Artesanias Mexicanas - Show de Cores!

A gente recebe herança genética pra caramba né?

A minha , é forte.  Minha mãe sempre trabalhou com artesanato e sempre gostou de enfeitar a casa. A gente até brinca que ela é parente do Pablo Neruda. (Alguém aqui sabe que o Neruda colecionava tudo e mais um pouco? Descobri quando conhecemos o museu casa dele no Chile, em Isla Negra...). Na hora da divisão dos cromossomos, veio todos pra mim!
Um dos grandes baratos pra mim , é comprar coisinhas por onde passo. Meu recorde absoluto foi em Roma, vamos combinar que o que tem de monumentos e pontos turisticos em Roma é de deixar qualquer Mickey de inveja....
Tenho uma coleção imensa de copinhos, aqui chamados caballitos ou tequileros, coleciono imas de geladeira , miniaturas de monumentos e cada lugar que conheço tiro uma foto e faço um quadrinho pra parede. Tomando muito cuidado pra não deixar a casa virar uma agencia de turismo. Esses sao os itens que coleciono, obrigatórios. Mas, nada me impede de comprar a artesania local! Meu marido já super acostumou com esse meu jeito e até gosta!


Minha Geladeira


Minha coleção de shots, um por cidade que conhecemos!
 

Então, eu, módulo turista eterna no México, AMO as coisas daqui! São coloridas , únicas! Vende artesanias até dentro dos grandes supermercados. Então, mal meu marido percebe já enfio no carrinho e ele só vai se dar conta em casa!
Tem pra todos os bolsos e gostos! Acredito que a unica região que eu conheço daqui e me deixou a desejar no quesito comprinhas, foi a Huasteca Potosina! Tem , mas não ao ponto de ter pra escolher. Se você achar , compra.
Já até conheço alguns artesanatos bem típicos daqui! Então, como eu sou super legal (rs) vou dividir com vocês!
Vou começar pelos meus preferidos ok? Porque são infinidades de opções, os mexicanos parecem que no DNA deles, já vem o dom das artes, ao contrario do meu, que vem o do consumismo...rs Façamos a economia girar então!


Alebrijes

Representam um animal imaginario, composto pela combinação de vários animais. São feitos com a técnica da cartoneria, assim como as piñatas, e sempre são pintados com cores alegres e vibrantes. Se originaram na Cidade do México, em 1936, e foram atribuídas a o artesão, Pedro Linares. A lenda fala que ele, a beira da morte, sonhou com um bosque onde viu esses seres, esses, o acompanharam até a volta a consciência.  Alguns deles gritavam "Alebrijes, Alebrijes!", por isso o nome.
Com o tempo passaram a ser feitos em madeira, pois com o papel cartão , se deteriora muito mais fácil. Desde então, nas andanças pelo México, você vai se deparam com várias figuras imaginárias em tons gritantes por aí, nas casas de artesanias.
Pedro Linares, em 1990, recebeu o Prêmio Nacional de Ciências e Artes por sua trajetória artística e sua criação, os alebrijes.  Desde 2007 o Museu de Arte Popular realiza o Desfile dos Alebrijes.


Google Imagens


Google Imagens

Google Imagens


Essa foto tirei no Mercado 28 em Cancun


Desfile de Alebrijes.


Desfile de Alebrijes



Talaveras


Essa eu amo e tenho muitas em casa, as Talaveras Poblanas. 
São originárias do estado de Puebla, e seu nome se deve a cidade de Talavera de la Reina, na Espanha, onde há arte muito parecida. Os espanhóis que passaram a técnica de esmaltar e e vidrar as louças, em 1589, pois em Puebla havia muita matéria prima (barro, argila). A talavera é uma das únicas artesanias que tem que obedecer um regulamento, datado de 1653, com instruções de produção a seguir.
As regiões onde se pode obter a matéria prima , estão protegidas e detem a "Denominação de Origem", mantendo assim a autencidade da peça.
As cores empregadas na sua fabricação são: azul, amarelo, negro, verde, laranja e violeta. A pintura deve sentir-se em alto relevo. Você acha aqui em todos os tipos de utensilios domésticos e pelo Mexico afora, na decoração de interior e exterior de construções, existem fachadas belíssimas em talaveras, em especial na cidade de Puebla. É lindo demais!
Quem sabe, eu completo o jogo todo hein???? rs.
As peças que são produzidas aqui no México são exportadas pro mundo inteiro.

Google Imagens

Google Imagens

Google Imagens

Google Imagens

Google Imagens
 Arbol de la vida


As arvorinhas da vida são a coisa mais fofa. É uma escultura de barro, fabricada em todo México, principalmente em Metepec, todas de forma 100% artesanal. Elas anteriormente eram usadas pra ensinar a história da criação, segundo a Bíblia, aos nativos, como por exemplo a história de Adão e Eva.
A árvore tradicional contém várias imagens , com Deus no centro, flores, frutos , raízes, a serpente.... Algumas, pela riqueza de detalhes levam anos para serem finalizadas. Vão de 20 a 60 cm. 
Não conheço ninguém qu não goste dessa imagem! Com a árvore, e o símbolo da vida!

Google Imagens

Google Imagens

Google Imagens


Google Imagens





Tem post mais colorido e charmoso que esse????
Eu adoro!

Mas tem muito mais tipos de artesanias, a gente vai contando pra vocês.

Besitos.



Share:

13 comentários

  1. Adorei sua geladeira,sua coleção de miniaturas e linda ,vai faltar espaço rsrs.Esse colorido e essas peças artesanais são de encher os olhos.Como são parecidas as cerámicas mexicanas e portuguesas!? Lindas imagens.

    ResponderExcluir
  2. Amei! Estava aguardando um post sobre artesanato. Amo a maneira que vc escreve, me sinto no México. Rs
    Adoro os posts sobre a moda mexicana também. Continue mostrando pra gente Melissa. Tenho curiosidade agora de ver a decoração das casas mexicanas, pq temos aquela "visão televisa", sabe?!
    Beijo, Cynthia.

    ResponderExcluir
  3. deliciosamente cheio de arte e cheio de cor. Uma riqueza. adorei. bjs

    ResponderExcluir
  4. Que lindo, Mel! Saudade de vcs e dessas cores! Vc relata tudo com um misto de realidade, poesia e humor impressionante! Orgulhosa de vc! Sogra

    ResponderExcluir
  5. Amiga, minha geladeira é como a sua, lotada de imas dos lugares que visitei!!! Goatei do post e queria umas artesanias mexicanas na minha casa!! Beijis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas uma coincidências, pra somar com as outras milhares???? rs Custava eu ter nascido Barbie também???kkkkkk Beijos ami.

      Excluir
  6. Também adoro artesanato... eu e minha mãe estamos sempre fazendo alguma coisa quando estou no Brasil e até já trabalhei com isso também... foi meu ganha pão durante a faculdade!

    Eu adorei os Talaveras!! Ficaria louca fotografando tudo... (como não tenho mais casa, o jeito é colecionar fotos e lembranças na memória... )

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro uma feirinha de artesanato...onde eu estiver, se tiver artesanato eu compro! O México deve realmente ser um prato cheio!! Tudo muito colorido, né?
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Mel, entao vou precisar levar uma mala so pra trazer artesanato. Eu amo!!! Passo horas nessas lojinhas e quanto mais rusticas melhor... Olha eu aqui ja fazendo planos kkkk

    ResponderExcluir
  9. Gente!!!! Faleci com as talaveras!!!! Lembram muito as cerâmicas espanholas!!! Adorei o post! Vou lembrar dele quando visitar o México!!! Ai!!!

    ResponderExcluir
  10. que máximo!!! estou apaixonada pela talavera como faço agora???
    beijocas
    Li

    ResponderExcluir
  11. Que post mais lindo e colorido mesmo, Melissa, adorei. Quando eu visitar o México vou voltar com a mala lotada dos pratinhos, utensílios e talaveras coloridas, achei o máximo, puro México. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. amei as Talaveras Poblanas e as Arboles de La Vida !!!!!!

    ResponderExcluir