Choque cultural.


Mudar de país não é só entrar em um avião e chegar no seu destino novo.

Mudar de país você tem que ter ciência de que muita coisa muda. Aliás, tudo muda, inclusive você.
Estou aqui no México há um bom tempo e dia a dia vou descobrindo coisas novas, vou entrevistando meus amigos, porque a cultura de dois países é chocantemente diferente.
Dia desse saí com algumas amigas mexicanas pra um café (posso também citá-lo como aquisição de hábito novo, cafés com amigas! amo!). Conversando, sempre chega num ponto que encontramos a diferença de culturas.





Eu nunca ataco, sempre quero saber tudo.... E as minhas amigas já me dizem que poderia ser uma matéria nova pro blog. Dito e feito!

Eu teria sido aqui no México uma "gata"... E não gata de linda maravilhosa não... Uma gata aqui é uma mulher que não se dá ao respeito. Gente! Calma! 
Eu não fui nem uma santa, mas as coisas que conto pras minhas amigas aqui, fazem elas ficarem de queixo caído. Um exemplo? FICAR. No Brasil  é super normal ficar com garotos! Aliás, primeiro você fica e depois se der certo começa a apostar fichas em um relacionamento, não é meninas?
Eu fiquei ficando com meu marido. Depois, ..... aqui estamos!
Aqui não existe!
Pobre da minha filha!




Então pensem bem meninas, nada de chegar aqui paquerando mocinhos na balada. Ele vai te dar moral, vai ficar com você, como "amigos con derechos" (amigos com direitos...), mas na hora de subir ao altar você tá fora.
Eles pra namorarem, saem antes, cinema, lanchinho, volta na praça.... E depois de muito tempo, pede em namoro. Depois de "novios" (namorados), sim, pode sair de mão dada e beijar no escurinho do cinema. E sabem com quantos anos? 17, 18!
Nem preciso comentar que meu marido a-do-rou esses hábitos!




Outra coisa também que me chama muito atenção. Aqui em SLP mulher não anda "fresca".
Quase nunca em minha estadia por aqui me deparei com mulheres de shorts, tops, regatas coladas , sandálias abertas, ou, muito menos chanclas (havaianas....). Todo mundo de calça por aqui! O único dia que pus uma bermuda (BERMUDA!) minha vizinha me disse que não es cierto! Que pernas de fora só na companhia de maridos e olhe lá. Então você, popozuda do funk, deixe seu uniforme por aí!




As minhas amigas dia desses, viram umas fotos da outra escola da Heloísa! Ficaram inconformadas com os micro shorts, cabelos ao vento, preta como um tatu!!!


Isso pega aqui também. Heloísa, faça chuva ou sol, vai com seu uniforme de gala pra escola, penteada E com gel, porque não pode ter frizz no cabelo. A mini Jane (Tarzan) teve que virar uma boneca de caixa! E agora já até comenta que a fulana, nem tá com as unhas limpas!
Gente, eu tinha que por uma foto dela antes e depois pra vcs terem uma idéia da diferença cultural. E deixo claro que no calor também, tem que ir com meia de lã.... Mas as salas são climatizadas!




Foto Revista Capricho

E isso cabe a tattoo, falar palavrões e cabelos curtos, não tem! Aqui em SLP acho que nunca vi mulher tatuada, só eu e minhas amigas brasileiras.... kkkkkkkk . Eu deixo a minha bem tapada! Santa iluminação que eu tive quando escolhi um lugar que pudesse esconder. (Tá parecendo o Oriente Médio né? rs)





Balada aqui gente, os meninos vão social. Sério! nada de ir moderninho. É calça social, sapato, camisa! Como se fossem a um casamento ou a uma missa no Brasil. E mulheres na missa gente! Puro glamour! Todo mundo debutante!





Antes que meu queridos amigos mexicanos falem que o México todo não é assim, eu acredito!
Moro em SLP, super ultra mega tradicional! E de contra ponto a cidade com maior índice de adultério e divórcios! Quem entende??? 

ps: Ainda bem que cheguei aqui depois dos 30! ;) Tks God!






Share:

12 comentários

  1. Melissa, muito divertido esse seu post. O Brasil dependendo da região é meio largadão, ok concordo. Mas desculpa, achei a cultura mexicana muito tacanha. Muito latino americana católica cheia de pudores, preocupada com cartilhas de comportamento e "o que os outros vão pensar"... carneirinhos... por isso exatamente o pessoal busca um desafogo nos casos extra conjugais.
    Como você: ainda bem que cheguei à Holanda aos 29/30 anos !!

    ResponderExcluir
  2. Eu ri demais desse post ! Claro que me parece um 'país' muito machista ainda,assim como Brasil.... e por ser uma cidade tradicional ,evidencia-se mais essa cultura. Mas achei interessante alguns costumes.Beijo Mel =)

    ResponderExcluir
  3. Moro no Mexico e acho um maximo essas culturas! Nao queria, mais ja estou "resistindo" muitos abtos brasileros.....

    ResponderExcluir
  4. Verdade! Quando cheguei aqui tb acaba de sair de Campinas onde fazia um calor do cão e tb tive o negócio da bermuda. Apesar que na minha cidade natal, Poços, as pessoas tb raramente usam bermuda e quando usam vc já sabe que é turista. hahahahahahahahhaa

    ResponderExcluir
  5. Nossa, ainda bem mesmo que chegou depois dos 30, eu acho que morria com tanta regra, rsrs, logo eu que tenho várias tatuagens (4 nos braços, visíveis), não me penteio, sou a maloqueira, rs. Acredito que seja porque o México é muito religioso? Sei lá, isso é machismo demais misturado à cultura, não sei como definir... mas faz sentido, quando as regras são rígidas demais, o pessoal apronta mesmo (por causa do dado sobre divórcio). Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Já disse que adoro saber dessas diferenças culturais, né?? Mas não imaginava que eles fossem tão recatados assim... Um povo tão festeiro não dá a impressão de ser tão "fechado" assim... Bom saber!!

    ResponderExcluir
  7. Gente, tô chocada com esse post. Não sabia que tinha no México tinha um local assim tão tradicional. Meus amigos mexicanos são de outras regiões e são bem mais relax - inclusive com roupas e tatuagens.
    Adoro esse tipo de post. Gosto de descobrir essas diferenças culturais!

    ResponderExcluir
  8. Caramba ! às vezes acho que nós somos despojados demais, ainda mais no Rio. Não imaginava tantas diferenças.

    ResponderExcluir
  9. Aqui no Brasil essa moda não ia pegar mesmo, imagina se hoje em dia as meninas iam ficar namorando como antigamente, aqui a coisa está mais avançada. Se seu marido souber como as coisas andam, você não volta pra cá é nunca mais tendo uma filha. Pronto, falei, Mel. Nada contra, mas são culturas muito diferentes atualmente.

    ResponderExcluir
  10. Isso é muito interessante, Mel. Às vezes a gente quer se mudar pra um novo país e realmente não pensa nas diferenças culturais. Estamos tão acostumados a ser do jeito que somos que não é tão fácil assim mudar. Amei as curiosidades do México!

    ResponderExcluir
  11. Noto que o interior do México é conservador e as grandes cidades e os centros turísticos são bem mais liberais que o Brasil.Ex:na Cidade do México SÓ VOTAM EM GOVERNOS DE ESQUERDA,liberaram o aborto,o casamento gay,a eutanásia e agora querem liberar a maconha.Em contrapartida nas muitas cidades menores É O PRI ATÉ HOJE O ÚNICO QUE GOVERNA.Sou da comunidade LGBT E UM DOS MOTIVOS PELO QUAL VOU EM BREVE PASSAR UMA TEMPORADA NO DF É ESSE:LÁ EXISTEM SIM MENINAS TATUADAS DE CABELO COLORIDO(PROCUREM A LINDA MUÑECA DE SANGRE NO FACEBOOK)E MUITOS GAROTOS EMOS OU ANDRÓGINOS.Conheço bem São Paulo,nossa metrópole mais cosmopolita;FIQUEI 30 DIAS LÁ ESSE ANO E NÃO VI NINGUÉM COM O ESTILO DA MUÑECA OU SEU NAMORADO CENTINELLA FULL COLLOR.Até os gays em São Paulo no geral todos almejam serem discretos, o máximo possivel,usam cores mortas,barba de muitas dias e nada de serem modistas,juro que choquei-me,esperava encontrar gente mais fora do padrão.Uma mulher alternativa em SP também será mal vista;nunca será esposa de um homem que almeja uma boa posição social.Em poucas palavras,vejo o brasileiro como muito mais sensual que o mexicano,como o carioca é muito mais sensual que o argentino,mas as idéias das pessoas,não o que elas fazem entre quatro paredes,essas encontro mais arejadas na Cidade do México que na maioria dos lugares do mundo.Ass:Isaac Carneiro Victal.

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de acrescentar que após dar uma olhada através do google street view na cidade em que a prezada autora do blog mora,San Luis Potosí,agora passei a entendê-la melhor.Para quem não sabe os mexicanos possuem o hábito de conservar sua cultura e seus valores;isso se reflete até na aparência das cidades,pois vejo muitas exibindo uma quantidade enorme de imóveis antigos e poucos edifícios altos e modernos,ao contrário das cidades brasileiras.Esse lado do conservadorismo do interior mexicano me agrada muito,como as cidades são se tornam mais bonitas!Eu que sou mineiro,para mim parece uma Minas Gerais gigante elevada a proporções monumentais,ao paroxismo.Isaac Carneiro Victal

    ResponderExcluir