Especial Saúde - 1. Parte: Como funciona?

Quando moramos no exterior pequenas coisas que fazemos na nossa rotina de casa, no Brasil, tornam-se aventuras imensuráveis...
Uma delas é cada ida ao médico.
Se você ainda não domina o idioma 100%, com certeza será um evento.

As primeiras vezes que fui ao médico aqui, poderiam ser filmadas e usadas como stand up comedy. A linguagem dos sinais predomina, sons, gestos até chegar a alguma conclusão.

Vamos começar o especial "Salud", tentando explicar como funciona por aqui:




O México tem umas particularidades quando ao sistema médico. A minha principal queixa é a inexistência de planos empresariais que a gente tem como benefício da empresa. Tenho muitas saudades da minha Unimed, ainda mais eu que sou hipocondríaca. Mas uma coisa é certa: quando saí do Brasil era quase impossível marcar uma consulta pelo convênio, agendavam só para 6 meses e olhe lá. Aqui, em contraponto, temos consultas quase sempre para a mesma semana.




Vou esboçar um pouco, sem riqueza de detalhes como é o sistema médico daqui, ainda não tenho conhecimentos  sobre 100% do tema, mas como muita gente me pergunta, tentarei:





Basicamente é isso:




Publico:

* IMSS - Você quando está registrado em seu trabalho, automaticamente é inscrito no IMSS, e tem direito a ser consultado pelos hospitais e médicos que atendem por ele. Não são todas as empregos que dão o direito ao IMSS, são as que te dão as "prestaciones", ou seja , são registrados.



* População carente , Comunidades Rurais (Hospital General) - São atendidos por Hospitais Públicos perante comprovante de endereço e documentação. No caso de estrangeiros, com o visto de permanência no país. Agora o governo lançou uma opção pros mexicanos sem renda, de uma mensalidade que gira em torno de 50 pesos mensais, o Seguro Popular, e dá direito a tratamento e internações (não são nem 10 reais/mês). Os Hospitais Generales, atendem qualquer mexicano com residência ou visto no país, não necessariamente carentes.



Particular:

* Seguro para gastos maiores e menores: Geralmente as empresas dão como benefício a seus empregados, mas é diferente do Brasil. O mais comum é o seguro médico maior, onde depois de um X  gasto pelo funciónario (geralmente tratamentos, cirurgias...), a empresa te reembolsa. Ou seja, você primeiramente gasta do próprio bolso, e junta um monte de papelada para apresentar ao Departamento Pessoal da empresa (são atestados, documentos, laudos, nada fácil...). Depois de autorizado pela seguradora, este valor é reembolsado pelo empresa. O de gastos maiores e menores, não tem quantia mínima. 


* Planos Particulares: Existem sim, mas funcionam como seguro de carro.  Tem uma franquia definida a ser paga, dependendo do total gasto (internações, cirurgias....), uma porcentagem. E em caso de consultas normais, de rotina, você tem um "desconto de "geralmente 30 a 40% do valor da consulta.  


*Médicos de Farmácia: Essa opção para mim era desconhecida, nunca tinha visto nada parecido. Por em média 50 pesos, você pode ter um consulta com um clínico geral, nas farmácias. Eu tive boas e más experiências com elas. Vai de sorte também, mas numa emergência é super útil! Eu já tenho o meu por aqui, e quando se trata de coisinhas simples é lá mesmo que eu vou.




* Clínicas Particulares: Os médicos aqui , são de fácil acesso. As consultas giram em torno de 600 a 800 pesos, com ótimos médicos... (100 a 150 reais). É fácil agendar, o único porém é que as consultas não dão direito a retorno, não existe isso aqui. Mas em compensação, eles retornam ligações e dão um número particular....amei isso.




Agora que deu pra entender um pouquinho sobre o Sistema de Saúde por aqui, é só ser fiel ao Blog e esperar as próximas matérias, pra ajudar um pouquinho! A próxima vai ser ótima também.


Espero ter ajudado um pouquinho.







Share:

7 comentários

  1. Muito legal, realmente tem tudo aqui.

    ResponderExcluir
  2. Olá Melissa estamos morando na CDMX. E nas minhas pesquisas sobre a saúde aqui no México, achei seu blog. Amei. Você é muito boa no que faz. Não estou precisando de consulta médica, mas estou fazendo um post sobre uma doença. Posso mencionar seu blog no meu post? http://meloemulkey.com/ Deixando blog pra você nos conhecer um pouco mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Vanessa! :) Claro que pode citar sim! Vou dar uma olhada no seu post sim! Beijos.

      Excluir
    2. Te mandei correo ;) nesse endereço melribe@gmail.com

      Excluir
  3. Hj mesmo tive uma reuniao com om corretor de plano de saude gastos medicos maiores... muito bom o seu post!

    ResponderExcluir
  4. Muito maneiro, moro no Brasilas pretendo passar uma temporada no México
    E essa questão de plano de saúde foi muito legal.

    ResponderExcluir
  5. Oi estou para me mudar para. Tenho um filho de 6 anos. Saberia me dizer como funciona com pediatras?

    ResponderExcluir