Descobrindo León, Guanajuato - 2. Parte.


Vamos continuar com nosso tour em León?

OK OK OK, não precisam insistir... Vamos voltar da onde paramos.




E a gente estava passeando naquele centro histórico lindo. Paramos pra um lanche rápido porque tinha bastante coisa pra fazer e pouco tempo disponível (obrigada mais uma vez as maravilhosas obras na rodovia e ao policial buena onda, pero muy platicon!!!!).
Estavámos turisteando, olhando tudo e quem eu encontro? A Plaza Fundadores (háaaaaa, toda cidade tem uma Plaza Fundadores e uma de Armas, é quase que uma obrigação em terras mexicanas...).

E eu me animei e logo desanimei porque pra variar, a praça estava cheia de barraquinhas (devia ser proibido barraquinhas nas praças, fica super feio.....#prontofalei). Tive que sair em busca da tal linda fonte dos leões.

A Plaza Fundadores, é o cenario de varios artistas e eventos que buscam fortalecer a cultura.
Está bem no centro histórico de León, e, contem outro símbolo emblemático da cidade: A Fonte dos os Leões.
Para conhecer a praça, tem que ser a pé (e rezar pra não estar entupida de barraquinhas).
Em 1589, chegam os Franciscanos e constroem um templo e um convento, usando o  terreno da praça como cemitério,  Cemitério de San Francisco” o qual funcionou até 1700.
Depois de 90 anos, o lugar passou a ser tipo um mercado , "tiangui", onde se vendia de tudo.
Em 1866 as autoridades construíram nesse lugar o Mercado Hidalgo (toda cidade também tem seu mercado Hidalgo...rs) , chamado pelos moradores de “El Parián”, muito elegante de estilo neoclásico, e este em 1929 , foi vítima de um grande incêndio.
Durante 60 anos, o mercado foi o principal centro de abastecimento da cidade, e foi  sede da Feria de León.
Contruíram então o Jardín de la Industria, mas os veículos tinham acesso.
Em 1961, o Governador Juan José Torres Landa, decide mudar o nome de Jardín de la Industria, por  Plaza de los Fundadores.
Em1976, para celebra o 400 aniversario da cidade (são quatro leões, cada um representa 100 anos!), foi inaugurada a nova praça, restaurada e com a Fonte dos Leões, a mesma de hoje em dia. Gente, eu só roubei essa imagem da praça da net, porque está sem barraquinhas ok??? Impossível tirar foto.... A da fonte é minha!!!




Esta imagem é emprestada do google...!

E quando eu pensei que não poderia ter mais nenhuma igreja de cair o queixo, teve sim, uma, linda, que parecia se encaixar perfeitamente onde a colocaram.

A Catedral Basílica de la Madre Santisima de la Luz de Léon. E chovia. E eu fiquei ali parada, brigando com a lente da camêra, pra tirar fotos lindas...
Em 1764, se iniciou as obras de construção do Templo da Compañía Nueva, que depois passaria a ser a Catedral. Quando começou a construção, disseram que seria dedicado a Virgen de la Luz.
Em 1767, a obra parou, com só 8 metros de altura de construção sobre os cimentos. A construção permaneceu assim, até que em  1842 se realizou um mutirão entre os vizinhos para continuar as obras.
A fachada da igreja está revestida com pilastras, cornisas e cantera. O altar da  catedral é pequeno, na igreja também  há estatua de Juan Pablo II.  
A Catedral Basílica possui uma arquitetura barroca e neoclássica, impressionante, e conta ainda com 5 capelas.




Junto a Catedral, fica óbvio que temos a Plaza Catedral...Pequenina, mas cheia de charme!
E quando vejo, um mural, lindo, em frente a catedral,  do artista leonés Arturo Tavares de 60 toneladas realizado em bronze e com um  custinho básico de 6 milhões de pesos ocupando 127 metros quadrados da praça , a obra recorda os Mártires de 2 de janeiro com um anjo sob as vítimas homens, mulheres e crianças caídos e abaixo uma frase “En homenaje a las victimas de este histórico acontecimiento que marcó a León, esta obra evoca lo espiritual y lo divino: un ángel expresa compasión, el amor y el perdón que sana las heridas del paso del tiempo”.
E mais um mural apresentando ícones e gráficos da Industria de Sapatos.
Eu meio que me decepcionei porque nao tires A foto sabe, tava chovendinho, pessoal de açucar se escondendo e eu, tentando tirar uma boa foto....fiz o melhor que pude, mas da proxima vez tiro uma melhorzinha.... Sem contar pessoal que monopoliza né???? :/ #achata



Essa daqui eu emprestei do Google, pra vcs terem uma noção melhor, sem papagaio de pirata na foto...


É tanta coisa pra se fazer e tão pouco tempo né??? Tivemos que optar pela próxima parada...Com dor no coração porque ainda tinha muitos itens na minha checklist...(momento filosofia e pergunta por quê eu nunca saiu explorar os arredores de Limeira? :/)
Venceu o Museu de Arte e de História de Guanajuato.... Super fácil de chegar, fica na avenida da Calzada de los Heroes,  bem depois do Leão em cima do Arco.
Uma palavra que define pra mim essa escolha: FANTÁSTICO.

Um dos melhores museus que eu e minha mini trupe fomos. Inacreditavel, lindo , moderno, interativo....super uber padre!!!

Inaugurado em  27 de novembro de 2008, com um espectacular Teatro de Ópera, capacidade de 1,500 pessoas.O primeiro teatro  para ópera que se construiu em 100 anos no México.
Uma área de 22 mil metros cuadrados, com 4 mil destinados a área de exposições. Distribuidos em  tres niveis, contam com as salas:
Sala Luis García Guerrero (exposições temporárias) e Sala Feliciano Peña (sala de exposições temporárias e usos múltiplos).
Sua áreas de serviço educativo inclui: aulas, ludoteca, salão de projeções, sala de usos múltiplos, Auditorio Mateo Herrera, cafeteria e livraria.
Na entrada do Museo de historia há uma monumental escultura do artista Ricardo Motilla representando o mártir romano e Patrono de León, San Sebastián.A obra simboliza "a defesa até as ultimas consequencias dos valorese as crenças pessoais; a da vida por las propias convicções e a coerência entre o pensar e o atuar dos individuos. Momento suspiro filosófico, boina e afins...
Sem contar que pode-se apreciar quadros incríveis, até alguns de Diego Rivera.

Lindo de doer, com tudo muito bem distribuído, explicativo , e as crianças amam porque é interativo...Pode esquecer aquela imagem Museo das Mumias de Guanajuato e partir pra Europa... Só pra constar você entra, no domingo não paga nada, mas nos dias normais 20 pesos (piada), e da de cara com um salão entupido de esculturas gregas....e a frente um jardim lindo verdinho e com monumentos. Parei.... dei pulinhos....rs

San Sebastian

Jardins







Quadros de Rivera



E foi depois desse Museu lindo que partimos...
Fizemos muita coisa, deixamos de fazer muita coisa também. Pretexto pra voltar, aliás, honrei o compromisso cultural e deixei pra fazer meus post sobre sapatos e os outlets maravilhosos numa próxima ida, família agradece né?
Pontos negativos:
1 - Não achei meus itens de colecionador, só sapatos, pra comprar....Depois me informei e tinha sim, mas ficava não tão a vista. Maridão tá indo essa semana pra lá e eu já o fiz de "mula"....rs
2 - Não vou publicar mais no Grupo de Brasileiros em León as atualizações do blog porque gentilmente e educadamente eles me disseram que não estavam muito interessados....Tá no direito né???? #abafa.

Mas que é que tem a ver a beleza desse lugar com essa mala onda???? nada.

Léon é lindo, e como tradição em Guanajuato já, vou ter que voltar inúmeras vezes....

Besitos.

Share:

3 comentários

  1. Linda as fotos ,lindo o lugar,encantador.Sua filhota estava se esbaldando muito bela,e difícil dizer o que não gostei porque adorei tudo,há claro como você falou as barracas e a multidão atrapalham um pouco .Espero anciosa pelo próximo.Eliani Vargas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliani, quando você vier visitar o México o estado de Guanajuato é obrigatório! Aí você já visita tudo de uma vez, fica uma cidade pertinha da outra! Lindas! :) Bjs, Mel.

      Excluir
  2. Achei bem legal a história da cidade . Os leões são lindos e essa escultura de San Sebastían achei surpreendente . Lugar lindo,já entrou no roteiro . HAHAAH bjus

    ResponderExcluir