.


8 - SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO - Aqui amigo, se você não tem carro, se ferrou. ônibus caóticos, sem lógica nenhuma. Metro , aqui não tem. Então, o que resta é o taxi e todas as peculiaridades que vem junto com usufruir de taxis. Lembrando que eles dirigem como loucos, afinal, são potosinos. Olha, tem que ter muito sangue frio ao pegar um taxi e focar num ponto.


9 - NÃO TEM BATATA PALHA!!!!! - Como assim???? Como eles não descobriram a batata palha? Inaceitável. Não dá pra entender. Aproveitando o tema, o café é pésssssssimo (desculpem!!!!), o frango é estranho (laranja) e nossa, minhas amigas mexicanas vão me matar....não suporto o chocolate local, Constanzo. Aqui ele é o queridinho....o Lindt mexicano. Nossa gente. Vocês teriam que provar, mas me lembrou o chocolate pan. E é monopólio.... Cada um é cada um, mas pro meu paladar, não é legal.... :(

e por fim.....

10 - VOCÊ SEMPRE VAI SER ESTRANGEIRA - Diferente fisicamente, falando com o tal do acento sempre notado.... Sempre vão se referir como a brasileira.... Eu não decorei Las Mañanitas ainda, eu não sei usar salto agulha, eu não me visto como eles (tema de um prox post), não sei me pintar como elas e eu não paro pra cantar o Hino Nacional as 0:00hs. Muito menos jurei a bandeira.


Mas como disse amo esse país, adoro meus amigos e pretendo continuar desbravando as terras e costumes mexicanos!!!


Hasta Luego!!! 
Bye.







Share:

24 comentários

  1. Só tenho uma coisa a dizer, os contras na verdade te favoreceram de alguma forma, pois se você estivesse no Brasil não estaria habilitada e muito menos motorizada rsrsrs. Então eu acho que foi ótimo vc mudar pra este pais. Parabéns pra você amiga, pelas conquistas alcançadas ate aqui! Amo vc Sil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai amiga, você me conhecendo tanto sabe como tive que lutar e vencer meus maiores medos. Mas estou vivinha da Silva e morrendo de saudades dos nossos dias inteiros conversando, comprando, e rindo!!!! Amo vc,

      Excluir
  2. tenho quase 10 anos no mexico, adoro esse país as dificuldades existem depois acostuma bola pra frente caminho a felicidade, eu vou no brasil minimo 1 vez ao ano e te digo fico 1 mes ja sinto saudades do mexico. rsrsrsrsrrsr sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! Concordo com você, as dificuldades surgem para nos fazer crescer. Evoluí muito desde que chegamos e como diz uma amiga, sou uma mexicana disfarçada de brasileira....rs Obrigada! Mel.

      Excluir
  3. Oi tem batata palha sim mas é da BARCEL o nome delas é PATATINAS, mas acho que nao é tao parecida a batata palha do brasil. Sorte com isso, uma mexicana que morou no brasil. Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Juro que procurei, mas nem sinal delas. To abusando das visitas e enchendo as malas deles de batatas palhas...rs Gracias!

      Excluir
  4. Muito bom saber até dos pontos negativos . Agora fiquei preocupada com a área da saúde ,eu faço medicina e daqui uns anos quero ir trabalhar aí (no caso DF) ,será que é assim em todo país ?
    Sempre ouvi maravilhas daí ,até mesmo de médicos mexicanos .
    Bancos realmente só existem pra dar dor de cabeça ! hahhaa
    Mas segue firme aí ,importante é ter uma vida em paz .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso generalizar Bruna, e não precisei (thanks God) dos serviços especilizados. A minha critica foi aos clinicos gerais que atendem em farmacias, muito comum aqui. Não sei se é assim em todo México, acredito que não. Mas as experiencias que tive, não foram agradaveis....rs! Não posso generalizar! Um beijo, Mel.

      Excluir
  5. Sobre o sistema de saude eu tenho q discordar... É muito melhor q no Brasil! 10 a 0 pro mexico!
    Realmente o convenio medico aqui é um seguro para fastos maiores: operacao, acudente etc..
    Mas o Seguro Social que seria o Sus do BRasil é otimo e as pessoas realmente podem contar! Uma pessoa pobre aqui tem acesso a saude, bem diferente do Brasil...
    Esses medicos de farmacia sao bem ruinzinhos mesmos! Mas os medicos particulares sao como no Brasil, tem bons e ruins!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso é pior sim. Tinha um plano muito bom no Brasil e a empresa, só arca com gastos maiores, que espero não precisar. Aqui em San Luis a saúde é muito criticada, comparada ao SUS do Brasil. E a minha queixa é quanto ao atendimento em farmácia pela qual fui submetida, e em duas vezes, deixou a desejar. Que bom que sua situação é diferente! Mel.

      Excluir
    2. Mel com o tempo você vai vendo como é aqui... Convenio medico como no Brasil nao tem, desses q cobrem consultas, só seguro de gastos maiores. Isso é ruim! Esses medicos de farmacia nem pensar! Rs
      Mas medicos particulares tem otimos! ( e deve ter ruins também)
      Agora o Seguro Social q é pra populaçao, é otimo! Gente menos favorecida pode ir e sao atendidos, seguem tratamentos, fazem cirurgias, dao todos remedios necessarios, enfim, uma pessoa que nao pode ou nao quer pagar particular pode ficar tranquila aqui! Agora no Sus do Brasil... Ta fu....
      Beijos. Flavia

      Excluir
    3. É, pelo que converso aqui , estão descontentes com o sistema público. Não tenho conhecimento de causa (graças a Deus!!! rs) pra debater! No final do ano é tempo de buscar médicos pros checkups , aí sim posso opinar com maior propriedade...! Beijinhos.

      Excluir
    4. No DF via muitas tendas fazendo o serviço dos postos saúde nos parques e avenidas na região central que prestavam serviço parecido com o das farmácias que você falou. Avaliavam dor de cabeça, garganta, ouvido e afins, davam remédios ou encaminhavam para hospitais e clinicas especializadas. Perguntei se como "estrangeiro" eu poderia utilizar me disseram que sim sem o menor problema. Ainda bem que eu não precisei

      Excluir
  6. Ah! E o transporte publico também acho bem melhor que no BRasil, pelo menos aqui em LEon...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em San luis Potosi, ,infelizmente não. São precários os ônibus, não funciona, uma particularidade daqui então. Mel.

      Excluir
    2. Em juarez y em Mexicali tambem sao horriveis. Em juarez eu tenho que bater no teto do busao e gritar BAJA ou abrir a saida de emergencia para o motorista escutar o alarme para que o onibus pare. Se vc esta empe, vc nao ve a rua, tem que ficar abaixando e as veses o onibus esta como um trem de filme indiano, ha pessoas agarradas nas portas pq nao cabem dentro do busao.

      Excluir
  7. Mel, amei o post e muito engraçado a parte da poeira. bjs

    ResponderExcluir
  8. em df o transporte publico es horrible, hay guardias que empujam as pessoas para fecharem as portas literalmente...como vemos en YouTube no Japao , mas aquí existe isto...horrendo. o Brasil está muito mais desenvolvido que o mexico.....bem sou de Sao Paulo y lo digo porque es asi....

    ResponderExcluir
  9. eM JUAREZ Y mEXICALI OS TRANSPORTES TAMBEM SAO RUINS. Em juarez eu tenho que bater no teto e gritar BAJA , ou abrir a porta de emergencia para disparar o alarme, essas sao as duas maneiras de fazer o busao parar para vc descer. As vezes o busao vai com a porta aberta e com pessoas agarradas nela, tipo filme indiano. Quem esta em pe nao ve a rua, tem que se curvar e ficar com uma puta dor nas costas . E TENSO, MAIS EU CURTO, ACHO DIVERTIDO.

    ResponderExcluir
  10. não e verdade, aqui no Brasil se vc não tiver carro esqueça de chegar cedo num lugar se vc não programa duas hrs para sair. O ônibus ate e bonito mais e caro e meu Deus e tão enrolado nas linhas que demora 40 min para chegar em um trajeto que em carro sao 5 min, sem contar que pasa cada 30 min, tem horário sim mais se perder um horario esqueça pode esperar 30 min ate o próximo chegar no DF não tem horário e e feio mais se passar de 5 min eu ja estou reclamando da demora! a prova e que muitas pessoas não compram carro pq não precisam agora pergunte para um brasileiro de 18 anos se não tem carro mesmo com os preços do Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi, em que menti???? São minhas opiniões...rs

      Excluir
    2. kkk Não meli eu respondi para o anonimo :) teu post eu amei e publiquei ja compartilei ! desculpa foi mal :)

      Excluir
  11. Oi, gostei muito desse blog seu. Morei no México 3 anos e apesar de morar em DF nao em SLP eu concordo 100%. Eu imaginava que México sería como outro Brasil onde morava antes...pois foram dois universos diferentes. Apesar de tudo gostei do México. Muita obrigada pelo seu bloge, apesar de não ser brasileira, adoro lee-lo.

    ResponderExcluir