"... Estas son las Mañanitas.... " - Festa Infantil Mexicana!

E eu que pensei que fosse demorar pra chegar esse dia aqui.


O dia da festa de aniversário da minha filha.
Eu sempre fiz festa quando morava no Brasil, todos os anos. Começava com uma festinha e terminava quase um casamento. E eu pisquei, aqui estava eu de novo, em setembro, o mês do niver da minha filha. Bateu um certo pânico, como receber e alimentar as crianças mexicanas? Como trocar coxinhas clássicas e brigadeiros por pão com feijão e queijo e doces esquisitos??? rs A idéia inicial foi trocar o aniversário por uma viagem, um presente maior.... Mas daí ela , sua filha, lança aquele olhar de gato do Sherek e começa a sentir falta até do porteiro da escola do Brasil...."Lembra mãe, quando meus amigos do Brasil iam as minhas festas....? " e começa a querer chorar..... Agora me digam como é que fica o coração de uma mãe perante isso? Não!!!! Eu não iria permitir mais uma mudança brusca na vidinha dela e romper com a tradição dos aniversários... Então fui pesquisar como eu ia fazer...


Sim, os mexicanos amam festas e claro que a de "cumpleaños" não seria diferente . 

A começar pela hora do bolo (amigos não se esqueçam que aqui o bolo é pastel ok? Nada de pagar mico como eu! ). Não espere encontrar aqui no México a facilidade de um simples Parabéns pra Você!.  Pra se dar bem, você tem que fazer um curso express e aprender a letra imensa do hit “Las Mañanitas” (9 entre 10 mariachis sempre invadem os restaurantes ao som desse clássico). Sempre tentei compreender o que o tal do Rei Davi , cantado na musica, tem a ver  mas o fato é que ela é a canção oficial , e as criancinhas cantam inteira, todas felizes. 





Depois disso a surpresinha... Lembro tanto da cara de pânico do meu marido quando o filho do seu chefe, o unico que teve coragem , enfiou a cara dele no bolo!!! E eu , em pânico, sem entender nada!!!! Queria ter minha cara em fotos aquele dia em minha casa.... mas.... SUPER NORMAL!!! Todo, todo aniversário tem a famosa "mordida". Nada de fazer pedido com o primeiro corte do bolo e oferecer pra sua queridinha (o), você fica com a cara suja de bolo mesmo!!! Sempre tem aquele fanfarrão que fica na espreita, esperando o minuto final depois de las mañanitas!!! E "taca le pau".

Minha princesa depois da mordida!


Outra coisa super interessante é o fato que as crianças não vão embora e não se conformam se você não autorizar sua filha a abrir todos os presentes! Maior farra. E eu????? Quase surtei, com meu modulo Monica Geller on! Eles se amontoam em volta da aniversariante e intimam que ela abra os presentes, um por um.... Eu achando um absurdo, consultei minha assessora pra assuntos mexicanos e ela disse que sim, sempre abrem!!! ok! Fazer o que????




Tem também as piñatas!!!! Mas que raio são piñatas?

De todas as tradições mexicanas, a de romper uma piñata na fiesta de cumpleaños das crianças é possivelmente a mais internacional.

piñata tradicional é feita artesanalmente, com materiais simples como barro e papel, ou só papel, pintada de diversas cores. A forma tradicional e uma bola redonda com sete cones. Esta piñata em forma de estrela veio ao México desda época da Espanha. Sua origem é mais religiosa. As atuais são de doce e caramelos, alguma com brinquedinhos... Romper a piñata com um taco – que representa a fortaleza de Deus - representava vencer a os  7 pecados capitais. Ao se romper, os doces ou frutas que caem as crianças são a recompensa por vencer os pecados capitais. Aqui se rompem em dezembro, nas Posadas,  festas populares e aniversários.
Mas agora , em tempos modernos, tem piñata de tudo que é jeito: super herois, princesas, e o que você imaginar.
Não, não fiz pra minha filha porque não estava no pacote!!! rs









E como minha filha amada era dona do aniversário entrei num dilema: agradar o paladar dela e fazer quitutes brasileiros ou me render as tortillas, tacos, molletes , verduras e vegetais ou sobremesas com pimenta? Depois de muito queimar meu cérebro, resolvemos atender a todos os gostos e apelar pra uma paixão mundial! Pizzas! Independente se é no México , no Brasil ou na África, TODA  (ou a grande maioria) criança gosta de pizza. Ponto pra mim!!!! E o lance dessa pizzaria que eu contratei é que servia pizzas, sorvetes e refris. Levei o bolo, no caso aqui, a onda são cupcakes, e brigadeiros pra não perder a brasilidade e ela ficar contente!!! A pizzaria tinha um espaço enorme de jogos eletrônicos! Eles ficaram malucos!!!






Resultado: Criança sempre se diverte. Ela amou! Os amigos foram todos, ela ganhou muitos presentes! Não preenche a saudades que ela sentiu e a falta que a família fez, mas enganou bem!
E nós, super felizes, ainda mais que uma festa mexicana custa cerca de 1/8 que eu gastava no Brasil, passava meses pagando!
E não deixou nadica a desejar.

:)

A gente se adapta a tudo!

Besitos.








Share:

5 comentários

  1. Lindo o espaço que você encontrou para fazer a festa,mãe sempre dá um jeitinho para tudo né?Felicidades a filhota.Eliani Vargas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos bem satisfeitos Eliani, no fim deu tudo certo!!!! Quando se trata de filhos a gente dá jeito pra tudo! Bjs, Mel.

      Excluir
  2. Eu tb tive nesse dilema o ano passado, primeiro ano escolar da minha filha aquí no México...fiz nuggets e claro cupcakes...kkkk e nao podía faltar a piñata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda to devendo a piñata Ana!!!! Quem sabe nas Posadas né??? :) Bjs, Mel.

      Excluir
  3. ''Resultado: Criança sempre se diverte''. Complementei : e deixando a mãe de cabelo em pé ! hahahah
    Adorei o bolo ,vou mostrar pros amigos pq quero um nesse estilo .
    Realmente deve ser um pouco difícil pra ela a questão da saudade ,mas criança se adapta fácil,chato é pra nós mesmos que somos adultos.
    Tudo muito fofo ,você tem bom gosto ,parabéns ! ♥
    Fiquei um tempo sem vir aqui ,daí comentei em tudo ! hahahha Seu blog me vicia demais ! Boa semana querida Mel,bjus .

    ResponderExcluir