Dos Números pras Artes - Centro de Artes de San Luis Potosi






Eu escolhi a profissão errada. Por uma série de motivos segui pra um lado que eu gosto muito, a contabilidade. Mas aquela pergunta sempre me incomodou, aquela que questiona se você é realizado profissionalmente, se você sente prazer no que faz. A resposta era não. Gosto muito, agradeço muito tudo que a vida de balancetes me proporcionou. Mas se eu pudesse voltar no tempo, teria seguido outro caminho.

Eu não posso voltar no tempo, mas eu posso otimizar meu tempo!!!!

O México esta sendo tão bacana comigo que me deu a oportunidade de voltar a estudar. Como eu já disse, meu visto de permanência no país está vinculado ao do meu marido, concluindo, não posso trabalhar. Todos amigos e parentes próximos apostavam que não conseguiria me adaptar a nova rotina sem prazos, sem diferenças pra encontrar em balanços, sem o stress diário. Como iria viver longe dos débitos e créditos????

Pois estou vivendo e muito bem!!!! Com a pele ótima!

Tratei de pesquisar e antes mesmo de me matricular no curso de espanhol na Universidade Autônoma, me informei sobre cursos de História da Arte. A mocinha que não deixava passar um centavo de diferença matemática, gosta mesmo é de quadros, esculturas, museus, arquitetura... Descobri essa paixão em uma viagem a Itália, esse país que é um museu a céu aberto. Mais precisamente quando me deparei em Florença, com a perfeição que e a estátua de Davi de Michelângelo. Tive a sorte de ter uma senhora como guia, que acordou aquela paixão que em algum momento da vida eu guardei.





E que oportunidade melhor eu teria do que essa? de recomeçar?  Estou no México, um país riquísssssssimo culturalmente, que foi colonizado pelos europeus, que no centro histórico você pode claramente ver muito da arquitetura que já viu na Espanha, na França. Era minha chance!

Numa dessas idas atrás de documentação, de vistos, de licença pra dirigir, me deparei com o Centro de Artes de San Luis. Fiquei maluca! Não sabia nada, não tinha nenhuma informação, mas queria pular do carro e entender o que significava aquele castelo no meio da cidade. É!!! Um castelo, muito parecido com o castelo Sforzesco de Milão. Aqui!!!! Do lado da minha casa! Liguei pra empresa que estava tratando de nossa inserção na cidade, e disse para tal  "licenciada" ( um ponto muito engraçado aqui, você trata os profissionais pelo seu título.... ex: Eng. Fulano, Lic. Fulana....) que eu queria me matricular no curso de Historia da Arte.

Foi ai que descobri mais sobre o centro. Inacreditavelmente soube que não se tratava de um castelo e sim, pasmem, de uma penitenciaria!!!!! Um lugar que abrigava mal feitores estatais se transformou num centro de liberdade, criatividade, expressão!!!! O prédio que abriga o centro, transformou celas em lugares para exposições, cursos, salas de aula. Os pátios em oficinas e jardins lindíssimos com esculturas por todos os lados. Tem curso de teatro, música, artes plásticas, fotografia, pintura, desenho, cursos pra crianças, bibliotecas etc...  Me apaixonei! E logo me matriculei pra próxima turma de Historia da Arte. 

Depois de matriculada que me dei conta de que meu espanhol não era lá essas coisas.Como iria estudar algo sem entender o prof.? Então me vi naquela regra que adotei: sempre temos duas maneiras de encaras as coisas. Escolhi a maneira de por em prática o espanhol que aprendia pela manhã... rs No começo foi um mico total, só não foi pior porque mais um anjo apareceu na minha vida e fiz amizade com Edith, aluna também, que me ajudou muito....
Entendia quase tudo o que o meu querido prof. Carlos falava, mas de tão envolvida que ficava nas aulas, me esquecia que não tinha facilidade em dissertar....kkkkk O professor fazia a pergunta, eu, bocuda e participativa, me empolgava e na hora que me davam a palavra, entrava em pânico....kkkkk Como explicar Stonehange em espanhol? Como descrever minha sensação ao conhecer as obras de Michelangelo e Coliseo? MI - CO!!!!! kkkkkk. Mas cá estou, viva e indo pro segundo módulo do curso! E apaixonada pela historia da Arte!!!

Pra quem não quiser fazer cursos, vale a pena só conhecer o prédio, você chega lá e contrata um guia que fica a disposição. As visitas guiadas podem ser feitas todas as tardes, com excessão nas segundas e duram 45 minutos. Nas sextas a noite tem o tour especial noturno onde você pode ver todo o prédio iluminado. Eu babo no prédio, me sinto como figurante de Game os Thrones. Fico tirando milhões de fotos, módulo eterna turista. E enquanto eu morar aqui, vou estudar nesse centro. Ele me transmite uma paz sei lá. Chego ate antes das aulas, pra poder passear sozinha pelos jardins...

Os cursos são super acessíveis, preços simbólicos mesmo... E os professores extremamente qualificados. Agora pro próximo modulo já vou ter que fazer uma monografia. Rio sozinha pensando nas minhas primeiras aulas e agora, tendo que pensar em monografia em espanhol....rs Só posso ser louca!!!! E hoje, na aula, aprendi que a matemática é usada nas teorias de proporções em várias obras... Realizaaaada! kkkkkk

Termino o post com a frase do meu prof. Carlos, citando algum pensador:

" A ARTE E A EXPRESSÃO MATERIAL DOS NOSSOS SENTIMENTOS..."

Informações mais detalhadas do Centro de Artes , clique aqui














Tags:

Share:

2 comentários

  1. Parabéns pelo post, tbem moro no México e tenho familia em slp, seguro vou ir conhecer esse lugar.

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga , adorei o post! Muito feliz por você ter se descoberto neste país. Muito sucesso pra você!!

    ResponderExcluir