Dia Internacional da Mulher!


O Dia da Mulher é internacional, comemorado no dia 08/03 nos quatro cantos do mundo!





Eu particularmente acho muito mais difícil ser mulher hoje em dia do que no tempo da minha avó, mesmo depois de conquistado os tais direitos que não tínhamos. Nós mulheres, hoje, temos que vestir a capa invisível da mulher maravilha de dar conta de todas as responsabilidades pelas quais tanto almejamos. Porque além de ser mãe, esposa, filha, cozinheira, psicóloga, amiga, temos nossa carreira e temos que ser amantes ( porque a concorrência tá fogo!). Trabalhamos na maioria das vezes dois turnos, sendo que um deles não é monetariamente remunerado. E tem algumas super heroínas que agregam jornada dupla! Aliando estudos, mestrados ... Nem direito mais a TPM temos! Porque se você ficar em casa de tpm, corre o risco de perder sua vaga na empresa, pois o mercado está cada dia mais competitivo. 



E não esqueçamos que a indústria fitness nos massacra, temos que estar sempre no peso certo , maquiadas e arrumadas.





E isso é no mundo todo, não é particular de nenhum país.

Mas tudo isso é o que nos torna únicas! Mulheres com M maiúsculo. E você aí que não trabalha fora, não se sinta culpada, porque, dona de casa tem um monte de coisa pra fazer! E você iria se sentir culpada se estivesse trabalhando fora, porque não daria atenção suficiente aos seus filhos... Então, sempre vamos nos sentir culpada! É só digerir.






Acho que por darmos conta com honras, de tudo isso, Deus pensou e nos concedeu o presente , o maior e mais puro amor do mundo , que é o de ser mãe. Seja de sangue ou de coração. Mãe é mãe.




Por tudo isso, e por ainda sermos , na  maioria das vezes e em algumas situações,  menos valorizadas que os homens, e mesmo assim , colocar o salto agulha, merecemos um Dia Internacional! Só pra gente.


Por que se comemora no dia 08/03?

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU(Organização das Nações Unidas).


Como o nosso blog é sobre o México, cabe a mim, transmitir alguns dados pra vocês, do país que eu vivo :





1 - SALÁRIO

Aqui também, a minoria dos empregados são mulheres e ganham menos que os homens, nas mesmas atividades.

 2 - FOME

Os lares mexicanos liderados por mulheres, apresenta um nível de carência alimentar maior que os que são sustentados por homens.





3 - ACESSO A EDUCAÇÃO

No nível da primária e da secundária, o número de estudantes de sexo feminino é maior que o de masculino. Mas com o nível superior, esse quadro se inverte.

4 - AGRESSÕES

Uma pesquisa indicou que 46 % das mexicanas maiores de 15 anos relatam ter sofrido algum tipo de agressão por parte de seus companheiros (seja ela física, emocional ou de caráter econômico).

5 - ACESSO AO PODER POLÍTICO

Nos últimos anos foram implementadas medidas legislativas onde se tornava uma porcentagem obrigatória de cargos destinadas as mulheres, mesmo assim, muitas cidades ainda apresentam um nível mínimo de presença de mulheres na política.




6 - TRABALHO EM CASA

Independente se trabalha fora ou não, o trabalho em casa não é dividido igualmente. Grande parte dos afazeres domésticos e cuidados com os filhos fica sob responsabilidade da mulher.

7 - DIVERSÃO

As mulheres mexicanas tem menos tempo livre para diversão, ao contrário dos homens.


Fonte: CNN México.




Termino esse post concluindo que é difícil ser Mulher em qualquer canto desse planeta! Então, temos que ser mimadas, acarinhadas, apapachadas... :)
E uma das mulheres mexicanas mais incríveis que tenho conhecimento é a Sra. Frida Kahlo, uma das quais mudou a história, que apesar de sua vida díficil e triste, nunca perdeu a alegria em viver!





Feliz Dia da Mulher, para todas nós!!!

Share:

2 comentários

  1. Triste realidade não é, mas aos poucos isso vai mudando. Temos que fazer nossa parte e continuar lutando, onde estivermos, para que isso mude. ;-)

    ResponderExcluir
  2. lindo post, Melissa ! Feliz Dia da Mulher para você. Feliz todos os dias para você.

    ResponderExcluir