Mudando a ótica: Um mexicano no Brasil!

Hoje vou mudar a ótica.
Meu amigo, bff, mexicano, Rodrigo, vai contar pra gente sua experiência de intercâmbio no Brasil.

No final do texto, coloquei a versão em espanhol!:)




Olá pessoal!

Chegou a hora de me apresentar. Quem sou eu? Rodrigo, um cara de 24 anos , de São Luís Potosí, México, louco e fanático pelo Brasil. Mas e aí? Querem saber como foi que começou meu amor por esse país? Pois bem, vou contar!

Tudo começou no ano de 2006, quando em minha família, muitos dos meus primos começaram a fazer intercâmbios para fora do país, e como eu não queria ficar para trás, fui em busca de uma aoportunidade de viver no exterior.

No ínicio, minha idéia era ir para um lugar onde se falasse o inglês, enfim... Depois de analisar as opções sobre os intercâmbios, optei pelo do “Rotary Internacional”.
Mas como funcionava?

1-      Fazer a solicitação do Intercâmbio.
2-      Entregar a solicitação a um “Club Sponsor”
3-      Depois de ser aprovada, começa uma série de reuniões informativas.
4-      Os países são sorteados, e você ficará com o que cair pra você.
5-      O intercâmbio é realizado, e ao mesmo tempo que voê adquire o direito de ir a outro país, recebe um intercambista na sua casa , no seu país.


E esse foi o destino eleito: VALINHOS, São Paulo – Brasil, para me receber.

Quando me deram a notícias me entusiasmei muito, não me importou que não foi o lugar que eu queria, sem dúvida , nunca tinha saído do país e só esse fato já me emocionou. E lá fui eu, com 17 anos , em 27 de julho de 2007 , a meia noite, voei pro país do Carnaval.


Início do Intercâmbio

Minha chegada foi no dia 29 de julho de 2007 pela madrugada, no aeroporto de Guarulhos, as famílias brasileiras que iam me receber já estavam me esperando, nos cumprimentamos e aí começou o mais difícil, juro pra vocês, não entendia NADA! Muitas pessoas dizem que o português é muito pareciso com o espanhol e blábláblá ( qem derá que fosse), mas para mim, nesse exato momento NÃO era e estava lá parado, com minha cara de What?????. Pois com sinais e gestos fomos tomar café com minhas famílias.





Meu primeiro café da manhã foi na “Casa do Pão de Queijo”se me lembro bem, e claro, comi pão de queijo (que não gostei nada....) e café. Quando me levaram o café naquele mini copinho pensei....WTF? É piada o tamanho disto, mas, quando provei entendi o por quê do taamanho, era MUITO forte. Depois disso, fomos colocar as malas no carro e partimos rumo a “Valinhos City”. No caminho fizemos uma parada no “Frango Assado”para comprar algumas coisas e depois chegamos a casa, onde continuamos o café da manhã. Esta parte me impressionou muito, tiraram os pães dp saco e WOW!!!!! Que pão gigante!  Juro pra vocês, nunca tinha visto um desse tamanha, tipo baguete – gigannnnte! D-E-L-I-C-I-O-SO! Nunca vou me esquecer dele, rs.

Depois disto, dormi um pouco e já me levaram a uma boa churrascaria, para conhecer o clube Rotary da cidade, foi uma experiência divertida , pois, não entendia NADA! Rs.
Famílias

Minha primeira família brasileiro era assim formada: Neusa e Francisco, com os quais vivi meus primeiros 3 meses e meio, eles tinham um casamento tranquilo e com muito amor. Minha mãe Neusa foi e até hoje é uma mulher enérgica com muita saúde, vive para cima e para baixo, sem parar! Ela sempre me mimou muito, cozinhava meus pratos favoritos e nos finais de semana me deixava dormir até a hora que eu quisesse (coisas que minha mãe de verdade JAMAIS me deixava fazer) , realmente me paparicava muito!  Posso afirmar pra vocês que ela é uma das pessoas mais queridas que tenho!
O meu pai Francisco, ao contrário, era bem tranquilo mas, ao mesmo tempo ativo! Já era aposentado e dedicava 100% da sua vida a ele, me lembro que ele tinha aulas de teatro, dança entre muitas outras atividade, era uma pessoa que adorava atividades recreativas!
Essa família me deu muito amor e carinho, me sentia em casa.




A segunda família era formada por: Sílvia, Paula e Ramón, com os quais vivi 6 meses e meio, o tempo restante do meu intercâmbio. Eram super divertidos, e a maioria do tempos passávamos rindo.
A minha mãe Sílvia é uma mulher guerreira, trabalhadora, que luta por seus sonhos e parte em busca de realizá-los, super cabeça aberta, com ela sempre podia conversar sobre tudo, sempre foi minha conselheira e confidente em todo meju intercâmbio. Dormíamos super tarde , sempre conversando, fazendo piadas e dando conselhos.
Minha irmã Paula, a mais novinha da casa, é um amor de pessoa, adoro ela, sempre jogávamos baralho,  assistíamos filmes e eu sempre a ajudava com suas tarefas de espanhol. Já com o meu irmão Ramón convivi 6 meses de meu ano no Brasil, já que ele se encontrava em intercâmbio na Suíça, pouco a pouco fomos nos adaptando já que fiquei um pouco com ciúmes quando ele chegou , rs, mas com o passar do tempo, ficamos amigos. Adoro essa família! E de verdade, poderia falar que é minha família preferida, onde as risadas, a confiança o bom humor, me faziam me sentir em casa.






Escola


Pois bem! Quando cheguei no cursinho do colégio ETAPA, uma escola super legal, parecida com a Tec de Monterrey. O “cursinho”era um curso de preparação para a universidade, sinceramente, não foi tão massa já que todos os alunos VIVIAM estudando:/ ou seja, não ia fazer amigos.  Aí conheci umas pessoas incríveis : Fernanda, Manuel, Kim e Clemente, super gente boa, os primeiros que realmente me receberam com os braços abertos ( especialmente o Manuel e o Clemente, que já tinham 8 e 2 anos vivendo no Brasil). Nos primeiros 3 meses eles me acolheram.
Por problemas de adaptação e que no cursinho não era tão fávil fazer amizades,  minha família brasileira me ajudou e optaram por me mudar de escola, fui ao Anglo de Valinhos e lá fiz o 2. E o 3. Ano do colegial, e esta mudança me ajudou MUITO, conheci muitas pessoas da minha idade, mais tranquilas, e que tinham tempo de sair e conhecer coisas. As mais especiais foram: Vivian, Zanza, Maíra, Robson, Carlos, Bruna e a Pati, brasileiros super especiais, temos uma grande amizade que até hoje conservamos. Amo eles!




Adaptação.


De verdade, isso me deu muito trabalho! Como disse na época do cursinho, nos meus primeiros meses, sofri muito! Ninguém queria sair, sempre era estudar e estudar, e como na primeira casa que vivi não tinha irmãos, sentia muita falta da minha casa.
Depois de 3 meses e meio, o Rotary realizou a primeira reunião dos intercambiastas que estavam no mesmo distrito, foi muiiiiito legal, éramos 80 estudantes de todas as partes do mundo! WOW! Agora sim tinha com quem conversar e sair, e somado ao fato de que mudei de escola, as coisas melhoraram muito.
Meu melhor amigo intercambista foi um alemão, éramos unha e carne, inseparáveis, íamos pra cima e pra baixo sempre juntos, viajávamos, ríamos, brigávamos, chorávamos, uma amizade que até hoje segue viva e ele já veio ao México algumas vezes para me visitar! Sinto muita falta dele!

Dado importante: Demorei 3 meses para aprender o Português! 




Coisas que há no Brasil , mas no México NÃO!


1 – No Brasil existe o álcool como combustível para carros! WOW!

2 – A Comida por quilo! Dependendo da quantidade que você pegue, você paga proporcional, há também sorvete por quilo!!!!

3 – A lojas de milho, tudo que você pode imaginar: pastéis, cremes, gelatina, suco, sorvete TUDOOO de milho, é um lugar incrível.

4 – Não tem lava-carros nas ruas, você tem que levar seu carro a um lugar especializado.

5 – Nas boates é super comum os caras estarem de camiseta, ou seja, estar arrumado mais social, NUNCA, não existe.

6 – Nas lojas/restaurantes da rodovia, tem um sistema super moderno, no qual você entra, te dão uma ficha (comanda) onde vão marcando tudo que você consome, e no final , quando passa nos caixas, você paga tudo. Esse conceito também é usado em boates, onde você entra e te colocam um pulseira, onde marcam todo seu consumo, isto sim me  deixou de queixo caído ! WOW!

7 – No Brasil tem a melhor pizza do mundo, até existem pizzas doces.


Minhas melhores experiências:


1 – Entrar no camorate VIP do sambódromo de São Paulo, graças a uma família brasileira (Flávia e Décio) . Vou agradecer até o resto da minha vida, pude conhecer a rainha do Carnaval.





2 – Conhecer as Cataratas do Iguaçu. Incrível!




3 – Amanhecer numa balada em São Paulo as 6AM (Pros meus 17 anos, foi sensacional!)

4 – Viajar, viajar e viajar.





Por que tanto amor a Brasil?


Pois bem, como já sabem, eu vivi por lá 11 meses. Foi uma parte que marcou toda a minha vida, pelas coisas que vivi, aprendi , proque foi um lugar que me recebeu de braços abertos, com muito carinho e amor. Um país pelo qual me apaixonei e aprendi a falar português, um idioma que é um dos mais sexys do planeta (pelo menos pra mim), e muitos  pelo mundo não sabem falar (diferencial), simplesmente por isso já ganhei. É um país que eu amo e sempre vai estar no meu coração, por tudo que me deu, esse amor que só brasileiro conhece!


Saudade vem e fica. Às vezes vai embora, mas tem casos em que ela é eterna. 
Saudade eterna meu Brasil 


Versão original:

Hola a todos! Pues bien, llego la hora de presentarme ¿Quién soy? Rodrigo un chico de 24 años originario de San Luis Potosí, México loco y fanático de Brasil, ¿quieren saber cómo empezó mi amor por este país? pues bien se los contaré. 
Todo comenzó en el año 2006 cuando en mi familia muchos de mis primos comenzaron a hacer intercambios fuera del país, y bien como yo no quería quedarme atrás fui en búsqueda de la oportunidad de vivir en el extranjero. 
Al inicio mi idea era irme a un lugar de habla inglesa, en fin…después de ver opciones sobre intercambios opte por “Rotary International”  
¿Cómo funcionaba?  
1.-Haces tú solicitud de intercambio 
2.-La entregas a un club sponsor 
3.-Al ser aprobado empieza una serie de juntas informativas 
4.-Se rifan los países y literal es el que te toque  
5.-Se realiza el intercambio, asimismo recibes un estudiante de intercambio en tu casa 
Y así fue que el destino eligió a: Valinhos, Sao Paulo Brasil para recibirme. 
Cuando me dieron la noticia me entusiasme mucho, no me importo el hecho de que no fuera el lugar que habría querido, sin embargo nunca había salido del país y pues eso fue lo que me emocionó. 
Y ahí voy yo, con 17 años un 27 de Julio del 2007 a las 12:00 p.m. volé al país del carnaval. 
Inicio del Intercambio 
Mi llegada fue el 29 de Julio del 2007 en la madrugada al aeropuerto de Guarulhos, las familias brasileñas que me iban a recibir ya me estaban esperando, nos saludamos y ahí comenzó lo difícil, les juro que no entendía NADA! Mucha gente dice que el portugués es muy parecido al español y blablablá y bueno (quizás lo es) para mí en ese momento no lo era yo estaba así con mi cara de WHAT? Con señas y gestos fuimos a desayunar mis familias. 

Mi primer desayuno fue en la “Casa do pao do queijo” si mal no recuerdo y por supuesto comí pao de queijo (que no me gustó nada) y café, cuando me llevaron el café en una mini tacita dije WTF? es broma el tamaño de esto pero cuando lo probé entendí el tamaño ya que era demasiado fuerte, al término de esto fuimos a poner las maleta en la cajuela y listo nos fuimos rumbo a “Valinhos City” en el camino hicimos una parada al “Frango Assado” para comprar algunas cosas y después llegamos a casa y continuamos con el desayuno, esta parte me impresionó ya que cuando sacaron el pan de la bolsa ¡WOW! Era un pan gigante, les juro que nunca en mi vida lo había visto, era como un tipo baguette – cuerno gigante D-E-L-I-C-I-O-S-O, nunca me olvidare de él (risas). 
Después de esto, dormí un poco y después me llevaron a una carne asada (churrasco), para conocer al club de Rotary de la ciudad, fue una experiencia divertida ya que no entendía NADA! (risas). 
Familias 
Mi primera familia brasileña fue conformada por: Neusa y Francisco con los que viví los primeros 3 meses y medio, ellos eran un matrimonio, tranquilo y con mucho amor. 
Mi mamá Neusa fue y hasta hoy en día es una mujer enérgica con muchísima salud, de verdad que no le falla nada, anda para arriba y para debajo de verdad que ¡no para! Ella siempre me mimo mucho, cocinaba mis platillos favoritos y los fines de semana me dejaba dormir hasta la hora que quisiera (cosa que aquí en México mi madre biológica JAMÁS me dejaba dormir hasta tarde) realmente me consentía MUCHISIMO!! Les puedo asegurar que es de las persona que más consentido me tienen. 
Mi papá Francisco al contrario era una persona súper tranquila pero al mismo tiempo activo, ya era jubilado y dedicaba al 100% su vida a él, por lo que recuerdo asistía a clases de Teatro, Baile entre muchas actividades, realmente era una persona que le gustaban las actividades recreativas. 
Esta familia me dio muchísimo amor y cariño, realmente me sentía en casa. 



Mi segunda familia era conformada por: Silvia, Paula y Ramón con los que viví 6 meses y medio restante de mi intercambio ellos eran una familia súper divertida, la mayoría del tiempo la pasábamos riendo. 
Mi mamá Silvia es una mujer guerrera, trabajadora, que lucha por sus sueños y va en búsqueda de ellos hasta conseguirlos, ella era súper “open mind” siempre le podía platicar todo, siempre fue mi consejera y confidente en todo mi intercambio, siempre dormíamos super tarde platicando, chismeando y aconsejándonos. 
Mi hermana Paula, era la más pequeña de la casa, es un amor de persona, la quiero muchísimo, con ella siempre jugaba mucho a las cartas, veíamos películas y le ayudaba con su tarea de español siempre. 
Con mi hermano Ramón conviví 6 meses de mi año en este país, ya que él se encontraba de intercambio en Suiza, poco a poco nos fuimos adaptando ya que me puse un poco celoso cuando llego (risas) pero al paso del tiempo nos llevábamos muy bien. 
Esta familia de verdad que la quiero muchísimo, literal podría decir que mi familia predilecta, donde las risas, buen humor y confianza me hacían sentir en casa. 

Escuela 
Pues bien, cuando llegue entre al “cursinho” en el colegio ETAPA, una escuela súper nice, tipo un Tec de Monterrey. El “cursinho” era un curso de preparación a la universidad, honestamente no estuvo tan padre ya que todos los alumnos vivían estudiando :/ o sea no iban a hacer amistades. 
Ahí conocí a unas personas increíbles que fueron Fernanda, Manuel, Kim y Clemente unos chavos súper buena onda, fueron los primeros en recibirme literal (especialmente Manuel y Clemente – mexicanos, ya que tenían 8  y 2 años viviendo en Brasil) los primeros 3 meses realmente ellos me acogieron bastante. 
Por problemas con la adaptación y que en el “cursinho” no se hacían tan fácil amistades mi familia brasileña me ayudo y optó por cambiarme de escuela, al “Anglo” de Valinhos y ahí hice 2° y 3° de preparatoria, este cambio me ayudo para MUCHO, conocí muchísimo más gente de mi edad, más relajada y que se daba más tiempo para salir y conocer gente. 
Las personas más especiales en esta escuela fueron Vivian, Zanza, Maíra, Robson, Carlos, Bruna y Patty brasileños súper especiales, con una amistad súper fuerte y que hasta hoy en día la conservamos ¡LOS AMO! 

Adaptación 
La verdad esto me costó mucho trabajo, como lo había dicho entre a un “cursinho” mis primeros meses y sufrí mucho! Nadie quería salir, siempre era estudiar y en la primera casa en la que vivía no tenía hermanos, realmente este primer tiempo si extrañaba mucho mi casa. 
Después de 3 meses y medio en Rotary se realizó la primera reunión de intercambistas que estaban en el mismo distrito, fue lo mejor que me pudo pasar, éramos 80 estudiantes de todas partes del mundo ¡WOW! Ahora si había con quien platicar y salir, a esto le sumamos que fui cambiado de escuela entonces las cosas se mejoraron muchísimo. 
Mi mejor amigo intercambista fue Jonas un chavo alemán, éramos uña y mugre, inseparables íbamos para arriba y para abajo siempre juntos, viajamos, reímos, nos peleamos, lloramos, una amistad que hasta hoy en día sigue viva y él ha venido a México un par de veces a visitarme ¡lo extraño mucho! 
Dato: Tardé 3 meses en aprender el portugués ;)  
 
Cosas que hay en Brasil pero en México NO 
  • En Brasil existe el alcohol como combustible para carros ¡wow! 
  • La comidabuffet es pesada por kilo, dependiendo de la cantidad de comida que te sirves pagas, hay también hasta para las heladerías al comprar una nieve. 
  • Hay tiendas de “elote” todo lo que te puedas imaginar, pasteles, crema, gelatina, jugo, helados T-O-D-O, es increíble este lugar. 
  • No hay lavacoches en la calle, tienes que llevar tu carro a un auto lavado de ley. 
  • En los antros es súper común que los chavos anden con playera, o sea eso de ir al antro arreglado guapo y con camisa NUNCA, no existe. 
  • En las tiendas/restaurantes de paso (carretera) tienen un sistema súper moderno, en el cuál entras, te dan una ficha y te van marcando todo lo que vas consumiendo, y al final cuando vas de salida pasas a la caja y lo pagas, este mismo concepto lo utilizan en algunos antros pero al entrar al mismo te ponen una pulsera y te van marcando tu consumo, esto se me hace algo súper ¡WOW! 
  • Tienen la mejor pizza del mundo, hasta existen pizzas dulces. 
Mis mejores experiencias 
  • Entrar al camarote VIP del sambodromo de Sao Paulo, gracias a una familia brasileña (Flavia y Décio) estoy agradecido de por vida con ustedes, pude conocer al rey y a la reina del carnaval-
  • Conocer las cataratas de Iguazú ¡Increíble! 
  • Amanecer en un antro de Sao Paulo hasta las 6 a.m. (A mis 17 años fue increíble)  
  • Viajar, viajar y viajar…. 

¿Por qué tanto amor a Brasil? 
Pues bien, como ya saben es un país en el que viví por 11 meses, fue una parte que marco mi vida, por las cosas que viví, aprendí, porque fue un lugar que me recibió con mucho cariño y mucho amor, un país del que me enamore y aprendi a falar portugués un idioma que a mi parecer es el más sexy del mundo, el cuál no muchos lo saben hablar y simplemente por esto me siento afortunado. Es un país al cuál AMO y siempre llevaré en mi corazón por todo lo que me dio, por ese amor que brasileiro sabe qual que é….. 

Saudade vem e fica. Às vezes vai embora, mas tem casos em que ela é eterna. 
Saudade eterna meu Brasil 

Share:

3 comentários

  1. Adorei, Rô!!! Se um dia eu voltar pro Brasil, garantidamente terá hospedagem e passeios com a gente!!!! Adorei te conhecer e saber que é fã do Brasil como eu sou do México.

    ResponderExcluir
  2. Ponto super relevante, Ro... de fato temos a melhor pizza do mundo. Sds da minha São Paulo.

    ResponderExcluir