Curiosidades - Hábitos alimentares que ainda não me acostumei!
Oye! Que onda?
Estamos aqui há quase um ano (este tempo, muito bem aproveitado), e mudar de cultura é uma coisa totalmente interessante. Você vê tudo, observa com olhos mais atentos os costumes locais, com aquele olhar de pura curiosidade. Certas coisas , quando eu mudei, gritei aos 7 ventos que por mais enraizada que eu estivesse jamais faria.
Ledo engano.
A primeira delas, era comer feijão (frijoles refritos) no café da manhã. Como uma pessoa, em sã consciência, consegue ingerir feijão no café da manhã? Era pra mim, inaceitável! Viram? Leram? ERA. Agora minhas amigas me convidam pra desayunos, eu como o meu "chilaquile" tranquilo.
Outra era os horários das refeições....mas, depois de um chilaquile no desayuno, faz todo sentido do mundo, almoçar lá pelas, 16:00hs. Então aqui em casa agora, nenhuma panela no fogão antes das 14:00hs.
Viram só? Como tudo é questão de costume? TUDO, ainda não! Certas coisas pra mim ainda não dá, principalmente no quesito alimentar. Mas quem sabe daqui um ano, eu faço um post retificando minha posição? Então, divido com vocês o que ainda, não mexicaniei ..
1 - Elote no palito.
Não gente, eu adoro milho, mas pra mim um milho no palito, como um sorvete, além de esquisito é muito dificil de comer.... Praticamente uma arte, um dom!
Fervem o milho na agua com sal comum, e colocam queijo, manteiga, chile, maionese ou suco de limão com sal. (lembrando que tudo se coloca limão....rs). Deixo claro que amo milho, adoro, mas o que não acostumo é o fato dele vir num palito e as pessoas conseguirem comer normalmente ok? Tipica coisa que eu comeria escondida de luz apagada....rs
Ahhhh! Tem a versão "manga no palito" tambem!!!! :)
Chupar manga já é uma desgraça, imaginaram no palito? Pois é!
2 - Tepaches no saquinho!
Sim gente, super normal o mexicano andar por aí com um saquinho de tepache com um canudinho... Acho isso muito no sense!!! rs O Tepache é uma das bebidas mexicanas mais populares . Ela é fermentada mas tem baixo teor alcoolico. Um gostinho de cerveja, mas doce! É fermentado com frutas!!! O fato de colocá-lo num saquinho que é o excentrico pra mim! Não passa despercebido, como assim, um simples copo. Acredito que não se limite aos tepaches, porque tem muita criança com seus saquinhos coloridos por aí! Bem estranho!
Tão ou mais estranho pra mim, são os tais copos cônicos de papel! Não consigo! Derrubo, me molho, porque ele, pra completar é mole!!! Pra que complicar pai do céu??? rs Já tomei vários banhos na academia, "manejando" esses copos!
3 - Jicamas
Apresento a Jicama a vocês, parece uma batata enorme, mas não é. Gosto de jicama, mas aqui o pessoal come sempre, toda hora. E , não preciso nem falar que colocam um chilizinho por cima, porque sem ele não tem graça. Se come cru, descasca e manda a ver. Uma botana natureba! :) As crianças levam na escola , de lanche. Não, minha filha ainda leva bolachas, pãezinhos, suquinhos...rs Ainda não consigo, huummmmm, não to fazendo nada, vou comer uma jicaminha ali....rs
4 - Saladas no meio do pozole
Gente, pozole é uma delicia, eu adoro. Um caldo super temperado, com grão de bico e carne de porco. Mas os acompanhamentos são esquisitos....Quem joga um punhado de alface e rabanetes no meio da sopa? Sim, eles colocam. Ainda é estranho pra mim, mas, sou uma grande fã do pozole. Nos dias de frio, hummmmmm, que delicia. A salada eu passo.
5 - Salada de nopales
Desde o período pré-hispânico ocorre o cultivo do Nopal (cactos) planta sagrada, que apareceu como símbolo da fundação da cidade dos Astecas Tenochtitlan, verdura
que contém diversas características como proteínas, gorduras naturais,
carboidratos, cálcio, ferro, tiamina, riboflavina, niacina, ácido
ascórbico, retinol e oito aminoácidos a mais,utilizado tanto para
alimentos, elaboração de cosméticos e remédios, utilizado na redução de
colesterol, diabetes e obesidade.
Ok! Ponto pro cacto, mas até aí, entrar no Walmart e comprar uma saladinha de cactus pra mim, ainda não deu. E aqui, super super normal. Se bobear, mais popular que o alface nosso de cada dia.
6 - Agua de Jamaica
Sim , aquele famoso chazinho de hibiscus que você costumava tomar pra emagrecer. Aqui , é normal. Todos amam. E eu , ainda tomo tampando o nariz. No, no me gusta. Passo.
7 - Agua de Horchata
Ainda não deu também.
Farinha de arroz, açúcar, canela, leite em pó, baunilha, tudo junto e misturado. Um arroz doce liquido. Preciso abrir meu paladar para esses sabores, mas ainda continuo contribuindo pros altos índices de consumo de refrigerante no México. Sorry!
Como já disse anteriormente, esse cenário pode mudar a qualquer momento e , daqui um tempo, eu estar comendo uma jicama e tomando uma agua de horchata no saquinho ....
Questão de adaptação....
:)
Besitos.
35 comentários
muito legal o post mel!!!! Beijos
ResponderExcluirObrigada Bar!!! :) Precisamos combinar nosso próximo post! Beijos amiga.
ExcluirAo ver todas essas comidas a que mais doe eu acho que é o cactus e essa aguá de horchata,até o nome já complica né.?Adorei sempre aprendendo.Eliani Vargas.
ResponderExcluirOlha Eliani, cactos eu ainda não consigo e nem tamales viu??? :/ Mas, nunca diga dessa "agua de horchata"não beberei né???? rs Saludos de México! Bjs, Mel.
ExcluirNossa me acabaria aí,300 kg seria pouco!! rsrstd
ResponderExcluirMeire querida, se eu faço o post das comidas boas então? Seriam 600 kg produção???!!!??? Eu to tendo muitaaaa dificuldade em não trufar de vez...rs Beijos amiga.
ExcluirSalada de Nopales é uma saudade... comi e amei, e sou fesca pra caramba! Comi o milho tambem, na rua e as pessoas passavam olhando...me diverti e comi horrores. Que lembrança boa você desenterrou Mel! Bj
ResponderExcluirAi Iara, quem sabe não me inspiro com sua experiência???rs Eu tentei comer tuna, a fruta do cactos que eles amam, e odiei...rs E também não sou chata...Vou com mais determinação da próxima vez! :) Beijos.
ExcluirNossa tudo muito diferente mesmo.
ResponderExcluirRealmente Cristiane! Tem que mudar com a cabeça aberta e trocar o arroz e feijão por tortillas!!! rs Uma delicia esse parte, tortillas!!! Saludos! Mel.
ExcluirFiquei identificada…achei muito engracado! Meus filhos ainda nao conseguem beber agua de jamaica nem de horchata…kkkk esquisito, né?
ResponderExcluirNão sei se tenho mais má impressão da agua em si, ou dos galões que elas ficam...Lembro de produtos de limpeza.....rs!!!!! Beijos, Mel.
ExcluirRealmente difícil aderir...talvez manga no palito..kkkk...mas tenho certeza que será questão de tempo para vc refinar o paladar...bjs..Angelita
ResponderExcluirManga no palito devia vir com uma capa pra vc colocar, ficar transparente, e pagar menos mico enquanto come....rs Já é dificil com as mãos, calcula no palito e sem dar vexame....kkkk Beijos amiga!
ExcluirMuito legal aprender mais sobre esse país encantador, mas a culinária é bem diferente né. Besos
ResponderExcluirÉ, aqui vc pode comer 365 tipos de pratos diferentes no ano! Mas uma delicia! REalmente sao poucos os itens que ainda nao aderi...rs Beijos, mel.
ExcluirNoooooossa! Manga no Palito??? pelo menos depois vc tem com q tirar os fiapos do dente! Hauhauhauauh
ResponderExcluirA melancia no palito faz mais sentido.....rs mas nao evita vc ter que enfiar o dedo pra tirar as sementes...rs Saludos! Mel.
ExcluirJá me acostumei com toda essa comida! Mas com tomar água nesse copo conico nao dá nao viu! Muito estranho e muito incomoddo pra falar verdade!
ResponderExcluirJicama é como se fosse melão ou parecido ?
ResponderExcluirJamaica em tepaches tomei muito ,meu avô fazia a gente tomar tudo nesses saquinhos . É divertido ! kkkk Mas só morando aí mesmo pra acostumar . Eu que gosto de subir moro e comer manga do pé ,vou achar super estranho ver ela no palito ! kkkk
Muito fofo o post beijo!
Melissa, seu blog já está nos meus favoritos! Esse post entao...perfeito!rs
ResponderExcluirMuito obrigada Carol! ;)
ExcluirSaludos desde México.
Olá. Estou fazendo um trabalho sobre o México. Poderia me dizer os horários que as pessoas tomam café, almoçam e jamtam? Estaria me ajudando muito... Obrigada pela atenção.
ResponderExcluirDepende muito das pessoas e de que dia.... Aqui café da manhã pra quem não trabalha é bem tarde, de fds mais ainda. Almoço depois das 16 e jantar, umas 21, 22. :)
ExcluirNossa eu estou amando o seu blog é como viajar novamente para o mexico!
ResponderExcluirEu e meu marido que é mexicano ficamos babando com as comidas, pois aqui no Brasil não temos,nos restaurante somente vende tex-mex que não é a verdadeira comida mexicana, amei ver os helotes tacos al pastor hummmmm que delicia!!!! Adorei o post sobre as mães. bjs
Horchata <3 Jamaica <3 Nopales <3 Tacos de nopal depois de comer muito feijão
ResponderExcluircoisas bem estranhas e diferentes ... mas td parece ser suportável com exceção daquele chazinho rs ... um dia estarei por ai a provar dessas estranhas gostosuras
ResponderExcluirQuanta coisa estranha! Acho muito legal que pela gastronomia duma região a gente já consegue avaliar o quanto os hábitos daquele povo diferem dos nossos!
ResponderExcluirConfesso que experimentaria tudo, pois sou dessas, mas esse pozole parece bom d+!!
eu sou chatérrima para experimentar comidas novas e diferentes, acho que sofreria muito se tivesse que viver em outro país.
ResponderExcluirNossa que bacana! Adoro comidas novas, mas confesso que faço questão de experimentar apenas em viagens! No dia a dia deve ser complicado.!! Mas algumas devem ser deliciosas!
ResponderExcluirEu ri demais com comer manga já é uma desgraça, hahahha! Realmente muitas coisas diferentes e tudo é questão de hábito. Mas algumas coisas eu passaria também... Bjs!
ResponderExcluirFiquei com vontade de provar o cactos!!!
ResponderExcluirQue post ótimo. Amo essas curiosidades!
ResponderExcluirQuanto ao milho no palito: tô contigo!
Eu não consigo comer nem o nosso churrasquinho, quiçá o milho!
Âmando seu blog. Vou ao Mexico em dezembro e tenho muito que aprender então este blog já está como minha leitura e aula predileta hehehe...
ResponderExcluirFuxicando o Blog... rs
ResponderExcluirÉ verdade que existe Tang de Tuna???
Vi no Google e chorei de rir!!!
Mas como é tão comum no México, acho bem provável.
Obs: Eu comi, não achei ruim... Mas também não é bom! rs