Dia dos Namorados à Mexicana!




Depois de muita polêmica com meus dois posts anteriores, com os prós e contras de viver aqui (reforçando que segundo meu, meuzinho, todo meu ponto de vista...) vamos relaxar e voltar a temas leves...rs. Temos dois assuntos onipresentes no Brasil essa semana: a Copa do Mundo e o Dia dos Namorados. A Copa, o que eu posso adiantar é que ninguém se conforma que estamos aqui e o maior evento do planeta rolando no Brasil. Mas para gente não haveria muita diferença, pois estaríamos trabalhando e certamente não teríamos conseguido comprar convites para o evento, pois nem quem se dedicou exclusivamente a isso, conseguiu. Pelo menos não vamos enfrentar o efeito colateral do país inteiro parar e aproveitar da situação de destaque mundial, para suas reivindicações políticas. Depois, posto como foi que usufruímos da Copa, aqui.

Então foquemos no AMOR.

Mas aqui, duas diferenças: o dia dos namorados não é comemorado em 12/06 , e sim dia 14/02 E , a que eu acho mais interessante, todos podem se sentir amados esse dia. Pois trata-se do "Dia del Amor y la Amistad" (amor e amizade). Então o foco não é o amor de namorados, é o amor em geral. Vou poder descrever porque estávamos aqui e vi toda mobilização mexicana.

A razão por ser comemorado dia 14 de fevereiro é por ser Dia de San Valentin. Mas por que esse santo??? Vamos a história rápida dele: San Valentin foi um sacerdote , que no século III em Roma, foi contra o decreto do então imperador Claudio III. Decreto esse que proibia o casamento para os jovens, pois acreditava que os soldados renderiam mais se não tivessem uma família. San Valentin,  romântico, começou a realizar casamentos escondidos. Descoberto pelo imperador, foi morto no dia 14 de fevereiro, e por isso , a data de comemoração. Virou o grande muso dos românticos, e na cidade que está enterrado na Italia (Terni), há uma grande festa com juras e mais juras de amor no seu dia. A história é super longa, usei meu poder universitário para resumir....rs Não deixa de ser inspiradora.




Aqui o que eu achei bacana, é que é super formal. Um dia onde as mulheres ficam se enfeitando o dia todo e super ansiosas com a surpresa que está por vir. Desde mariachis na porta de casa com canções de amor , a flores, cestas, jóias, jantares chiquérrimos. (tratando-se de jantares, tem que ser reservados meses antes, tudo lotado).  E as crianças na escola, levam presentes pros amigos e pros professores, inclusive na escola da minha filha, teve um amigo secreto de balões!!!! Aqui eles amam balões !!!! Super legal! As lojas ficam cheias deles, um mais fofo que o outro.
E explicação mexicana pra tal amplitude de comemorações é que , onde não existe amizade, não é possível existir o amor. E ninguém fica deprê!!! :) 
Eu achei aqui, mais verdadeiro. Não sei, mas acho muito comercial essas datas. E aqui, fiquei pasma com tantas homenagens que vi.



Minha filha pronta pra festa da escola.



A minha experiência particular foi linda. A santa da secretária do meu marido, antecipando que ele não tinha se programado pra nada, sugeriu um jantar romântico num palácio aqui em SLP.  Se chama Hotel Museo Palacio de San Augustin. O lugar por si só já é fantástico, super romântico.  A arquitetura é toda neoclássica, datada do sec. XVII e foi restaurada por um grupo de empresários potosinos. Pertenceu originalmente a ordem de San Augustin, que usava para receber convidados ilustres. Nem dá pra acreditar que tá no meio da cidade!

Foi tudo perfeito, carruagem na porta, velas, decoração francesa.... Descemos uma escada toda iluminada de velas,  e num ambiente super intimo, com umas 20 mesas no maximo, um violino, flores na mesa, direito a buque e a pratos especiais. Ponto pra secretária!!! (e ela é uma senhora respeitada e de idade, o que acalma a mente criativa da mulher ciumenta....rs) . Óbvio que no começo esqueci o romance e meu lado japones turista começou a fotografar tudo. Mas me acalmei depois do vinho e da maravilhosa sopa de petalas de rosas. Isso pra mim é romance e não um presente qualquer.
É um ponto super obrigatório conhecer o Palácio, mas acredito que jantares só em datas especiais. Ele funciona como hotel de luxo.

Mais detalhes do hotel, clica aqui !














Mas amor é amor, em qualquer canto do mundo!!!

E eu vou comemorar duas vezes, afinal, tenho dois calendários a seguir!

Muito amor pra todos vocês.

Besitos.





Share:

8 comentários

  1. Que legal! Além do namoro, comemorar a amizade! E super dica da secretária, hein? Que lugar lindo! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Estou há três dias em San Luís Potosi...achei muito romântico

    ResponderExcluir
  3. que graça ! muito mais interessante assim,dia do amor !!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a idéia de comemorar duas datas!!
    Ah e a secretaria merce um aumento, porque que lugar lindo que ela indicou!!

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Vai ter que mandar um email pros livros e pra internet, onde todos estão como Claudio III! Mas no fundo, isso não muda em nada o conteúdo da informação!
      Saludos! :)

      Excluir