Mexicanos! Vivan los heroes que nos dieron la Patria!Viva Hidalgo..... Viva Mexico!!!!!

E passamos o dia do Grito.




Já contei pra vocês um pouco da história, e o porquê, de se comemorar esse dia! Se esqueceram, é só acessar a matéria de novo clicando AQUI.
Pois bem, em setembro, o México todo está pintado com as cores da bandeira. Brotaram no chão barraquinhas que vendem todo tipo de produto: desde bigodes, laços pra cabelo, traje típico dos heróis mexicanos, até perucas, cornetas e adornos para os carros. Mas isso não se limita a San Luis Potosi e simples barraquinhas....É o México todo e a maioria do comércio. Parece que em todas as pessoas, aflora o patriotismo. E é tão contagiante que até eu , fui atingida por ele! Eu e minha alma mexicana pulamos de ponta na festa.
Todos os restaurantes, shoppings, clubes, organizam e divulgam o evento da noite do Grito, nos convidando pra ir desfrutar dos serviços da casa , encher o pulmão de ar e gritar! E sim, é verdade, eles gritam! Há muitas famílias também que organizam e festejam em casa, cozinhando os pratos típicos (99 de 100 casas, Chiles en Nogada ou Pozole...) e reunindo a família, amigos, vizinhos!
A minha família resolveu aceitar o convite da minha amicíssima Flor e fomos ao Club Lomas (um super clube que temos aqui na cidade, de esportes, lazer etc...).

. Mas celebramos dia 15 ou 16?

Tradicionalmente, a celebração da Festa Patria começa 15 de setembro, quando, mais ou menos as 23:00 horas, o presidente da República da o Grito da Independencia do Palacio Nacional (Distrito Federal, Cidade do México) e toca o sino de Dolores, o mesmo que soou em 1810, em Dolores Hidalgo.


Nos arrumamos e seguimos pro clube que já estava lotado. Me espantei com o tamanho da festa! Fomos recebidos por "chavas" dando copinhos de tequila como boas vindas, super fofo!


 
 Todas vestidas com trajes típicos e seguimos, pro local da festa. Fiquei boba! Crianças vestidas de mexicanos e personagens da história da revolução. Homens de sombreros, bigodes, mulherada caprichada nos acessórios! Tudo muito organizado, muito bonito e colorido! 








Uma área imensa de comidas típicas, que me lembrou um pouco as Festas Juninas Brasileiras, e junto brinquedos pras crianças...
Depois de fotografar tudo e todos, sentei e fiquei observando: tudo aquilo que eu havia comentado na matéria sobre Patriotismo que escrevi pro Blog Brasileiras pelo Mundo junto no mesmo espaço. Chocada! Aí mentalmente me perguntei sobre o mesmo evento no Brasil...e fiquei envergonhada porque pensei horas pra lembrar os personagense dados históricos . E aquele menininho vestido de Padre Hidalgo na minha frente. Aí chega minhas amigas e perguntam o que fazemos no 7 de setembro ....De novo mentalmente pensei: rezava pra ser feriado e íamos com os amigos pra Juqhey. Dei sorriso de Monalisa pra ela....rs.









Pra uma boa festa mexicana, tem que ter: bebida, comida, tequila, DANÇA, tequila, MARIACHIS. 

E teve tudo isso.

Eu amo as danças típicas e fico chocada como eles se expressam, como eles aparentam estar felizes em fazer aquilo. Contentes! Eu e meu amigo Rodrigo (que conheci pelo blog, o mexicano que é mais brasileiro que EU!) encarnamos a imprensa local e ficamos tirando fotos e mais fotos. As meninas do grupo LINDAS! Coloridas! E desfilando aquelas saias incríveis! 

Vimos todas as danças dos estados....regada a muita Corona!












E o grito....

2. Que foi que gritou mesmo Miguel Hidalgo?
  Os testemunhos dizem que Hidalgo pronunciou “vivas” a Virgem de Guadalupe, a religião católica e ao rei Fernando VII, assim como alguns “morra” ao “mal governo”, durante o discurso ele convoca  a populaçao  a levantarem as armas.

   ... Mas não tocou o sino de Dolores

O personagem que tocou o sino de Dolores foi José Galván, "el campanero", tocador de sinos oficial da paroquia, e não Miguel Hidalgo, como alguns acreditam.


E lá estava uma bandeira enorme, as 23:00, e um garoto de Miguel Hidalgo, reproduzindo seus dizeres e os mexicanos doidos, gritando VIVAS E MAIS VIVAS! E no VIVA México final, a explosão! De gritos, fogos, confetes, e quem chega com tudo? Eles, os mariachis, acompanhados da musica Mexico en la piel, do ícone Luis Miguel. Só de descrever pra vocês isso, me arrepio! É SURREAL! e no país todo se passa isso. Do mais rico ao mais pobre... Eles deixam de lado todas as suas frustrações com o governo e se unem para comemorar e reverenciar os antigos heróis que proporcionaram a independencia do país.




Os governadores e prefeitos, se dirigem as praças princípais e acompanhados da população, dão o seu grito!

Por que elegeram o padre Hidalgo como líder do movimento?

O povo  mexicano era  crente na fé católica, e os percursores do movimento (Ignacio Allende, el Corregidor Domínguez e sua esposa Doña Josefa) pensaram que o líder deveria ser um sacerdote, pois teria facilidade em convencer fácilmente a todo o povo e assim seria un movimento bem maior.



 E depois disso Grito (literal) meus amigos, virou carnaval! Até Gustavo Lima tocou sem parar.
E nós curtimos lá, como convidados da Festa Mexicana e boquiabertos com o tamanho de tudo aquilo. No dia seguinte, cansados e com ressaca...rs... acompanhamos o desfile das forças armadas no Zócalo, pela TV. Muito bonito! Todas as cidades tem seus desfiles, o principal é o do DF. Quem sabe ano que vem não vou ver?






Parabéns ao México e ao orgulho de ser Mexicano!
Abaixo uns dados interessantes, que achei na internet.... E um salve pras comidas mexicanas!!!!







Share:

12 comentários

  1. Eu vi o pronunciamento do presidente pelo twitter ,e algumas amigas me mandaram imagens das festas,me emocionei nunca esquecerei esse dia 15,(duas razões,séria aniversário de minha mãe e por tudo que ví) até brinquei disse para minhas amigas que minha alma e brasileira mas meu coração e Méxicano,suas fotos estão lindas ,as danças os trajes e tudo o que eu sempre imaginei do povo Méxicano ,cada ves mais os admiro.Eliani Vargas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliani, você já é mais mexicana que brasileira não? rs. Quando vier pra k então, órale! :) Vai se sentir em casa! Bjs !!! Mel.

      Excluir
  2. Sensacional, eu não sabia que a festa era tão grandiosa assim!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Thais, não é exagero, o País para, todos homenageando os Heróis da Independencia, é muito, muito bonito de se ver! Beijos.

      Excluir
  3. Que maravilha, Mel! Vc está nos apresentando um México diferente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sogra, tentando apresentar a melhor face! :) Focando sempre nos pontos positivos e aprendendo com os negativos! Bjs, Mel.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu acordei dia 16 gritando : Viva México cabrones ! E sim,quase apanhei de quem estava dormindo kkkk mas não deu pra evitar .
    Adorei as danças típicas ,essas saias coloridas me lembrou bastante o carimbó do Pará .
    Se eu estivesse aí ,com certeza estaria vestida e dançando muito também . Tudo lindo demais . bjus ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá Melissa Ribeiro! É à uma festa assim que quero ir no dia 15, você pode me dizer onde foi essa?
    Saludos

    ResponderExcluir
  7. Eita povo bem festeiro! Achei bem legal saber mais sobre a história do México!

    Clau
    @AsPasseadeiras

    ResponderExcluir
  8. Que bacana essa festa..
    Realmente aqui o patriotismo é zero.
    Quando viajamos para os EUA também percebo esse amor a Patria, com bandeiras nas portas de casa.
    Aqui no Brasil o trabalho será muito longo para tentar reconquistar esse patriotismo.
    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Realmente, os mexicanos são muito patriotas! Quanta cor, alegria e comida! Ia comentar o que você disse, que lembra as festas juninas daqui do Brasil, mas mais carregadas de história, né?

    ResponderExcluir